Você já ouviu falar de EPI?
Diante das inúmeras atividades profissionais que infringem riscos, de algum modo suscetíveis à saúde e segurança dos trabalhadores, estas devem ser cumpridas com o uso de equipamentos de EPIs (equipamento de proteção individual).
De modo geral, consiste em todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção dos perigos dados de ameaça à integridade dos profissionais.
Acessórios indispensáveis em fábricas e processos industriais em geral a prioridade, portanto, deve ser a eliminação e o controle parcial ou total de danos.
Para que uma empresa possa conhecer todos os equipamentos de proteção individual que devem ser fornecidos aos seus funcionários, é necessário elaborar um estudo dos riscos ocupacionais, além de conhecer empresas de epi, especializadas em fornecer todo o material necessário.
Este tipo de trabalho ajuda auxilia na identificação de uma planta industrial, por exemplo, e ajuda a empresa a reduzi-los ou neutralizá-los.
É obrigação dos supervisores e da empresa garantir que os profissionais façam o uso adequado dos epi equipamentos de proteção individual.
Estes, devem ser utilizados durante todo o expediente de trabalho, seguindo todas as determinações da organização.
Utilização do EPI
Os EPi’s deve ser usados nas seguintes situações:
- Em situações emergenciais;
- Como medida temporária (em curto prazo), antes de os controles de proteção serem implementados;
- Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas;
- Durante atividades como manutenção, limpeza e reparo, nas quais os controles de proteção não são praticadas ou efetivos;
- Sempre que houver a identificação de um local de trabalho que ofereça qualquer tipo de complicações à integridade física.
O equipamento de proteção individual deve ser mantido em boas condições e precisa de uma autorização para garantir que eles se encontram nas determinações do Ministério do Trabalho.
Tipos de EPI
Considerando o tipo de proteção oferecida, são vários tipos de EPI disponíveis no mercado:
- Luvas e mangotes para proteção de mãos e Braços
- Protetores auriculares ou abafadores de ruídos para proteção auditiva
- Máscara e filtro para proteção respiratória
- Óculos e viseira para proteção visual e fácil
- Cintos e cinturões contra quedas
- Sapatos, botas e botinas para proteção de pernas e pés
- Capacete de segurança epi para proteção de cabeças
De acordo com a NR6 (Norma Regulamentadora n°6), toda empresa é obrigada a fornecer ao empregado, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento.
No caso dos capacetes de proteção individual, esses são extremamente importantes, necessários e previnem os trabalhadores dos riscos de ferimentos na região da cabeça, ferimentos esses que, na maioria das vezes, podem ser fatais.
Assim sendo, o mercado de epi dispõe de uma vasta gama de modelos para capacete.
O mais comum é o Capacete de segurança com jugular, que se trata de uma fita que ao se passar por baixo do queixo evita a queda do capacete.
Ainda tem o capacete de proteção tipo aba frontal com viseira, esse modelo de capacete, com proteção tipo aba frontal e com viseira, é muito utilizado na proteção da face e da cabeça, na realização de trabalhos onde existem riscos de explosões com perigo de projeção de partículas e de queimaduras.
O capacete de proteção tipo aba total, confeccionado com aba em todo o seu perímetro oferecendo assim maior área de proteção contra a radiação solar, a descarga de líquido.
Dentre os tipos de capacetes existentes, pode haver ainda algumas variações, de acordo com a função a ser executada pelo trabalhador.
Essas variações compreendem o incremento de dispositivos como suporte para lanternas, no caso de mineradores e outras funções ainda mais específicas.
Todavia, o formato, função e qualidade desses produtos devem ser sempre certificadas, assim como o seu correto funcionamento, armazenamento e prazo de validade.
Outro fator a ser considerado, é o descarte apropriado de cada Equipamento de Proteção Individual por parte da empresa, por também se aplicar as leis ambientais.
Como por exemplo, uma máscara com filtro que foi usada para absorver algum material particulado química.