Veja como organizar uma residência

Os espaços de uma residência são determinados para diferentes finalidades, quando seguem um padrão arquitetônico comum. Encontramos uma sala de estar, quartos, banheiro, cozinha e área de serviços, que são estruturados de forma a possibilitar a otimização das tarefas realizadas em cada ambiente.

São ambientes destinados para o convívio social de uma família, como as salas. Já os quartos são espaços para descansar e dormir. O banheiro é um ambiente para as higienes pessoais e a cozinha deve ser planejada para o preparo dos alimentos. Por fim, a área de serviços destinado a máquina de lavar e tanque.

Essa organização é um padrão da arquitetura empregado em muitos empreendimentos imobiliários, tanto para casas, quanto para sobrados e apartamentos. Algumas variações são encontradas em estruturas modernas e funcionais, mas ainda assim dependem de organização.

Espaço gourmet em residência

Conhecer um espaço residencial facilita o dia a dia das pessoas. Os locais devidamente construídos para o preparo de um cardápio facilita a vida de cozinheiros e cozinheiras.

Por isso, muitas pessoas investem parte do orçamento doméstico para a instalação de móveis planejados para cozinha, pois torna mais fácil encontrar:

  • Talheres;
  • Pratos;
  • Copos;
  • Panelas;
  • Mantimentos.

A disposição dos móveis devem respeitar a mobilidade e a segurança necessários nesse tipo de ambiente, como a cozinha. A instalação de uma pia para a limpeza da louça, o fogão e a geladeira deve harmonizar com a presença de uma mesa ou mesmo um balcão para refeições rápidas.

Os projetos desenvolvidos por profissionais determinam de forma clara e precisa o melhor aproveitamento do espaço disponível, com um armario de cozinha planejado exclusivo para as panelas, por exemplo, enquanto outros se transformam em gavetas e espaços para o armazenamento de mantimentos.

Essa organização permite uma movimentação eficiente dentro da cozinha, que sempre conta com panelas e alimentos quentes e que podem causar um acidente doméstico se todas as precauções não forem tomadas.

Iluminação ajuda na composição ambiente

A iluminação de todos os cômodos é uma parte importante para o projeto de uma residência. Dentro da cozinha, por exemplo, as luzes são primordiais para o preparo dos alimentos, para identificação dos temperos e dos ingredientes utilizados em receitas específicas.

Uma luminaria pendente vidro sobre a mesa de jantar proporciona um conforto visual para os moradores, ao mesmo tempo que permite a iluminação adequada sobre um espaço reservado para as refeições.

O quarto pode receber lâmpadas com luminosidade reduzida, para manter o aspecto de descanso.

As cabeceiras das camas podem receber um abajur como suporte para a iluminação geral, servindo como objeto de decoração e permitindo a leitura de um livro sem incomodar outras pessoas, como em um quarto de casal.

A sala de estar, por exemplo, recebe luminária de vidro fixa nas paredes, em composição com as lâmpadas empregadas nos tetos, reforçando a claridade do ambiente nos momentos necessários, como a recepção de visitas.

Área externa deve ser aproveitada ao máximo

A iluminação na parte externa de uma residência tem como objetivo a segurança dos moradores, permitindo a observação de jardins e quintais nos períodos noturnos de maneira adequada, com foco em pontos específicos.

Para garantir um espaço que pode ser aproveitado tanto durante o dia quanto à noite, a contratação de uma empresa de jardinagem e paisagismo pode ajudar na organização da área externa. Isso facilita a escolha de flores, plantas e árvores mais apropriadas para o ambiente disponível.

A instalação de bancos e mesas de apoio também são formas de criar um espaço que pode servir como área de recepção de visitas, assim como o emprego de pergolados nos quintais que permitem esse tipo de estrutura.

Assim, uma empresa de paisagismo e jardinagem desenvolve projetos específicos para melhor o aproveitamento de espaço, com o emprego de elementos usuais e bucólicos, como floreiras para pássaros e outros animais domésticos, como cães e gatos.

Aproveitar um ambiente familiar é satisfatório e reconfortante. Assim, a personalização dos ambientes torna tudo mais exclusivo e único, com as características pessoais e culturais de pessoas, reunindo histórias por meio de fotografias e lembranças com objetos de decoração.

É importante que os moradores empreguem seus gostos e vontades dentro dos ambientes em que vivem, pois transformam uma simples residência ou apartamento em um verdadeiro lar.

A identificação com o local em que se vive é o que torna tudo mais especial, seja ao se deitar no colchão para descansar, seja para a leitura de um livro na varanda ou em uma cadeira no quintal.