Saiba tudo sobre impermeabilização
De forma sucinta, pode-se dizer que a impermeabilização é utilizada para impedir que passem água e outros fluidos, fungos ou bactérias por determinados materiais.
O Serviço de impermeabilização é uma atividade com dezenas de utilidades e por isso serve aos mais diversos fins.
Na construção civil, um dos ramos onde essa técnica é muito utilizada, utiliza-se um Impermeabilizante para criar uma camada específica de proteção, impedindo que uma estrutura de concreto entre em contato com a água.
Isso se dá pois a água tende a causar uma série de problemas em uma edificação
A infiltração talvez seja o mais comum deles, mas existem outros, como perda da qualidade da pintura e do revestimento, nascimento e proliferação de fungos e mofo, comprometimento da armadura de aço de uma estrutura, entre outros tantos.
Para evitar essas dores de cabeça, a Impermeabilização predial se faz sempre útil, e muitas vezes necessária e, além de garantir o bom aspecto físico de um edifício, ela também garante uma boa vida útil e a segurança da estrutura.
O processo de impermeabilização é muito comum, e tem as mais diversas aplicabilidades. Saiba algumas delas!
As mais variadas espécies de obras podem necessitar de processos de impermeabilização.
Nesse mesmo sentido, cada para cada tipo de obra indica-se um produto específico para ser utilizado como Impermeabilizante para parede ou solo.
É sempre importante a utilização do produto adequado a cada situação, para que se possa ter uma impermeabilização de qualidade, garantindo bons resultados.
Não é somente na construção civil, no entanto, que essa técnica é empregada. Há por exemplo o clássico caso da Impermeabilização de caixa d água, onde esse serviço mostra-se absolutamente necessário.
Não é preciso dizer que a caixa de água precisa ser impermeável tanto para que a água não saia da caixa, quanto para que outra água, proveniente da chuva, por exemplo, não entre na caixa de água.
A Impermeabilização de prédios é utilizada em várias etapas da construção de uma edificação.
Em grandes edifícios, é essencial a impermeabilização de reservatórios, de piscinas, jardins, do poço dos elevadores e de basicamente qualquer outra superfície que entre em contato direto com água.
Além disso, vale outro destaque. É mais do que importante ressaltar que o serviço de impermeabilização deve ser realizado em situações em que o contato da superfície com a água seja prejudicial e ocorra constante ou temporariamente.
Saiba mais sobre a impermeabilização, suas características, seu processo e suas utilidades!
Como a impermeabilização é essencial e adotada em várias etapas de um procedimento de construção civil, bem como em diferentes tipos de obras, existem diferentes espécies de impermeabilização.
O primeiro passo é compreender a existência de basicamente dois tipos, a impermeabilização rígida e a flexível.
A Impermeabilização de caixa d’água, por exemplo, é rígida. Isso pois essa espécie deve ser adotada em superfícies estáveis, que não estão suscetíveis ao surgimento de trincas ou fissuras.
É justamente isso que diferencia as rígidas das flexíveis. Nas flexíveis, adota-se quando a estrutura está sujeita a movimentações ou ao surgimento de vibrações, variações de temperatura ou surgimento de trincas.
É o caso da impermeabilização predial e podem ser encontradas no mercado no formato de mantas – ou misturas – que devem ser moldadas na superfície da obra.
Cuidados ao realizar a impermeabilização
Alguns cuidados são muito importantes na hora de realizar a impermeabilização de uma obra ou de algo.
Em obras mais complexas, é essencial que seja realizado um projeto específico para a impermeabilização, projeto esse que indicará as técnicas e os produtos adequados para a obra.
Não é só o projeto que é essencial para a realização do procedimento. Um profissional com experiência e capacitado para o serviço é imprescindível.
É uma parte mais do que fundamental da obra e a utilização de técnicas apropriadas é essencial para que não se perca tempo e recursos e é claro, para a garantia da segurança da obra e do produto final.
Na realização de um serviço de impermeabilização, é essencial saber de onde vem a umidade que precisa ser evitada.
Às vezes pode ser empregada uma Tinta impermeabilizante, que por si só serve para evitar com que a água entre em contato com a parede.
Aqui estão algumas das causas de umidade e cada uma exige uma técnica diferente e diferentes produtos impermeabilizantes:
- Umidade decorrente de água da chuva
- Umidade oriunda do solo
- Umidade devido à utilização de água em locais, como lavanderia
- Umidade em paredes utilizadas como muro de arrimo
- Umidade decorrente de problemas fluviais
- Umidade proveniente de instalações hidráulicas