Vantagens da locação de máquinas para construção
A área de construção civil abarca o desenvolvimento de trabalhos relacionados a obras, como, por exemplo, projetos de edifícios, imóveis, estradas, rodovias, pontes, entre outras estruturas.
É um setor essencial para a sociedade, sendo parte significativa do PIB nacional, pois além de gerar empregos diretos e renda, a construção civil também ajuda em atividades correlacionadas, incluindo a prestação de serviços de locação de maquinas e equipamentos.
Hoje em dia, muitas empreiteiras, empresas de engenharia e, até mesmo, consumidores que desejam executar pequenas reformas, preferem alugar o maquinário ao invés de comprá-lo.
O principal motivo é a economia, já que a locação aparece como uma alternativa mais acessível financeiramente do que a aquisição da máquina – em especial, se for um equipamento de grande porte.
Sendo assim, o setor de locação de máquinas e equipamentos se expandiu, oferecendo inúmeras possibilidades aos clientes.
Ou seja, além de fornecer o maquinário básico, que é imprescindível para qualquer canteiro de obras, também é possível encontrar modelos de máquinas especiais, para trabalhos extremamente específicos.
Principais equipamentos alugados para a construção civil
A locação de andaimes é um dos serviços mais procurados na construção civil. Essas estruturas são montadas em quase todas as obras de grande porte, especialmente, para facilitar a movimentação de trabalhadores ao longo da construção, de forma segura e rápida.
Os andaimes têm caráter provisório e são capazes de sustentar os trabalhadores em serviços de grande altura. Por esse motivo, as estruturas são altamente resistentes e duráveis, em geral, fabricadas em materiais metálicos.
Além dos andaimes, outro equipamento muito procurado para locação em trabalhos de construção civil de grande porte é a máquina retroescavadeira.
O equipamento executa atividades de terraplanagem em construções urbanas e rurais, além de atuar no carregamento de materiais, como cimento, madeira, entulho, entre outros. A retroescavadeira se assemelha muito a um trator, porém, conta com uma pá carregadeira e uma concha, montadas no veículo.
Entre outros equipamentos normalmente alugados para trabalhos na construção civil, destacam-se:
- Mini escavadeiras;
- Caçambas;
- Betoneiras;
- Esmeriladeiras;
- Furadeiras.
O aluguel de máquinas e equipamentos vale para a indústria?
Além dos trabalhos na construção civil, a locação de máquinas e equipamentos também pode ser válida para as atividades industriais.
Como, por exemplo, tem-se o aluguel de guindaste, um caminhão especialmente projetado para a movimentação de estruturas e maquinários pesados.
O veículo conta com um sistema hidráulico para içamento e remoção de máquinas industriais, em um trabalho parecido com o guindaste; no entanto, os muncks são capazes de realizar o transporte a longas distâncias.
Os caminhões munck podem ser usados tanto para trabalhos na construção civil quanto na indústria, pois ambos exigem a movimentação de equipamentos de grande porte, em que seria impossível o transporte somente pela força humana. Sendo assim, o serviço de locação de muncks é muito popular nesses setores.
A locação de paleteira também é muito procurada pela indústria e pela construção civil, já que o equipamento também é usado para o transporte de materiais e cargas, em forma de paletes. O veículo é usado também em armazéns e centros de estocagem, pois ele consegue otimizar e organizar melhor o ambiente.
Em geral, as paleteiras contam com dois garfos para o suporte de peso, além de rodagens duplas ou simples, que diminuem o impacto, colaborando para o melhor funcionamento logístico.
Além das paleteiras, o setor industrial e os serviços de movimentação de carga também costumam utilizar outras máquinas, como as empilhadeiras (elétrica, manual, hidráulica, entre outras) e o carrinhos hidráulicos.
Cada um desses itens é capaz de aguentar uma determinada carga, por isso, é necessário verificar quais são os pesos de cada carga movimentada.
Outro equipamento muito procurado é a esteira transportadora para reciclagem, que é uma máquina desenvolvida para separar os materiais passíveis de reciclagem, em trabalhos industriais.
Ela é usada na triagem de resíduos sólidos e, desse modo, pode ser aplicada em cooperativas, sucateiros, órgãos públicos e empresas de diversos setores. A esteira agiliza o sistema de escolha dos materiais, facilitando o trabalho de separação.
Normalmente, as esteiras são fabricadas em materiais resistentes e duráveis, como aços SAE e outras variações. Isso garante que a máquina seja capaz de suportar grandes pesos, além de variações de temperatura, intempéries, choques mecânicos e processos de corrosão.