Tire as suas dúvidas sobre toldos!
Toldos são uma cobertura secundária – como é o exemplo do toldo cortina – colocada sobre a fachada de um edifício, portas ou janelas, para evitar contato direto com o Sol. Também oferece proteção contra chuvas e ventanias.
Normalmente composta por poliéster, algodão ou fibra acrílica, que é cuidadosamente esticada sobre uma estrutura própria – que pode ser feita de diversos materiais, como madeira, aço e ferro –, pode receber a adição de colunas as suas laterais, tornando-se um dossel.
Eram usados para proteger alimentos e carnes pelo povo do oriente, enquanto os turcos, usavam como barracas e escudos contra o Sol, as chuvas e o vento noturno para dormir.
Passaram a ser comercializados após serem aperfeiçoados por artesãos europeus, que ajustaram para necessidades básicas, para a sociedade menos favorecida e para artigos decorativos luxuosos para a alta classe.
Quais são os modelos mais utilizados?
Existem diversos tipos de toldos disponíveis no mercado, porém, alguns dos mais populares são:
- Toldo túnel: é um tipo fixo de toldo, que forma uma espécie de túnel onde é instalado, sendo muito utilizado em halls e corredores;
- Toldo inclinado: é colocado quase horizontalmente, onde uma parte geralmente é fixa à parede. Costuma ser usado para cobrir pátios ou varandas grandes;
- Toldo embutido: possui braços articulados e fica guardado em um box próprio quando recolhido, oferecendo uma aparência mais discreta e simples;
- Toldo cortina: também conhecido como toldo vertical ou estores, são instalados na vertical e podem estar sujeitos ao corrimão;
- Toldo ponto reto: é um modelo usado para combater fortes ventos, geralmente, usado em varandas de casas ou lojas. Possui uma inclinação que pode cobrir completamente uma janela, sendo uma ótima opção para locais que recebem ventos fortes ou poeira constantemente;
- Toldo capô: um tipo de toldo especialmente projetado para janelas pequenas, podendo ser fixo ou móveis. Geralmente usado em chácaras e sítios, pois afasta o calor das casas, podendo ser quadrados ou parcialmente curvos;
- Toldo fixo: por ser fixo, é um modelo que não se pode abrir ou fechar, permanecendo da mesma forma em que foi instalado. Costumam garantir a cobertura de quadras e salões, pois não é necessário modificar a posição para proteger determinada área.
Saiba mais sobre a aplicação de cada um
Toldos retrátil são opções popularmente conhecidas, por fazerem parte de food trucks nas ruas ou áreas de piscina e churrasqueira em residências, chácaras e sítios.
Também costumam ser usados para proteger espaços infantis, festas e eventos de mudanças climáticas, que podem ocorrer.
Prático e de fácil manuseio, é possível garantir um acabamento que combine com a decoração local, graças à diversidade de materiais e estruturas.
Já um toldo fixo em lona é comumente utilizado em espaços externos, podendo também servir como decoração em comércios e residências.
Por não serem retráteis, ficam sempre posicionados no local, sendo possível encontrar uma variedade de cores e materiais, como acrílico e sintético, podendo até mesmo serem translúcidos para oferecer uma iluminação natural.
Esse tipo de lona não propaga o fogo, nem retém a umidade, evitando o mofo causado por chuvas.
Muitos ficam em dúvida sobre o toldo de lona preço, que pode variar de acordo com o material e tamanho desejado, bem como, sua estrutura e instalação.
Porém, é possível encontrar uma diversidade de modelos e realizar planos de pagamento que se adaptem às necessidades do cliente.
Outra opção popularmente conhecida é a tenda, também conhecida como barraca. É um abrigo feito de tecidos ou materiais flexíveis, que podem ser armadas sob tubos, cordas ou presas ao chão.
Resistentes ao vento, chuva e fogo, as tendas eram utilizadas por povos nômades e, algumas delas que mal comportaria uma única pessoa, passaram a ser usadas pelo exército, e seu uso se espalhou pelo mundo.
Hoje em dia, costumam ser usadas por fins esportivos e recreativos, como explorações e acampamentos. Uma tenda de camping também possui algumas variações, sendo elas:
- Estrutural: geralmente usada para famílias e grupos, sendo separada em diversas áreas e cômodos. Seu peso costuma ultrapassar os 20 kg e não é recomendada para grandes caminhadas;
- Iglu: recebe este nome por ser redonda e sua forma lembrar um iglu, podendo acomodar até seis pessoas, de acordo com o tamanho e modelo;
- Canadense: com uma alta resistência, possui um tamanho triangular e é indicada para caminhos curtos, pois tende a ser feita de ferro ou metal.
É necessário realizar uma manutenção e limpeza específica em toldos e tendas, para garantir melhor aproveitamento e maior vida útil, que podem ser feitos por uma empresa especializada ou pelo próprio usuário.