Tudo o que você precisa saber sobre porta corta fogo

A segurança contra incêndios é hoje muito mais desenvolvida do que era a quarenta ou cinquenta anos atrás.

Muito disso se deve a invenção, popularização e regulamentação para tornar obrigatória em certos locais a porta corta fogo, uma porta especial, fabricada a partir de materiais especiais e que é capaz de resistir ao fogo por um certo período de tempo, dependendo das determinações específicas de cada equipamento.

No Brasil, a regulamentação das portas corta fogo ocorreu na década de 1970, após uma série de dois incêndios de grandes proporções ocorridos em São Paulo.

O incêndio do edifício Andraus, em 1972 e do edifício Joelma, em 1974, resultaram na morte combinada de duzentas e sete pessoas, bem como deixaram mais de seiscentos feridos.

A preocupação com a segurança contra incêndios, então, tornou-se maior e mais prioritária e o Estado brasileiro trabalhou para criar, exigir e fiscalizar uma série de normas a respeito da segurança contra chamas.

Uma das mais importantes foi a exigência de Porta corta fogo em edificações com mais de quatro andares, posteriormente aos dois incêndios em São Paulo.

Saiba a importância de fazer manutenção e as exigências para o seu funcionamento!

A porta corta fogo é uma exigência legal em qualquer edifício com mais de quatro andares.

A preocupação brasileira com a segurança de edifícios contra incêndios tomou grandes proporções na década de 1970, após a morte de mais de seiscentas pessoas em dois incêndios ocorridos em um espaço de dois anos, ambos na região central de São Paulo.

Durante a década de 1970, o Estado brasileiro conseguiu aprovar uma legislação normatizando a obrigatoriedade de uma série de equipamentos de segurança contra incêndios, e entre eles destaca-se a exigência da porta corta fogo preço.

Existem outras exigências legais de equipamentos de segurança contra incêndio; aqui listamos algumas delas:

  • Extintor de incêndio;
  • Porta corta fogo;
  • Mangueira de incêndio;
  • Detector de fumaça;
  • Alarme de incêndio;
  • Bomba hidráulica.

Dentre as mais variadas exigências referentes a segurança contra chamas, essas portas destacam-se, sendo muito importantes na evacuação segura dos habitantes de um edifício no caso de um incêndio.

Pode-se encontrar porta corta fogo dimensões diferentes e assim adaptáveis a qualquer edifício ou situação, não havendo desculpas para a não utilização desse importante recurso de segurança.

Nesse mesmo sentido, levando em conta a complexidade destas portas, é razoável dizer que pode-se encontrar Porta corta fogo preço acessível, em empresas e fornecedores credenciados para tal.

É muito importante destacar que essas portas precisam ser adquiridas em locais credenciados, especializados na fabricação desses equipamentos e que esses precisam ser aprovados por alguns órgãos de segurança responsáveis.

Existem diversas espécies de portas corta fogo, cada uma com sua especificidade e mais adequada para uma ou outra edificação.

Elas podem ser simples, com uma folha, duplas, com duas folhas, ou mesmo de correr e podem ter maçaneta normal ou anti pânico.

Muito importante é lembrar que é essencial realizar a porta corta fogo manutenção com regularidade.

Normalmente, é preciso realizar essa manutenção a cada trinta dias, para garantir o perfeito funcionamento e eficácia dessas portas em casos extremos de incêndio.

É comum que elas possuam uma especificidade de tempo de resistência às chamas. Por exemplo, a porta corta fogo p90 garante resistência ao fogo por até noventa minutos, possibilitando assim uma fuga de mais de uma hora durante um incêndio.

Conheça os diferentes tipos de porta corta fogo

Existem vários tipos diferentes de porta corta fogo. Cada uma pode ser mais adequada a um ou outro local e cada espécie diferente possui um tempo máximo de resistência ao fogo, e isso precisa ser especificado pelo fabricante.

A Porta corta fogo p90 é uma das melhores opções nesse sentido, uma vez que ao garantir uma resistência às chamas por pelo menos noventa minutos, possibilita uma fuga, em caso de incêndio, razoavelmente segura por mais de uma hora.

Há outros tipos de portas de fogo com outros tempos de resistência. As mais comuns são as portas p30, p60, p90 e p120.

O preço porta corta fogo p60 torna essa espécie de porta corta fogo uma escolha popular e interessante. Esse equipamento é capaz de garantir uma hora de proteção contra as chamas, possibilitando uma fuga segura por um tempo considerável.