Tipos de escada e acessórios
O surgimento das escadas vem desde 2000 antes de Cristo com os egípcios e com os hebreus, porém, elas eram usadas para decoração de tumbas e para tornar o monumento algo mais prático. Com o passar do tempo houve um avanço nessa temática, mostrando alguns tipos de escada que vem com essas transformações ao longo do tempo.
O primeiro tipo a ser mostrado é o da escada tipo marinheiro muito usado em indústrias, caixas de águas, torres de luz, plataforma de petróleos entre outros lugares. Porém, como todo processo precisa seguir algumas regras, esse tipo de escada precisa conter uma gaiola de corpo se ultrapassar dois metros de altura.
Normas para a instalação
Esse tipo de escada tem que seguir uma série de regras segundo a ABNT a Escada tipo marinheiro dimensões tem a suas medidas já definidas e de padrão pelas normas NR-12, NR-18, NR-35, para todos os lugares que tem a necessidade de ser instalada essa escada.
A largura dos degraus é de 45 cm, a altura dos degraus é de 30 cm e a circunferência é de 38 mm essas são as medidas que deve a escada.
Para continuar falando dessas mudanças ao longo do tempo, temos a escada de granito que é mais usada em casas ou empresas em locais internos por causa dos seus modelos e a sua forma de aproveitar os espaços, como são usadas para fazer uma ligação entre dois espaços tanto interno como externo são usadas cores mais neutras, as cores mais comuns são:
- Branco.
- Preto.
- A cor natural do granito.
- Marrom.
Escada de granito antiderrapante é usada com mais frequências entradas de estabelecimento como hospitais, bancos, entradas e saída de garagem tanto de loja como de prédios, porém o antiderrapante é uma fita que é adicionada a escada e nas suas extremidades que em contato com o calçado evite o deslizamento.
Objetivos do corrimão de parede
Com o passar dos tempos, as escadas vão mudando os corrimões também, as pessoas esquecem que esse objeto tem como finalidade o apoio e a segurança para subir um lance de escada, por isso vamos abordar um pouco sobre corrimão de parede, esse que tem as suas normas para que seja feita de forma correta e consiga ter o seu objetivo, segurança, alcançado.
As normas que definem as dimensões do corrimão são a NBR 9050 e NBR 9077, 0,92 cm e a largura do corrimão é 0,30 mm essas são as dimensões que se deve ter no corrimão.
Porém quando tratamos do Corrimão de parede em alumínio temos que pensar que o material é diferente e já temos que considerar que são 4 cm de distância da parede, pelas normas NBR 9050 e NBR 9077. Esse tipo de corrimão é mais usado pelo fato de combinar com os objetos internos da casa ou do apartamento, fácil de ser limpo e com pouca manutenção ao longo do tempo.
Temos aqui alguns exemplos de escadas usadas em diferentes ambientes e com diversas finalidades e juntamente com o corrimão ambos, sem esquecer a segurança e claro, deixando o espaço com uma ligação, tanto internamente como externamente. Não podemos esquecer a segurança, tanto para a escada como para o corrimão como prioridade.