Saiba investir melhor em acessibilidade

O acesso de portadores de deficiência física ou visual nos espaços mais variados é garantido por lei. Essa acessibilidade é um processo fundamental de inclusão que estabelecimentos públicos e privados precisam passar.

A legislação garante, de forma geral, que as barreiras sejam eliminadas onde é preciso a circulação de pessoas com deficiência. Quaisquer obstáculos, que impedem a mobilidade dessas pessoas devem ser removidos.

Para isso, devem ser instalados diversas formas que facilitem a vida de pessoas com deficiência, como é o caso da rampa de acessibilidade.

A rampa é uma adaptação que deve ser feita em locais com escadas para permitir a livre circulação de cadeirantes ou pessoas que possuem dificuldades para se locomover, respectivamente.

Em geral, as leis garantem que medidas sejam tomadas sempre visando a permissão do acessos e inclusão à todos, seja em edifícios particulares ou em transportes públicos, eventos, residências e em tantos outros ambientes.

Outro equipamento essencial para se investir afim de atender as necessidades dos portadores de deficiência física é o elevador para deficiente.

É obrigatório que o local obtenha este item com o objetivo de dar aos deficientes condições necessárias para exercerem sua autonomia com segurança.

O elevador é fundamental para garantir esse direito, no entanto, ele deve conter medidas e tamanhos específicos, são eles:

  • Permitir saída e entrada de cadeirantes;
  • Porta com mínimo 80 cm de largura;
  • Plataforma de acessibilidade;
  • Escadas devem possuir elevadores especializados.

Para investir neste equipamento, procure fabricantes de elevadores e peça um orçamento. Não se esqueça de detalhar o espaço para qual será instalado, as dimensões corretas e proporcionais, bem como o cumprimento correto das leis e o plano completo de acessibilidade.

O uso desses equipamentos permite democratizar os espaços, permitindo e incluindo o acesso de todos.

Equipamentos fundamentais

Afim de facilitar e ampliar os acessos em programas como em lugares turísticos, culturais e históricos, existem normas que incluem a construção de espaços para esses equipamentos fundamentais. É o caso da Barra de apoio para deficiente, por exemplo.

As barras de apoio auxiliam na mobilidade, locomoção e acessibilidade, além de estimularem a independência de portadores de deficiência ou até mesmo de idosos que possuem dificuldades para se locomover.

São ainda imprescindíveis em banheiros, pois garantem a segurança de quem necessita desse aparelho tão importante, além de ser um conforto e facilidade extra na do banho ou nos outros usos do banheiro.

Outro elemento que pode fazer a diferença é o piso tátil para deficientes visuais, ele funciona como um guia do caminho.

Prático e funcional, é ótimo e ideal para ser instalado nos pisos. Possui materiais diversos como inox ou pvc, para ambientes internos e externos.

Sua aplicação pode ser feita por uma empresa especializada através de fita dupla face adesiva, pinos, parafusos e adaptação especial para carpetes.

Além dos pisos, vale ressaltar a importância da cadeira elevador, faixas de sinalização, placas de corrimão, mapa tátil, entre outros equipamentos.

Por onde começar?

Para iniciar, portanto, esse investimento em equipamentos importantes e necessários que atendem à todos, é fundamental traçar um bom planejamento.

Definir as prioridades, no que é possível mexer de obra no momento, quais são os públicos que frequentam o seu ambiente, qual a sinalização ideal e adequada, equipes disponíveis e comunicação.

O planejamento inclui pensar desde o tamanho do seu espaço disponível, até pensar em possíveis equipamentos como elevador de carga, riscos ou contratempos que podem ou não ocorrer durante o período de instalação, bem como o período seguinte.

Tudo isso deve ser pensado com a ajuda de um profissional da área ou um técnico no assunto que orientará os passos e as principais etapas. Uma vez que as estratégias estiverem definidas e nenhum detalhe tenha ficado para trás, é hora de colocar a mão na massa.

Para entender o plano geral, recomenda-se a criação de documentos escritos ou em gráficos para uma melhor visualização.

Compartilhe com os profissionais que estão te ajudando e assim poderá mensurar melhor os resultados, e também as melhorias e necessidades. Faça essa planilha e atualize sempre que necessário.

Por fim, não esqueça de ouvir aqueles que realmente precisam dessas estruturas. Pergunte, escute quais são as necessidades e como melhorar o ambiente de locomoção. Dessa forma, proporcione inclusão e acesso a todos que precisam.