Tudo sobre removedores de tinta e revestimentos

Os removedores de tinta são produtos capazes de, como o próprio nome sugere, remover tinta para parede e outros locais, e são amplamente utilizados em construções civis e reformas.

Além disso, os removedores de tinta também conseguem remover resíduos de outros produtos como verniz, esmaltes e fundos para metais, por exemplo.

Há dois tipos de removedores de tinta no mercado, sendo que um é conhecido como o removedor tradicional e o outro é o removedor em gel.

Como é a utilização dos removedores de tinta?

Os removedores de tinta permitem realizar a remoção de tinta antiga, sem a necessidade de processos como queimar, lixar e raspar a construção para cumprir esse papel.

Após a aplicação, que deve ser feita com o uso de uma espátula, o produto deve ser deixado, por alguns minutos, antes de ser retirado, para poder agir. A mesma espátula deve ser utilizada para remover toda a tinta após a ação do produto.

Depois disso, é recomendado aplicar um outro produto, conhecido como solvente, em um pano limpo para a remoção de todos os resíduos que possam restar. É a partir daí que a superfície estará pronta para receber novas pinturas e texturas.

É válido ressaltar que o contato direto com a pele pode causar queimaduras, por isso, o uso de luvas durante a utilização desse produto é, altamente, recomendado.

O removedor de tinta pode ser encontrado em qualquer loja de material de construção e lojas de tinta para parede, de modo geral.

O removedor de tinta preço costuma estar em torno de trinta reais o litro e, consequentemente, latas de cinco litros do produto são comumente comercializadas pelo valor de cento e cinquenta reais.

Os diferentes tipos de pintura

A partir do momento em que a obra fica pronta para receber um acabamento novo, o próximo passo é definir qual o tipo de acabamento que será aplicado, já que existem diversas possibilidades disponíveis no mercado.

Uma opção que merece destaque é a pintura epóxi autonivelante.

Esse tipo de pintura é perfeito para ambientes que necessitam de muita antissepsia e resistência à abrasão, oferecendo um grande número de vantagens, como por exemplo:

  • Fácil aplicação, além de rápida;
  • A limpeza e manutenção também são facilitadas, sendo que passar um pano limpo com um rodo já é suficiente para tirar algumas sujidades;
  • Bastante resistente a químicos e abrasivos, evitando muitos danos e transtornos;
  • Aspecto semelhante ao vidro, oferecendo um ótimo aspecto visual;
  • Superfícies mais rígidas;
  • Grande nível de higienização;
  • Entre outras.

Tal pintura é conhecida como revestimento, ou seja, um acabamento com a finalidade de assegurar proteção e boa estética ao ambiente.

A aplicação dos revestimentos

Existe uma grande diversidade de revestimentos, sendo que cada um apresenta suas características próprias e é mais adequado para um determinado tipo de ambiente.

Entre os revestimentos existentes, há o tipo de madeira, os papéis de parede, as massas texturizadas e o acabamento feito de porcelanato, os de mármore e uma gama, quase infinita, de possibilidades para decorar um ambiente, sendo que a pintura autonivelante é apenas uma de tais possibilidades.

O revestimento anticorrosivo tem como finalidade principal garantir resistência à corrosão e ao desgaste químico, de maneira geral.

É um tipo de acabamento, extremamente, importante para diversos tipos de utilização, que podem demandar essa função, como é o caso da utilização para fins industriais, por exemplo.

Ao usar tais revestimentos, há um ganho de muita eficiência e produtividade para uma empresa.

A durabilidade é um ótimo aspecto, pois como oferece máxima proteção, acaba prolongando a vida útil de, por exemplo, máquinas utilizadas em um ambiente industrial.

Os revestimentos anticorrosivos oferecem muita proteção, inclusive, a adversidades decorrentes de fatores climáticos.

Independentemente do processo de acabamento escolhido, é necessário sempre contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço, que possa oferecer melhores orientações, para não haver nenhum tipo de erro, prevenir todo tipo de risco – ao qual qualquer processo do tipo está sujeito, realizar um orçamento que caiba nas possibilidades financeiras de cada um, tirar todas as dúvidas que podem surgir, etc.

Além do que, quando se garante a confiabilidade e o reconhecimento da empresa, antes de iniciar uma negociação, é certo que esta ficará ao lado do cliente durante todo o processo para que ele tenha o melhor serviço prestado, e este, por sua vez, terá toda a segurança, qualidade e conforto na prestação de tal serviço.