Sugestões de utilização de pisos diferentes
A escolha do piso, aliado ao revestimento de parede, costuma ser a primeira coisa a se pensar na hora de construir ou reformar.
O acabamento é a parte mais importante em uma construção, já que é nessa fase que se começa a deixar a casa mais aconchegante e com um melhor aspecto visual, de acordo com o gosto de seus moradores.
Hoje em dia, a crença de que a casa toda deve ter o mesmo piso, não é mais verdadeira. As combinações de pisos são inúmeras e cada cômodo têm a sua necessidade.
Tornando a escolha de um piso diferente, para cada ambiente algo mais autêntico. Há, até mesmo, quem opte por intercalar dois pisos de cores complementares em um mesmo ambiente.
Qual modelo de piso utilizar?
Existem diversas opções de cores, texturas e materiais que abrangem qualquer tipo de ambiente imaginável. A escolha pode parecer difícil, com tantas opções disponíveis, entretanto deve-se pensar em apenas duas palavras: praticidade e estética.
O piso fulget preço por m2, é um dos revestimentos mais utilizados em áreas externas. Ele também é conhecido como granito lavado e é composto por cimento, aditivos e granulados de pedras.
Além de antiderrapante e antitérmico, ele também é um piso ecologicamente correto, pois não passa por processos industriais que possam prejudicar o meio ambiente.
Graças à sua alta durabilidade e resistência ao sol e chuva, é recomendado também para áreas externas comerciais.
Com grande circulação de pessoas e até mesmo para garagens e locais de circulação de veículos, inclusive os de grande porte.
Outro tipo granilite (pisos que são feitos de cimento e pedras) é o polido. Apesar de tanto o fulget, quanto o polido, serem variações do mesmo tipo de piso, ambos são praticamente opostos.
Ao contrário do fulget, o polido é recomendado para áreas interna – ele recebe um acabamento liso e uma camada de resina, ao contrário do fulget, que mantém o relevo das pedrinhas que o compõe.
Para aquelas pessoas que não gostam da poeira e do barulho das reformas, existem revestimentos que cobrem outros revestimentos, não necessitando retirar o piso atual.
O piso autonivelante preço é o mais prático, pois ele é basicamente uma tinta epóxi. Sua aplicação é fácil e a camada líquida se auto nivela, mesmo em pisos com leves irregularidades.
Além disso, ele também pode ser usado para fazer detalhes no piso e as cores podem ser misturadas para tornar o piso da sua casa algo único – a diferença na espessura, é quase imperceptível, apenas alguns milímetros.
O porcelanato líquido é o tipo mais conhecido de piso autonivelante e lembra o verdadeiro piso de porcelanato. Pisos autonivelantes são indicados para lugares com menor circulação de pessoas.
E que não possuem móveis que serão arrastados, como cadeiras, já que o revestimento pode riscar. O custo depende da área a ser aplicada e do tipo de piso já instalado.
O piso laminado instalado é mais uma alternativa para quem prefere não retirar o piso que já estava lá.
O modelo mais conhecido é o de madeira, mas também há o modelo de alto tráfego, indicado para áreas comerciais.
Uma das principais vantagens desse tipo de revestimento, além da facilidade de instalação, é o seu custo-benefício, muito menor quando comparado ao piso de madeira – e a diferença na aparência é muito pouca.
Por ser instalado sobre mantas de polietileno, ele se torna um isolante termo acústico, sendo o tipo de piso ideal para quartos, salas e outros ambientes que necessitam desse tipo de isolamento.
Conheça alguns cuidados essenciais
A manutenção e a limpeza dependem muito do tipo de piso, o que é algo a se pensar antes de escolher.
O piso laminado deve ser limpo usando apenas um pano úmido. Já o fulget, deve ser limpo usando água e sabão ou detergente neutro, assim como o autonivelante.
Também deve ser pensado como será o encontro entre os dois pisos diferentes. É possível deixar que os dois se encontrem naturalmente ou colocar algo entre eles.
A soleira de pedra é mais utilizada quando há um desnível entre os pisos. Além da soleira, filete de madeira, ladrilhos decorativos, pastilhas, entre outras soluções mais criativas.
Agora que você já sabe as vantagens, desvantagens e recomendações para esse tipo de piso, é só escolher aquele que mais combina com o seu ambiente.
Lembre-se de que a instalação dos pisos deve ser feita por profissionais, para evitar rachaduras e aumentar a durabilidade do piso.