Quais elementos são importantes na construção?

A construção civil é um importante setor para a economia do país, pois além das modificações urbanas, essa área é responsável pelas construções estruturais que dão acesso aos demais territórios nacionais e proporcionam uma melhora na qualidade de vida da sociedade.

Com relação a qualidade de vida, isso ocorre pois o segmento constrói as estruturas necessárias para transportar a energia elétrica e a água potável, além de facilitar o acesso a outros itens de necessidade básica.

A todo momento, nos cenários das cidades e até mesmo do campo, é possível verificar as mudanças realizadas pelas obras e construções que ocorrem constantemente e já incorporam o cotidiano da população.

Como são importantes em muitos aspectos para o desenvolvimento social, político e econômico, o investimento tecnológico na área da construção, bem como nas máquinas e equipamentos, é elevado e faz com que os processos sejam otimizados e os resultados melhorados.

Materiais para construção

Mesmo com os aprimoramentos e novos produtos que são utilizados na construção civil, alguns itens ainda são essenciais e tradicionais para a maioria dos projetos, como a areia e pedra, materiais utilizadas em diversas etapas de uma obra.

Esses elementos são aplicados desde a fundação até a cobertura da obra, presentes ainda nos processo de vedação, estruturas e acabamentos.

Em cada etapa ou processo, entretanto, a areia e a pedra são utilizados de formas transformadas, ou seja, a sua granulometria (tamanho dos grãos) são modificados.

Elementos presentes na natureza, a areia e a pedra podem ser produzidos naturalmente ou por processos industrializados. A industrialização resultou em produtos com qualidades mais específicas e úteis para a construção. Dessa forma, tornaram-se ainda mais importantes e essenciais para os processos construtivos.

Areia

No Brasil e na sua área de construção civil, a areia lavada – também conhecida como areia natural – são aquelas retiradas dos leitos dos rios e são utilizadas pela industria da construção.

De um modo geral, ela pode ser classificada em fina, média e grossa. A areia fina é mais utilizada para o processo de acabamento, como os assentamentos dos pisos e pinturas.

A areia média, por sua vez, é aplicada na preparação de massas e assentamentos de tijolos de concreto para o preenchimento de brocas, lajes, vigas e colunas.

Por fim, a areia grossa é mais aplicada para a preparação do concreto. Dessa forma o preço de areia para construção varia muito devido as suas características, quantidade e aplicação dentro de um projeto.

Pedra

As pedras são sólidas e rochosas, aplicadas para confeccionar calçadas, vigas e acabamentos, em todos esses processos a pedra utilizada é a pedra britada, classificada de zero a cinco.

Neste cenário, quanto maior o seu número maior o seu tamanho. Além disso, alguns processos utilizam a mistura de numeração.

Eletricidade: da construção para a moradia

Além dos materiais de construção, a maioria das obras necessita de um projeto elétrico para seu desenvolvimento completo.

Dessa forma, o projeto SPDA, Sistema de Proteção contra Descargas Elétricas, que utiliza os para-raios (sendo reconhecido por eles) é obrigatório. Importante para proteção e saúde de todos, o projeto é uma exigência dos bombeiros e deve ser regulamentada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT.

A eletricidade é muito importante, mas a sua construção e manuseio precisa ser realizada com muita atenção e cuidado para que nenhum acidente ocorra.

Por isso, é necessário contratar uma mão de obra especializada para todos os processos, que vão desde o poste padrão de energia até todo sistema elétrico da obra.

Além dos projetos e materiais citados no decorrer do texto, é necessário investir em uma boa equipe de profissionais para a execução da obra, somando a isso há o planejamento e projeto das obras que precisam ser bem completos e detalhados, prevendo todos os riscos e evitando imprevistos ou gastos desnecessários.

Quando for construir ou reformar é importante contabilizar e orçar tudo, desde o tubo de pvc comprar até os artigos de decoração ou acabamentos, dessa forma a construção fica mais:

  • Econômica;
  • Otimizada;
  • Funcional;
  • Ágil.

Atendendo todas as demandas e objetivos da construção com eficiência e eficácia, trazendo mais qualidade.

Como cada projeto apresenta níveis de complexidade diferentes, o mercado de construção tem se tornado cada vez mais competitivo e segmentado.

As empresas estão se especializando em tipos de obras especificas, tornando o trabalho mais direcionado e profissional, tornando a construção mais rápida e aprimorada tanto nas etapas e processos quanto em sua finalização.