Saiba como é a construção do zero de uma casa

Uma construção, além de demandar profissionais competentes, capacitados e devidamente protegidos, também exige que uma série de materiais e utensílios sejam aplicados para a otimização dos resultados. Isso sem falar na importância de um projeto que leve em conta todas as etapas construtivas, de modo que a base não comprometa o restante da edificação.

Nesse contexto, é fundamental conhecer um pouco mais sobre os materiais utilizados e os itens que são empregados no canteiros de obras com o objetivo de tornar os resultados mais seguros, de qualidade e, claro, coerentes com o projeto em questão.

No artigo que você acompanha a seguir, confira mais sobre o tema e conheça alguns elementos estruturais que não podem ficar de fora quando estamos falando do setor da construção civil. Confira:

  • Materiais básicos;
  • Tipos de pedra;
  • Importância da base;
  • Cobertura.

Materiais indispensáveis

Você certamente já notou que nos canteiros de obras costuma haver uma grande quantidade de pedras e também de areia.

No geral, esses dois materiais, que são básicos para diversos procedimentos construtivos dos mais variados tipos, garantem benefícios voltados para resistência e durabilidade quando combinados, ainda mais com aditivos diversos.

Sendo assim, é mais do que essencial assegurar-se de que o fornecimento desses itens seja feito por empresas idôneas, comprometidas com a qualidade de seus produtos e serviços.

Afinal, a utilização negligente ou o uso de materiais inapropriados pode comprometer a obra inteira e acarretar até mesmo em graves transtornos no futuro.

Para as reformas, é possível contar com a Areia ensacada, que é mais prática e eficiente em pequenos reparos e intervenções rápidas, que demandam a utilização de uma quantidade menor dos materiais como a areia e a pedra.

Pedra

Falando em pedra, o tipo mais utilizado no contexto da construção civil é a pedra brita, que pode ser classificada como brita 0 (zero), que é o pedrisco, e brita 1 (um), que são pedras um pouco maiores.

Enquanto o pedrisco é empregado em argamassa, por exemplo, as pedras maiores podem ser encontradas em composições diversas.

Vale lembrar que o uso desses materiais pode variar de acordo com o projeto, o tipo de construção, entre outros aspectos. Por isso, é fundamental sempre consultar profissionais e equipes especializadas para que seja possível obter os resultados mais coerentes e seguros em cada procedimento de estruturação.

Com relação aos valores, eles podem variar de acordo com o material em questão, a quantidade, etc. O Pedrisco preço m3, por exemplo, pode sofrer alterações conforme o fornecimento, a qualidade, entre outros fatores determinantes, de modo que a dica é buscar a melhor relação custo-benefício, pois isso é o que vai garantir alto desempenho sem prejudicar seu bolso.

No geral, o pedrisco pode ser empregado para a fabricação de diversos itens que fazem parte do cotidiano nos canteiros de obras, sendo um dos principais exemplos o bloco de concreto, sem o qual seria impossível obtermos tudo o que há hoje quando estamos falando de construção civil.

Cobertura

A construção da cobertura acontece em uma etapa um pouco mais avançada dos processos construtivos, quando as vigas e as ripas já estão instaladas e há, na base, toda a sustentação necessária para que o peso do teto seja devidamente comportado.

No entanto, a preocupação com esse item é fundamental desde o primeiro momento.

Por isso, no projeto da construção já deve estar indicado o tipo de cobertura a ser feita. Isso porque é preciso medir o peso e realizar uma série de cálculos relacionados com a estrutura para que a base, construída logo nas primeira etapas, seja condizente com a cobertura.

No geral, recomenda-se o uso de telhas, pois essa é uma opção charmosa e que nunca sai de moda. Muito pelo contrário: as tendências relacionadas ao uso de telhas só surpreendem, como é o caso das telhas de vidro.

Com relação ao desempenho de encaixe, vale sempre a pena optar por uma Telha sanduiche, cujo sistema permite o encaixe mais rápido, prático e seguro.

O mais importante, seja na hora de definir o material a ser utilizado ou mesmo o tipo de estrutura da cobertura, é contar com fornecedores de qualidade e que possam conferir todos os benefícios prometidos.

Por isso, sempre verifique a procedência de madeira, cimento e demais itens que são de extrema relevância para a qualidade final da obra.