Você sabe o que é um compactador?
Compactadores de solo são ferramentas e máquinas que tem como objetivo compactar, comprimir e, dessa forma, tornar o solo mais denso. Os compactadores podem ser manuais, operados por uma só pessoa ou mais pessoas, dependendo do tipo.
Os compactadores servem para alinhar e deixar plano todo tipo de solo:
- Areia;
- Solo argiloso;
- Asfalto;
- Cascalho;
- Terra de aterros;
- Saibro;
- Etc.
Tipos de compactadores
Após saber as funções de um compactador de solo, devemos saber que, para cada tipo de uso e necessidade, o tamanho e tipo de compactador variam.
Os compactadores, assim como os outros equipamentos da construção civil, variam em tamanho e modelo para se adequar às necessidades e nível de acabamento necessário.
Os compactadores para maiores áreas, aqueles, geralmente, passados primeiro, são máquinas maiores, como os rolos compressores.
Essas máquinas, apesar de serem eficientes e cobrirem grande área, não conseguem um nível de acabamento perfeito, principalmente para consertos em asfalto.
Nesses casos, após a passagem do rolo compactador, há também o detalhamento com o compactador manual, para que os pequenos reparos, as bordas, e os detalhes, fiquem nivelados, evitando assim um desgaste prematuro.
Compactação e fundação
Na construção de uma edificação, é necessário que o solo esteja nivelado, pois não é possível (em termos de viabilidade), criar uma casa com o piso inclinado. Um terreno mal nivelado, além de impossibilitar a moradia, ainda oferece riscos à estrutura.
Por esse motivo, quando uma construção ocorrerá em um terreno desnivelado, o que precisa ser feito é o corte e o aterro. Corte e aterro é o nome dado à série de procedimentos para alinhar o terreno através da movimentação de terra.
O terreno é alinhado de acordo com o nível da rua, em primeiro lugar, e então o pavimento (ou pavimentos), é formado a partir do corte das áreas mais altas do alinhamento (tirar terra, escavar), e do aterro das partes mais baixas.
Dessa forma o pavimento é alinhado e formado. Todavia, quando há essa movimentação de terra, a densidade do solo diminui, pois a terra remexida tende a concentrar mais ar e ficar mais fofa.
A compactação, então, se faz necessária, para alocar os grânulos do solo e torná-lo mais resistente. Para isso máquinas como o rolo compressor, passam pelo terreno adensando o solo e gravando sulcos na terra, que facilitam a construção do contra piso.
Ainda que o terreno não passe pelo corte e aterro, é necessária a compactação para a proteção da estrutura contra deslizamentos e para prevenir que a terra ceda posteriormente, criando vãos entre a estrutura e o solo.
Mesmo que sejam as sapatas das fundações, ancoradas em rocha, que sustentem a edificação, pode ser perigoso ter vãos entre a casa e o solo.
Para compactação de solo, nem sempre é necessário ou viável efetuar a compra de um compactador. Muitas vezes a Locação de Compactador é uma melhor alternativa.
Isso porque, com a locação, a empresa responsável pela compactação não terá que investir na compra de um material a mais e poderá também economizar na manutenção, que ficará então por conta da empresa locadora.
Outra vantagem é que, como os compactadores funcionam melhor para diferentes tipos de obras, não será preciso adquirir todos os tipos de equipamento, mas sim, locar conforme a necessidade.
O Aluguel Compactador pode ser feito para todos os tipos, grandes e pequenos, elétricos ou a gasolina, sendo que para locais com dificuldade de acesso à rede elétrica, os compactadores à gasolina se mostram, muitas vezes, mais eficientes, uma vez que dispensam o uso de um gerador movido a combustível.
No caso do uso de geradores movidos a combustível, os compactadores movidos a combustível se mostram mais úteis, pois sua utilização não dependerá da transformação da energia química do combustível em energia elétrica no gerador (processo que demanda perda de energia).
A energia química liberada da queima do combustível será diretamente aproveitada pelo equipamento, diminuindo perdas e maximizando a produção.
Outra maneira de garantir um melhor aproveitamento é a contratação de serviços de uma empresa de aferição de instrumentos, que garantirá uma boa instrumentação para a obra.
A boa escolha do compactador depende da situação, e precisa-se levar em conta fatores como: local da obra, acesso à rede elétrica, acesso ao combustível, área de compactação, nível de compactação, mão de obra disponível, etc.