Segurança: projetos de combate a incêndio
A emissão de toda a documentação antes da ocupação de um imóvel é necessária para garantir a segurança dos ocupantes. Muitos condomínios residenciais formados por apartamentos em prédios precisam contar com escadas preparadas para a recepção em casos de pânico e equipamentos apropriados para o combate a incêndio.
Estabelecimentos comerciais como lanchonetes, bares e restaurantes só podem abrir as portas a partir do momento que o corpo de bombeiro emite um laudo de verificação de que todos os cuidados foram tomados, inclusive quanto à indicação reforçada pela comunicação visual universal.
O setor industrial também é afetado pelas obrigatoriedades quanto ao cuidado quanto ao desenvolvimento de um projeto que determina pontos de escape em caso de acidente ou qualquer situação fora do padrão de rotina estabelecida.
Isso significa que, em qualquer situação, seja residencial, comercial ou industrial, o imóvel só é liberado para uso após a aprovação de técnicos especializados no combate a incêndio.
Assim mesmo, diversos equipamentos devem estar devidamente instalados, entre eles:
- Sprinklers para distribuição de água;
- Extintores adequados de acordo com ambiente;
- Mangueiras reforçadas;
- Hidrantes em pontos estratégicos.
Seguindo todos os requisitos necessários para a segurança de uma estrutura imobiliária, com o projeto de prevenção de incêndio devidamente aplicado, os ambientes podem ser ocupados.
Isso evita qualquer fatalidade e diminuir os riscos de acidentes e até mesmo danos patrimoniais.
Projeto padrão reforça segurança contra incêndio
Tanto a engenharia quanto a arquitetura empregada em cada imóvel varia de acordo com uma série de características.
Se uma empresa de pavimentação asfáltica aplica o produto por uma extensão de um pátio industrial, o modelo pode ser padronizado para um estacionamento de um shopping center ou de um condomínio residencial.
Essa extensão livre pode ser primordial para garantir a segurança das pessoas em casos de acidente com fogo. É um espaço aberto que pode ser ocupado por caminhões de bombeiros, ambulâncias e demais profissionais que atuam em casos específicos.
O projeto desenvolvido para estruturas de grande porte deve incluir um sistema de hidrantes para combate a incendio com a disponibilidade de água adequada para atender a demanda. Em muitos casos, a presença de bombas hidráulicas reforça a captação e o direcionamento dos jatos para a extinção de fogo.
A verificação constante desses pontos deve ser observada por profissionais capacitados, para garantir o pleno funcionamento quando for necessário.
Elementos estruturais presentes em área comum
Para cada empreendimento imobiliário é possível desenvolver um projeto específico de sistema de combate a incêndio e garantia de proteção aos usuários.
Para uma indústria de papel os equipamentos e os procedimentos funcionam de uma maneira, enquanto para um restaurante com uma industrial, os cuidados são voltados para pontos específicos.
As áreas comuns de um prédio residencial, como recepção, elevador e corredores são cobertos por equipamentos específicos. A identificação por meio da comunicação visual é padrão, mas o sistema de sprinklers pode ficar disponível em pontos estratégicos e completamente diferentes.
Tudo vai depender da atuação do profissional que precisa verificar presencialmente a necessidade de cada estrutura imobiliária.
Economia no orçamento doméstico com gás encanado
A energia elétrica é uma grande vilã no orçamento, seja ele residencial, comercial ou industrial. Muitas famílias buscam uma forma de diminuir os custos e encontram a solução no projeto de instalação de gas residencial para aquecimento da água do chuveiro e torneiras.
A hora do banho chega a consumir até 60% do custo da conta de energia elétrica. Para evitar um alto valor ao final do mês, muitos condomínios investem no gás encanado, com distribuição para todas as residências.
Dessa forma é possível economizar na conta de energia elétrica, pois o custo com o abastecimento de gás é muito menor quando comparados lado a lado. Muitas casas fora de condomínios também apostam na instalação de gas GLP residencial como forma de economia no orçamento doméstico.
Esse tipo de instalação é bastante comum em centros urbanos, onde o gás encanado está presente em diferentes bairros residenciais, comerciais e industriais.
Por isso, todas as estruturas imobiliárias precisam reforçar o desenvolvimento de projetos de combate a incêndio, para evitar qualquer tipo de catástrofe.
As vistorias devem ser realizadas dentro do prazo estipulado pelos profissionais e peritos, assim como a manutenção preventiva e, em alguns casos, substituição de peças e equipamentos, como os extintores, mesmo que não tenham sido utilizados. É uma segurança que salva vidas em situações extremas e precisam ser levadas em consideração.