![](https://www.casadaqualidade.com.br/wp-content/uploads/2018/07/Perfis.jpg)
Você sabe o que são perfis estruturais?
Um bom perfil estrutural garante maior durabilidade para sua obra. Os perfis estruturais consistem naqueles perfis ou vigas de aço que possuem aplicações na indústria e na construção civil.
As vigas são extremamente pesadas e necessitam de um material muito resistente, justamente por isso, as vigas e perfis são tão utilizadas.
Mas essas não são as únicas aplicações possíveis, pois é possível encontrar vigas com formatos variados, para atender necessidades mais específicas.
Os perfis atualmente atendem a crescente demanda das construções em que o tempo é o fator decisivo para a realização e a execução do projeto.
A ampla variedade de bitolas, que por sua vez, são feitas em aço laminado de alta resistência, permite o uso dos perfis em vários segmentos.
Na construção civil são aplicados nas estruturas e fundações dos edifícios, contribuindo com diversas vantagens para a obra.
No segmento industrial podem ser implantados tanto na estrutura quanto nos equipamentos. Um bom perfil estrutural garante maior durabilidade para sua obra e são classificados em duas categorias principais:
- Produtos siderúrgicos;
- Produtos metalúrgicos.
Qual a diferença entre siderúrgica e metalúrgica?
Ambas são indústrias que produzem metal, tendo a diferença, no tipo de material produzido por elas.
De modo geral, a metalúrgica trabalha num campo mais amplo, produzindo vários tipos de metais, como é o caso do alumínio, cobre, titânio e ferro.
Já uma usina siderúrgica é uma espécie de metalúrgica especializada: ela trabalha exclusivamente na produção de ferro e aço, que nada mais é do que um ferro “purificado”.
Elas são chamadas de indústrias “de base” porque, em geral, seus produtos são apenas barras ou chapas metálicas.
Geralmente, esses materiais são usados depois como matéria-prima de outras indústrias, que fabricam a infinidade de produtos metálicos que usamos no dia a dia.
As siderúrgicas e metalúrgicas seguem o mesmo processo de fabricação, que de modo geral, a matéria-prima é sempre algum tipo de minério, uma rocha que mistura o metal desejado com oxigênio e outras impurezas.
Quais são os principais tipos de perfis?
- Perfil u;
- Perfil w;
- Perfil i.
O Perfil U é ideal para aplicações que exijam mais resistência, por exemplo, equipamentos de transporte, vigamentos, chassis de ônibus, implementos agrícolas e caminhões, escoramento, guias e estrutura de sustentação.
É geralmente usado em viadutos e pontes, apresentando duas áreas de suporte, de modo que a estrutura demonstra oscilações nesses pontos, o que impede o surgimento de qualquer rachadura e permite, assim, a movimentação da razão do peso aplicado, sem que isso ocasione qualquer desestabilidade na estrutura.
É fabricado para suportar variações climáticas, oxidações e outras condições adversas sem perder sua eficiência e funcionalidade.
Também é um material que pode ser soldado sem riscos de sofrer danos e pode sofrer cortes para adaptações nas instalações. O perfil u preço é variável de acordo com as necessidades locais.
Já o perfil w, é acessível e resiste à corrosão causada por fatores climáticos, tais como raios ultravioleta, chuva e sol, sendo que estes componentes de qualidade são destinados a diversas finalidades requeridas pelo segmento, tanto internas quanto externas.
Favorável também como estrutura metálica para estacas em fundações de pequeno, médio e grande porte.
Sendo ela um elemento imprescindível para a sua sustentação, pois aplicada em intervalos, entre pilares e lajes, transfere para as colunas os pesos em orientação vertical.
O perfil w preço também é acessível, cujo valor depende da quantidade de material usado.
A viga w é aparentemente semelhante ao perfil I, mas possui muitos aspectos diferentes.
Com a viga w é possível ter maior liberdade de dimensões das abas sem perder proporcionalidade, ao utilizar a viga w também é muito mais fácil realizar soldas e outros processos para combinar e unir elementos, já que a composição desse material é homogênea e as abas paralelas facilitam encaixes.
A grande variedade de bitolas facilita os cálculos e diminuem a incidência de erros dimensionais durante a montagem da estrutura.
O perfil i é utilizado, principalmente para projetos de estruturas metálicas, que por sua vez, é responsável por suportar pilares, vigas, marquises e mezaninos.
É ideal para aplicações que exigem um material leve e, ao mesmo tempo, resistente.
Entre as principais vantagens estão a alta resistência, durabilidade, leveza e facilidade de manuseio, já que é uma peça única.
Sua ótima qualidade garante segurança, dimensões homogêneas e acabamento perfeito.
A redução de peso das estruturas obtida com a aplicação do perfil I, resulta no aumento de produtividade e na redução dos custos necessários nos projetos.
Por ter uma área de sustentação maior em cima e na base, é muito usado nas construções por proporcionar uma área maior de estabilidade e é também usado para viadutos e pontes. O perfil i preço é acessível.