Reforma e manutenção dos pisos de madeira

Quem tem ou quer ter piso de madeira já sabe, ele é sensível. Como não é segredo para ninguém, a madeira é um material natural, então ela precisa de uma atenção especial, pois ela sente os efeitos do ambiente.

Sofre com tempo muito seco, com tempo muito úmido, sofre desgaste por uso, sofre até com a luz do sol, porque afinal, esse material veio da natureza, então ele responde à natureza.

Quando o tempo está muito seco, é possível que o material se contraia e isso causa uma movimentação nas peças.

Em caso do tempo muito úmido, o material pode se expandir, e isso pode gerar descolamento do seu piso, pois o espaço deles será alterado.

Por isso também, esse tipo de piso não é indicado para áreas molhadas, como cozinhas, banheiros e quintais.

Se quiser a aparência da madeira nesses locais, opte por porcelanatos que imitam madeira, eles darão o visual, sem causar dano ambiental (pela troca frequente) e monetário.

Já no caso de luz solar diretamente no piso, isso pode causar manchas nas peças. E pode ser sim que você ache bonito e charmoso. Mas não é possível controlar essas manchas, então pode ser que você não goste.

Por isso quando colocar um piso de madeira, você deve estar ciente que serão necessários cuidados especiais no dia a dia, e de tempos em tempos para manter a qualidade daquele piso.

Então existem dois tipos de procedimentos que você deve conhecer para poder realizar um bom aproveitamento do seu piso de madeira.

Manutenção

O primeiro dos processos, é a manutenção de piso de madeira. Que nem sempre vai ser o restauro.

Como dito, a madeira é um material natural, então ela pode sofrer diretamente com os impactos do ambiente, e é claro que não tem como evitar que tudo chegue até ela.

Mas tem alguns pontos que você pode (e deve) estar atento:

  • Movimentação de móveis;
  • Saltos tipo agulha;
  • Bichos de estimação;
  • Crianças;
  • Àgua.

É claro que existem mais fatores que podem “machucar” seu piso de madeira, mas esses listados, podem ser mais frequentes.

A movimentação de móveis como cadeiras, mesas, camas e etc, pode arranhar seu piso, então procure proteger os móveis antes de fazer a movimentação.

Existem protetores de borracha para cadeiras e mesas, e nos casos de móveis maiores, proteja o piso, e não o móvel, se considerar mais fácil.

Já os saltos tipo agulha, são muito finos, e carregam cargas de peso sobre eles que podem afundar a madeira, arranhar ou simplesmente causar marcas indesejáveis.

Os bichos de estimação são uma questão um pouco fora do controle, afinal eles não tem consciência de que suas unhas podem gerar algum dano. E não é possível monitorar o animal 24 horas por dia.

Então dependendo do animal, garantir o corte das unhas já pode ser suficientemente bom para prolongar a vida do piso de madeira.

Já as crianças podem aprender, e ninguém quer privá-las de se divertir. Então nesse caso a solução pode ser só conversa.

Outra opção é colocar carpete no quarto dos pequenos, não só deixa o ambiente mais aquecido, como pode ser mais seguro para os menorzinhos.

A água, essa sim vai ser sempre sua maior vilã, acidentes ocorrem, e não tem como evitar que algum contato venha a acontecer, em algum momento.

Mas você pode se prevenir, claro. Evitar janelas abertas em caso de chuva, panos úmidos e frequência de quedas de água já servem para ajudar seu piso.

Além desses fatores, a limpeza não deve ser feita com produtos a base de álcool, pois isso também pode gerar manchas e inchaço da madeira devido à umidade.

No cotidiano, use vassouras de cerdas macias e aspiradores. Nada de lavar ou panos muito úmidos.

Agora vamos falar sobre uma técnica um pouco mais forte e que deve ser feita com prazos maiores: a raspagem de piso de madeira.

Reforma

A reforma dos pisos de madeira, consiste basicamente no mesmo processo. Em geral será feita uma renovação em todo seu piso, desde o rejunte, a própria madeira e o verniz. Então pode ser feita a raspagem de assoalho de madeira.

Raspar assoalho vai retirar a primeira camada de verniz, em seguida uma lixa elimina a parte superior e gasta da madeira, e por fim é aplicada uma nova camada de verniz.

Mas esse procedimento, diferente da manutenção, não pode ser realizada por você. Uma empresa de manutenção de pisos deve fazer esse serviço para garantir a qualidade.

Isso porque a raspagem de tacos demanda não apenas o equipamento, mas também a técnica.

Agora que você sabe como preservar seu piso de madeira, e pode ter certeza que são cuidados pequenos perto da beleza, conforto e durabilidade que esse material pode trazer para sua casa.