
4 dicas fundamentais para reformar seu estabelecimento comercial
O design de interiores lojas comerciais é fundamental para o sucesso destes estabelecimentos.
Pode não parecer, mas a decoração pode ser o divisor de águas entre os clientes se interessarem pelo local e visitá-lo, ou não.
O motivo por trás disso é simples: a aparência de uma empresa diz muito a respeito de sua proposta. Um bom exemplo são lojas de roupas com orientação premium e popular.
Provavelmente, uma pessoa consegue diferenciar uma da outra apenas pela decoração do ponto. Por conta disso, em algumas ocasiões, é preciso investir em reformas.
Seja para incrementar o movimento, reformular a proposta do negócio ou comemorar uma conquista importante (como uma expansão ou aniversário de funcionamento da empresa), renovar pode valer a pena.
Contudo, reformar um ponto comercial é muito diferente do que fazer uma obra residencial. Confira, neste post, algumas dicas para tornar o processo melhor:
Conte com a ajuda de um profissional
Quando o assunto é a recuperação de um ambiente, tornando-o mais bonito, cômodo e funcional, o melhor profissional que há é o designer de interiores. Ele tem conhecimentos em campos como:
- Psicologia das cores;
- Acústica;
- Conforto ambiental;
- Propriedades dos diferentes materiais.
Consequentemente, ele é capaz de indicar quais são os melhores itens a serem usados em determinado ambiente.
Contudo, este profissional não está habilitado a fazer mudanças estruturais no imóvel, como a remoção de uma coluna ou a derrubada de uma parede.
Neste caso, é preciso contar com os serviços de alguém da área da arquitetura.
Os profissionais deste campo de conhecimento não apenas detêm os conhecimentos necessários à montagem de ambientes funcionais.
Como, também, entendem de estabilidade de edifícios, permitindo que eles indiquem mudanças em sua estrutura.
Na hora de reformar um estabelecimento comercial, vale a pena contar com ambos. Deste modo, haverá dois profissionais com conhecimentos complementares à disposição, garantindo os melhores resultados possíveis.
Esforce-se para manter o local funcionando
Não há escapatória: todo e qualquer tipo de reforma envolve algum contratempo. Seja pelo barulho, pela sujeira ou pelo fluxo constante de trabalhadores, a rotina do negócio será fatalmente impactada pela renovação.
Aqui, o segredo é saber tornar as mudanças tão imperceptíveis quanto possíveis. É possível, por exemplo, dividir a reforma em setores.
E isolar os que estão em processo de obra com painéis confeccionados com o auxílio de uma estrutura metalica.
Ou, então, pode-se aproveitar os horários nos quais o negócio está fechado para fazer as renovações. É o que fazem os shoppings para instalar as decorações de natal, por exemplo.
Do mesmo modo, é preciso programar a data da reforma com cuidado. É importante evitar aquelas próximas a datas comerciais.
Quando o movimento tende a aumentar, e preferir as que naturalmente atraem menos clientes.
Ainda assim, é importante anunciar a reforma pelas redes sociais, para que o público esteja ciente.
Considere substituir apenas detalhes
Quando um estabelecimento comercial precisa de uma renovação, é fácil se deixar levar e pensar em mudanças absolutamente faraônicas.
Contudo, o que nem todos consideram é que pequenas adaptações podem fazer toda a diferença no local.
Por exemplo: às vezes, mudar a estrutura metalica para mezanino, colocando uma mais moderna, resistente e bonita, pode dar a sensação de frescor e renovação de que o ambiente precisa.
Isso também pode acontecer por meio da mudança de cor de uma parede, da aquisição de móveis novos ou, até mesmo, pela colocação dos já existentes em uma nova posição.
Tenha cuidado redobrado com o piso
O tráfego de pessoas em estabelecimentos comerciais é sempre intenso: entre funcionários e clientes, muitas pessoas circulam por estes espaços todos os dias.
E, não é só isso: em alguns casos, também há trânsito de equipamentos e mercadorias, no caso de reposições de estoque.
Consequentemente, o revestimento do piso destes locais tende a degradar-se muito mais rapidamente do que o de imóveis residenciais.
Portanto, um dos primeiros cuidados em uma reforma do tipo é escolher um piso que seja resistente e apropriado ao grande trânsito de pessoas e equipamentos.
Dois bons exemplos são o piso vinílico (de PVC) e os cerâmicos com coeficiente (PEI) elevado.
Quando o revestimento escolhido é de madeira, será preciso fazer manutenções constantes no piso, investindo em procedimentos de raspagem e aplicação de resinas protetoras.
Afinal, a raspagem e aplicação de bona preços ainda são muito mais vantajosos do que o valor de uma troca completa do revestimento, além de o transtorno ser muito menor.