Veja como é utilizada a cinta em obras

A cinta de amarração de carga é essencial para a segurança de quem realiza trabalhos em altura, de diversos segmentos.

É fabricada para auxiliar a movimentação de cargas, garantindo o içamento de materiais delicados, além de segurança e praticidade para quem o operador que utiliza o material.

Características da cinta

A cinta de amarração possui características de fibras têxteis e assertivas aos produtos ácidos, além de ser resistente à incêndios, evitando assim graves acidentes.

Ela é, muitas vezes, confundida com a cinta para elevação de carga, porém, a cinta de amarração tem funções bem diferentes.

A cinta de carga serve para elevar altas quantidades de peso, hoje em dia estão substituindo cabos de aços em várias áreas da construção.

Já as cintas de amarração servem para amarrar a alvenaria ou produtos semelhantes, utilizada principalmente para distribuir cargas, garantindo mais segurança e eficácia no transporte dos materiais.

A cinta para elevação de carga, como citado acima, foi criada para a substituição de cabos de aço na elevação de cargas, pois é produzida a partir de poliéster, tornando-se muito importante e vantajosa, são bastante flexíveis e leves para obterem alta resistência e estabilidade para o transporte de materiais diversos.

Podem ser utilizadas, também, para retirar materiais que caíram em ambientes aquáticos e trazê-los de volta à margem, como acidentes náuticos, quedas aéreas, containers etc.

A cinta para elevação de cargas, assim como outras cintas usadas para transporte de materiais, é produzida de acordo com as normas internacionais e, através de diversos testes para comprovação da qualidade do produto, garante o conforto e segurança do usuário.

As grandes vantagens da cinta carga poliéster, em detrimento dos antigos cabos de aço, é sua capacidade de se ajustar ao formato da carga, garantindo assim um melhor apoio.

Pelo fato de ser produzida a partir de poliéster, material não inflamável, aguenta altas temperaturas sem sofrer danos ou apresentar riscos de acidente.

Por também ser impermeável, pode ser utilizada em diversos locais, permitindo a retirada de materiais pesados da água, por exemplo, peças de um navio acidentado na costa.

Os preços variam conforme o fabricante e qualidade do produto a cinta de amarração de carga e o conjunto necessário para uma pessoa.

A cinta para elevação de carga, por sua vez, possui diferentes valores e parâmetros, bastante influenciado por sua capacidade de erguer peso.

A cinta para carga suporta de 1 a 10 toneladas, e o preço acompanha sua capacidade, resistência e comprimento.

As cargas mais utilizadas variam de 3 a 7 toneladas, mas logicamente isso depende bastante de onde será empregada e qual o material transportado.

Atualmente, no mercado, em geral, conhecida como cinta coringa, está à cinta de elevação 5 toneladas.

Algumas dicas de utilização das cintas

Por mais didático que pareça ser, existe uma regrinha simples para entender a funcionalidade de cada cinta.

A cinta de elevação serve somente para elevar materiais com pesos e formatos variados.

A cinta de amarração, por sua vez, se aplica na amarração e distribuição de materiais para transporte. O uso inadequado das cintas acarreta diretamente em sua durabilidade e na segurança do usuário durante o trabalho.

Como escolher a cinta de elevação adequada?

A cinta deve ser escolhida pelo peso da carga que você deseja elevar e pela forma de uso.

Normalmente as cintas estabelecem uma ordem de cores ligadas diretamente ao peso que suportam e sua largura, além de outras especificações.

Por isso, quando for escolher sua cinta, procure um fabricante de confiança e veja seu catálogo com explicações detalhadas sobre o produto.

Através disso será mais fácil entender qual é a cinta adequada para o trabalho proposto, evitando gastos desnecessários, e o mais importante, prevenindo acidentes.

Como aumentar a durabilidade da cinta de elevação de carga?

Utilize-a corretamente, respeitando o limite de peso indicado, armazenando em lugares frescos e fora do sol, sempre dobradas e organizadas.

A limpeza é simples, usando, simplesmente, sabão neutro e água sua cinta vai parecer nova, mas tome cuidado para não agredir a cinta e causar danos.

Quando descartar a cinta?

Em caso de qualquer corte e dano na cinta ou de algum acessório nela anexado, descarte-a imediatamente.