Saiba quais são os processos legais de uma obra

A indústria imobiliária é responsável pelo desenvolvimento de edificações de cunho residencial ou comercial, dessa maneira são agentes de grandes transformações sociais, ambientais e arquitetônicas. Promovendo processos com mais oportunidades de crescimento e desenvolvimento social.

Autores de grandes impactos, a construção civil é um dos setores que possui muitos processos e exigências legais que precisam ser cumpridas para que não ocorram acidentes que resulte em graves e grandes danos a saúde e integridade física das pessoas e do meio ambiente.

Conhecer esses processos, concede mais autoridade, profissionalismo e segurança a obra, minimizando os risco e aprimorando a imagem das imobiliárias dentro desse setor mercadológico cada vez mais acirrado e competitivo.

Quais são os cuidados com o solo?

O solo é a base para a construção de qualquer empreendimento, por isso antes de iniciar o projeto é necessário analisar as condições do solo e verificar se é viável a sua construção e quais são, quando preciso, as mudanças necessárias para ele ter todas as características que o tornem seguro e preparados para o projeto.

Um dos processos necessários é a sondagem do solo, que consiste na análise de solo para determinar as características do terreno, como:

  • Espessura das camadas;
  • Composição do solo;
  • Resistência;
  • Localização do lençol freático (quando houver).

Por meio das informações obtidas é possível determinar qual é o melhor tipo de fundação da superfície, sem conhecer o subsolo o projetista fica impossibilitado de realizar os cálculos e dimensionamentos corretamente.

Regido pela norma da ABNT NBR 6484 há duas técnicas que podem ser aplicadas. A primeira é a sondagem a percussão que ocorre com uso de um equipamento semelhante a um martelo que a cada metro atingido as informações e características são informadas.

A segunda é a sondagem rotativa aplicada em espaços que rochas são detectadas e precisam ser analisadas.

Outro processo recorrente é o levantamento planialtimétrico que consiste no detalhamento de todas as informações necessárias que estão presentes na terra destina a obra, como:

  • As precisas dimensões da área;
  • Ângulos e limites;
  • Posicionamento de árvores e tubulações;
  • Regularização do formato;
  • Localização do imóvel.

Após a realização da sondagem e do levantamento planialtimétrico o projeto de construção podem ser bem estruturados e os demais processos que envolvem o tratamento do solo para uma construção segura e bem estruturada.

Processos ambientais

Outro aspecto importante para as obras, atualmente, são o cumprimento das medidas de proteção ao meio ambiente.

O desenvolvimento sustentável é uma das exigências sociais, assim para as empresas que já estão construídas por vezes é necessária a investigação confirmatória de passivo ambiental. Ou seja, análises e verificações de contaminação do solo, água ou ar industrial.

Direcionada ao gerenciamento de áreas contaminadas a investigação é regida pela resolução 420/09 do CONAMA, são ações e estratégias que visam minimizar os danos e riscos a região, visando sua proteção e conservação.

Atualmente, o processo consiste em cinco etapas, sendo elas:

  1. Avaliação preliminar;
  2. Investigação confirmatória;
  3. Investigação detalhada;
  4. Avaliação de riscos;
  5. Ações para reabilitação de áreas contaminadas.

Além da investigação, há outros processo que podem ser realizados. Nos projetos de casas a responsabilidade ambiental se faz presente na escolha dos materiais, produtos e processos que são adotados.

Atualmente, todos eles podem ser mais conscientes e ecológicos, pois há alternativas mais sustentáveis e menos agressivas ao meio ambiente.

A inclusão de uma energia limpa é uma das opções que faz o projeto mais sustentável, econômico e valorizado.Usando a energia solar ou eólica, dependendo da região, mas além disso há ações sustentáveis que podem ser adotadas durante o processo de construção.

A remoção de terra e entulho é um processo obrigatório em todas as construções e tem muita importância, visto que o seu descarte incorreto pode ocasionar poluição em diversas regiões, aumentando o volume de resíduos e lixos que são descartados indevidamente.

Além das empresas de remoção e seus processos, uma outra empresa que precisa ter um processo mais ecológico é aquela que atua no setor de demolição.

A demolidora de galpão, além de usar máquinas e ferramentas que não impactem o solo e o meio ambiente, precisam fazer o descarte correto do entulho produzido, reciclando todo material que é possível.

Com essas ações de proteção ao meio ambiente e de segurança ao processo produtivo, os projetos imobiliários podem e são desenvolvidos proporcionando mais qualidade de vida a todos os presentes e participantes da sociedade.