Sistemas de segurança em construções

Nas reformas e construções é imprescindível o cuidado com a segurança, principalmente por conta do risco para as pessoas que trabalham nos canteiros. Além disso, há também o cuidado que precisa ser tomado para garantir a seguridade das pessoas que passam próximo à obra como transeuntes.

Além disso, é necessário também nas casas e residências diversos tipos de sistemas de segurança, sejam eles elétricos como o sistema de aterramento elétrico, seja relacionado a um sistema de incêndio e de alarmes. Tudo de modo a prevenir incidentes.
As empresas de engenharia fazem todo o planejamento para que a obra seja a mais segura possível, como em obras que excedem quatro pavimentos, entre outros aspectos.

Construções de quatro pavimentos: tipos de proteção

Em construções de quatro pavimentos é necessário diversos tipos de equipamentos de segurança coletivos, um desses equipamentos são as chamadas plataformas de proteção. Essas plataformas funcionam contra:

  • Queda de pessoas;
  • Queda de ferramentas;
  • Acidentes com pedestres;
  • Queda de materiais de construção.

Todos os detalhes da construção da plataforma devem ser elaborados e especificados de acordo com um profissional habilitado, geralmente um técnico da segurança do trabalho.

Além disso, é necessário que tenha junto a construção o PCMAT, que é o Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção, que é obrigatório para obras com mais de vinte trabalhadores.

Sempre a plataforma será feita de acordo com os tipos de ações realizadas na obra. Por exemplo, dificilmente uma obra em altura vai comportar o trabalho de uma empilhadeira elétrica tracionária.

Além da plataforma, há itens como as bandejas de proteção que possuem o mesmo intuito da plataforma. Ou seja, servem para a proteção contra quedas. No entanto, para utilizar esse item, é preciso ter o reforço de uma corda de segurança.

Sistema de aterramento elétrico

De modo geral, as pessoas procuram por loja de materiais elétricos em americana, para comprar os elementos elétrico a fim de fazer uma instalação. Porém, quando instala sofre choques ou o sistema não funciona, e grande parte desse problema é a falta do sistema de aterramento elétrico.

Aterrar um sistema elétrico nada mais é que colocar todos os equipamentos e instalações elétrica no mesmo potencial, ou seja, de modo que as energias entre a terra e o equipamento sejam zero.

O sistema de aterramento permite que não haja descarga elétrica do equipamento, seja ela eletrostática ou por corrente de falta.

Há três objetivos claros para o aterramento de sistemas elétricos:

  1. Proteção da integridade física do homem;
  2. Funcionamento dos dispositivos de proteção;
  3. Descarregas diversas cargas eletrostáticas de objetos e equipamentos.

O aterramento elétrico de sistemas e equipamentos ajudam na proteção da integridade física do homem, quando ele manuseia diversos equipamentos elétricos. Todo o processo de aterramento é abordado em normas regulamentadoras como a NBR 5410 ou então a NR10.

Quando o equipamento não está aterrado, ele não consegue se desfazer de sua corrente de fuga. Dessa maneira, quando o indivíduo entra em contato com o equipamento sofre a descarga elétrica integral.

Já  quando há aterramento essa corrente é destinada aos condutores.

Para fazer o procedimento de aterramento aconselha-se a procura por um profissional capacitado, como um eletricista experiente.

Sistema de detecção e alarme de incêndio

Esse sistema é de grande importância pois garante a segurança e também a prevenção contra incêndios em diversos locais, principalmente em lugares com grande circulação de pessoas.

Além disso, podem ser instalados em diversos locais, como em escolas, prédios, galpões e indústrias.

Esses sistemas são compostos por diversos elementos, como o detector de fumaça que transmite sinais para que o incêndio seja alertado.

Há diversos tipos de sistemas de detecção de alarme e incêndio, como os convencionais, os digitais, os analógicos e também os endereçáveis.

Todos os equipamentos são elaborados de acordo com o local a ser instalado e também podem ser programados com o intuito de fornecer qualidade e eficiência.

Os sistemas de detectores de incêndio e os alarmes são compostos de detectores de fumaça e temperatura que são colocados estrategicamente no ambiente, de modo que ao detectar presença de fumaça ele possa liberar o sinal para uma central que aciona os alarmes ajudando no combate ao incêndio.

Dessa maneira, é possível perceber que os equipamentos de segurança são importantíssimos, tanto para casas prontas, como para construções, pois, sem eles a vida dos trabalhadores e daqueles que indiretamente participam do ambiente não sofram danos.