Telhas e coberturas: conheça todos os tipos
Uma casa tem como um dos elementos principais as coberturas. Afinal, são elas que vão garantir a segurança interna da casa contra objetos e as intempéries climáticas.
Além disso, os modelos de telhados e coberturas são extremamente bonitos, contribuindo assim para a decoração das residências.
Há inúmeros tipos de toldos e coberturas disponíveis no mercado. Sendo os toldos mais voltados para o comércio, por exemplo, restaurantes, lojas de roupas e outros estabelecimentos. Já as coberturas, são mais voltadas para áreas residenciais, como a cobertura de casas e áreas externas.
Esse artigo irá tratar os tipos de telhas disponíveis para a formação de coberturas, e também sobre variados tipos de coberturas que podem ser usados para a área externa de casas.
Tipos de telhas
O telhado é uma das partes principais da construção, sendo também uma das últimas. Ele dá o toque estético na obra. Mas para que atinja esse ponto, as telhas precisam e necessitam ser planejadas, para que o projeto consiga uma unidade de estilo.
Assim, cada tipo de telha serve para um tipo de projeto. Outro fator preponderante para a escolha das telhas, é o preço, que pode variar dependendo do tipo de material que é composto – e assim por diante.
Existem alguns tipos de telhas como:
- Telhas cerâmicas;
- Telhas de concreto;
- Telha sanduiche;
- Telhas esmaltadas.
As telhas de cerâmica são as mais comuns, em especial no Brasil. São feitas de barro e dão ao ambiente um espaço rústico e bem aconchegante.
Existem vários tipos de telha de cerâmica que podem ser: os modelos francês, portuguesa, romana, colonial e plan, sendo a principal diferença entre elas o formato.
As telhas francesas, também chamadas de Marselha, possuem um relevo em suas bordas, que permite a acomodação e fixação melhor das telhas.
Já as telhas cerâmicas portuguesas, têm uma das suas metades arredondadas. Já a telha colonial, possui um estilo concavo e a instalação é feita por fileiras ao contrário. Por fim, o modelo plan é reto.
As telhas de concreto são também conhecidas como telhas de cimento. Possuem conforto térmico e variedade de personalização, como cor.
Por serem feitas de cimento, é preciso reforçar a estrutura do telhado. Por terem cores diferenciadas, combinam com uma decoração com esquadrias de alumínio branco, assim, dando um ar moderno e vintage.
As telhas sanduíche são conhecidas como termoacústicas. Possuem o nome sanduíche dada a sua composição que consiste em camadas externas de metal e o meio – “recheio” – com isopor. Assim, ela garante uma maior absorção do som externo e um conforto térmico.
Já as telhas esmaltadas, são telhas que se diferenciam apenas no acabamento, pois consistem em telhas de cerâmica com uma camada de cor.
As telhas, assim como os sombreadores preço usados em estacionamento, têm como objetivo proteger a casa ou espaço de diversas intempéries, como o calor do sol, por exemplo.
Tipos de coberturas para áreas externas
As coberturas vêm se reinventando, ainda mais quando falamos de áreas externas de residências grandes e médias.
Elas estão inovando, tanto na composição, com cobertura abre e fecha, como nos estilos, por exemplo, os pergolados. Juntamos alguns dos estilos de coberturas externas que vêm ganhando destaque.
1. Ripado de madeira
O ripado de madeira consiste em uma cobertura feita com ripas de madeira, onde possuem pequenos vãos entre uma ripa e outra.
São ideais para variados projetos, pois a madeira tem uma flexibilidade muito alta, assim, consegue combinar com diferentes estilos, desde a moderna até mesmo as mais rústicas e clássicas.
2. Clássica
Utilização da madeira, mas agora com cobertura total, sem vãos. Traz a sensação de um ambiente confortável e agradável, além de aconchegante.
3. Metal e madeira
É o estilo de uma pérgola que une os dois materiais, é ideal mais para espaços amplos, onde a fachada é mais frontal.
É uma estrutura imponente e mais usadas em obras modernas. A madeira e o metal quando utilizados garantem harmonia a decoração.
4. Lona e tecido
É a cobertura do pergolado com lona ou tecido. É uma opção mais em conta, mas bem funcional, além de não descontar em nada com relação a proteção e a funcionalidade.
Assim, vemos que apesar de diferentes modelos de telhas e coberturas, elas possuem uma relação mútua, já que ambos pretende trazer ao ambiente um elemento decorativo agradável, com um custo equilibrado e uma execução eficiente.