Você sabe o que é mourão?
Usado para sustentar as telas, placas de madeira, arames e outros materiais, o mourão (ou como chamado em algumas regiões do Brasil, palanque, lasca ou piquete) é uma estaca (ou mais precisamente, várias delas) que prende-se ao solo verticalmente.
Nele é fixado horizontalmente o material que pretendemos utilizar para construir uma cerca (como telas de alambrado ou arame).
Tipos e usabilidades do mourão
Os mourões tem formas, medidas e finalidades específicas, segundo o uso que necessitamos deles, assim devemos manter em mente como que objetivos buscamos empregá-los.
O mourão pode ser fabricado com matéria prima de concreto, madeira, pedra, aço, ou ainda madeira plástica, utilizado para cercar áreas residenciais, comerciais, rurais, em pequena ou larga escala.
Uma das principais classes de mourão, o mourão de concreto, é uma alternativa aos mourões de madeira em relação ao custo e disponibilidade (uma vez que a oferta de madeira em comparação à sua demanda é cada vez menor).
Compatíveis com as legislações ambientais, eles funcionam bem em diferentes tipos de terrenos, são resistentes ao clima, incêndios e à deterioração por fungos, além da aplicação ser mais fácil por não exigir peças específicas para sua instalação e podem ser reutilizados em outros locais no futuro.
Quando usado o mourão de concreto para cerca, as medidas e indicações de instalação de um mourão podem variar um pouco de um fabricante para outro (em média orienta-se cavar pelo menos 40cm para colocá-los).
A aplicação mais usual do mourão de concreto na confecção de cercas faz uso de telas de alambrado, pois permitem uma boa visualização do espaço delimitado.
Especialmente usado em áreas rurais, que podem também contar com a colocação de arame farpado nos casos em que se procura mais segurança, utilizando para isso o mourão de concreto curvo.
Ainda pensando no uso de mourões de concreto podemos encontrar suas subcategorias como: mourão curvo, reto, econômico reto, esticador curvo, resto e escoras.
Valores e vantagens do mourão
Comercializados, em geral, por empresas especializadas em produtos para construção civil, fabricantes de artefatos de concreto ou ainda fornecedores de madeira o custo do investimento muda de acordo com suas necessidades.
O mourão de concreto pode ser feito com diferentes especificações dependendo do fornecedor de quem se compra, o preço do mourão de concreto, se comparado ao valor do mourão de eucalipto ou aço, pode ser significativamente menor, mas deve-se levar em conta que cada um é mais indicado para determinadas áreas.
Enquanto o mourão de concreto tem a vantagem de durabilidade e facilidade de instalação, o mourão de madeira é preferível para cercas que terão mais proximidade com animais, como cavalos e ovelhas.
Embora sustentável, já que provém de áreas de reflorestamento, o preço do mourão de eucalipto é mais elevado, pois, sendo por tanto tempo um dos mais populares, sua retirada da natureza foi muito alta e encontrá-lo já não é mais tão fácil.
Uma alternativa moderna nesses casos é o mourão de madeira plástica, proveniente da reciclagem de resíduos plásticos tem tempo de vida útil bastante longo (uma média de cinquenta anos).
São extremamente ecológicos, se considerarmos que não requerem retirada de matéria prima para sua produção, 100% recicláveis e sua manutenção é mais prática visto que requer apenas limpeza (enquanto a madeira tradicional precisa de tratamento periódico contra fungos, cupins, etc).
O preço do mourão de madeira para cerca não é tão diferente entre o mourão de madeira tradicional e o de madeira plástica (esse último podendo algumas vezes ser inclusive mais caro), todavia, inserindo o custo benefício relativo a gastos com manutenção, faz com que essa alternativa valha a pena.
Assim, o trabalho de construir cercas tem alternativas para todos os lugares e momentos, de baixo ou alto custo, aplicação mais simples do que se poderia imaginar num primeiro momento e opções no mercado a perder de vista.
As soluções modernas para o levantamento de uma cerca tornaram a atividade muito mais prática e eficiente em certos casos, nos permitindo uma ampla gama de opções que selecionadas adequadamente podem tornar o resultado final muito mais satisfatório.
Desta forma, percebemos a relevância de verificar apuradamente as condições do ambiente em que iremos construir a cerca e quais mourões irão corresponder ao uso que buscamos fazer deste trabalho aparentemente simples, mas fundamental na organização de nosso espaço.