Tudo o que precisa saber sobre NR 10
A NR 10 pode ser desconhecida por muitas pessoas, mas é uma importante norma e legislação que regula a segurança no ambiente de trabalho que engloba diversas áreas.
As instalações e os serviços de eletricidades com laudo de instalações elétricas nr10 são o foco principal desta norma que visa estabelecer segurança no local para os funcionários e para quem circula diariamente.
Em locais como laboratórios, plataformas de óleo e gás, hospitais, construção civil, indústrias e até mesmo lojas de shopping centers estão entre os alvos desta norma.
A fim de manter a segurança, a saúde e uma amparação do local de trabalho, os colaboradores devem saber sobre as normas que regem o ambiente onde estão diariamente exercendo suas funções e atividades.
Assim como é fundamental o uso de equipamentos de segurança no trabalho, os famosos EPIs, o cumprimento dessa norma deve ser levado muito a sério pois sem ela o ambiente está sujeito a tomar multas graves e claro, o principal, expondo inúmeras vidas a riscos desnecessários que poderiam ser evitados de forma geral.
Esse Laudo NR10 funciona de forma parecida com o laudo avcb, do corpo de bombeiros, que certifica que determinado local está apto para exercer suas funções com as medidas de segurança protetivas necessária já instaladas.
Pelo regulamento da NR10 ser mais voltado para a energia elétrica e sua força envolvente, é ainda mais rígido.
Os acidentes de trabalho causados por energia elétrica que estão fora de controle vêm crescendo cada vez mais, o que gera um risco enorme para todos no ambiente e suas aplicações devem ser feitas de forma seguindo a regulamentação imposta pela lei.
Para que o local esteja completamente apto a exercer suas funções, serviços e atividades, recomenda-se seguir as seguintes etapas do processo:
- Geração da energia elétrica
- Transmissão
- Distribuição
- Consumo final de energia
Dessa forma é possível obter melhor controle a respeito da instalação de uma nr10 completa, que garante o que está acontecendo e também permite monitorar os circuitos da própria energia elétrica.
Também é importante destacar que dessa forma fica muito mais fácil reconhecer quando é preciso uma manutenção ou supervisão trabalhado instalado e percorrido pela energia do local.
Passo a passo
A instalação e aptidão dos locais para exercerem suas atividades plenamente então, se dá através do processo completo de NR 10.
Em alguns locais é necessário uma geral das normas e leis para os funcionários, explicando a eles como devem ser aplicadas as normas diariamente.
Esse Treinamento NR 10 faz parte para obter o certificado e o laudo geral que o ambiente é seguro para trabalho geral. As etapas do processo se dão através dos moldes e modelos a serem seguidos pela lei.
O treinamento em questão deve durar 40 horas para os funcionários e colaboradores que deverão obter conhecimento de todas as normas.
Para além do colaborador, deve estar exposto no estabelecimento uma placa ou um regulamento que assegura ao consumidor que o local cumpre com todas as suas obrigações de segurança da área.
Já as funções devem ser básicas, mas completas. Podem conter as técnicas que analisam os riscos da energia, a proteção efetiva de incêndios e explosões, bem como o controle total de riscos elétricos e um curso básico de primeiros socorros para emergências.
É importante que a empresa esteja ciente das noçoes de valoração do dano ambiental que pode apresentar caso não cumpra as normas e ordens já estabelecidas legalmente.
Processo final
Por fim, todo o processo de instalação, treinamento e cumprimento de normas, bem como manutenção e supervisionamento devem durar tempo o suficiente para que o estabelecimento tenha tempo para se atualizar e somente então abrir as portas do negócio de novo.
O consumidor não pode se sentir lesado de forma alguma e sua segurança deve sempre estar em primeiro lugar, da mesma forma que a dos funcionários e colaboradores.
Lembre-se que a Reciclagem nr10 deve ser feita periodicamente, ou seja, de tempos em tempos, que será estabelecido quando o laudo oficial ficar pronto, uma nova demanda deve ser feita e realizada a atualização deste laudo que comprova a aptidão do local para exercer suas atividades gerais.
Não se esqueça também de consultar o regulamento oficial para saber maiores detalhes e tirar sua dúvidas específicas com um agente preparado para atendê-lo. Além disso, certifique-se também que a obtenção deste laudo é segura e está sendo feita de forma verdadeira e legal.