Saiba como decorar o seu escritório de forma correta!

Um dos maiores desafios encontrados pelos decoradores de interior é como trabalhar em espaços reduzidos.

Atualmente, foi crescendo cada vez mais a demanda por conhecimentos em decoração dentro desses parâmetros, uma vez que os projetos arquitetônicos atuais estão trazendo à tona esse contexto.

Todavia, graças a esses desafios gerados, alguns tipos de móveis passaram a ganhar destaque.
Geralmente, escritórios apresentam um grau maior de trabalho devido às condições em que se encontram.

Além de ser preciso decorar bem um escritório – para que transmita a mensagem de profissionalismo – ao mesmo tempo ele deve ser confortável, um lugar onde os profissionais desejam estar.

Equívocos na decoração podem gerar uma estética muito despojada, até descuidada, e isso é um erro fatal quando se trabalha com a imagem.

Das paredes ao teto

Uma coisa que poucas pessoas têm conhecimento é que a parte mais bruta, como a pintura, a forragem e a escolha do tipo de piso, é fundamental para que se trabalhe bem em um escritório.

Geralmente, um escritório precisa construir uma estética equilibrada entre conforto e também responsabilidade. A primeira dica importante é deixar de lado cores gritantes.

Uma pessoa que deseja prestar seus serviços à outra precisa, antes, passar uma imagem de sobriedade e calma, que inconscientemente passa a ser associada a uma figura polida e inteligente.

Por essas razões, optar por cores neutras, como o bege e o branco, e tons mais escuros, como a cinza e o marrom, são ótimas escolhas.

As cores precisam, acima de tudo, possuir harmonia com as esquadrias e o piso.
A utilização do piso de madeira é bem comum para escritórios, uma vez que a madeira traz firmeza, elegância e possui boas rotinas de manutenção. Outro material, um pouco mais caro, inclusive, é o mármore.

A procura por marmoraria no Centro de SP veio se fazendo extremamente comum nos últimos tempos, a razão disso é que o mármore, para pisos, possui diversos benefícios, dentre eles a grande higiene, além, claro, de conferir refinamento a qualquer local em que seja empregado.

O uso de mármores e granitos, no geral, é bem interessante, pois quando bem cuidados podem se aliar perfeitamente a qualquer combinação de móveis.

Como também já sabemos, o piso precisa ter harmonia com os móveis e o forro. Quando usamos pisos de madeira é quase que obrigatório usarmos portas de madeira e janelas feitas com o mesmo material.

É preciso levar em consideração que o peso das portas de madeira torna sua instalação um pouco complicada, além de que também possui um valor alto, contudo, mesmo com esses detalhes são ferramentas essenciais para a decoração elegante.

Para os que procuram alternativas mais baratas, a porta de pvc de correr veio ganhando os holofotes por sua versatilidade em ambientes, fácil instalação e preços que cabem no bolso.

Escolhendo os móveis perfeitos

Com o piso e paredes prontos, vamos à escolha dos móveis. Existe uma dica que implica que usar móveis claros com decoração amadeirada é um erro, e podemos afirmar que sim, é mesmo.

Quando se opta por usar pisos de madeira, é interessante que aliemos isso a móveis com tons mais escuros, como verde musgo e bordô. Essa combinação cria um ar mais confortável e fica extremamente charmosa.

O uso de móveis claros fica mais bem trabalhado quando os utilizamos juntamente ao mármore ou de pisos mais claros no geral.

Uma dica na hora da decoração, principalmente quando trabalhamos com prateleiras e armários, é procurar por móveis sob medida.

A escolha dessa modalidade de móveis se deve, principalmente, ao conceito de que se deve remover espaços vazios das paredes, e muitas vezes quando se compra armários eles podem ser de um tamanho menor ou maior do que a parede que seriam previamente fixados.

Nesse caso, um arquiteto visita o imóvel, tira as medidas e projeta um móvel novo a partir das medidas tiradas.

Esses móveis possuem um valor mais alto que os comuns, todavia, sua utilização é de tremenda eficiência e raramente deixam a desejar em qualquer aspecto que seja.

Numa loja de móveis, pode-se encontrar também profissionais que estão dispostos a fazer orçamentos e que possam realizar o ato de estruturar os projetos para esses tipos de móveis incrivelmente belos.