Reforçando o seu telhado com os produtos ideais
O telhado em casa é um fator que pode gerar uma baita dor de cabeça. A fim de evitar pensar nisso somente quando de fato vier a ser um problema, é importante pensar em medidas e soluções com antecedência, como os materiais que podem salvá-lo de uma infiltração, barulhos e goteiras.
Os telhados estão expostos diretamente a chuva, aos raios solares, variações bruscas de temperatura, sujeira e poluição.
Tudo isso acaba influenciando para que ocorra um desgaste diário que pode resultar em danos futuros.
Para evitar maiores problemas, uma ótima alternativa é utilizar um impermeabilizante para telhado, sendo esta uma opção altamente recomendável para prolongar a durabilidade de seu teto.
Qual é a importância de impermeabilizar o telhado?
A umidade é um fator externo e natural, que atinge a todos os materiais.
Entretanto, como o telhado permanece mais exposto às intempéries, é imprescindível que se tenha uma atenção maior aos perigos da umidade excessiva.
Existem tipos de impermeabilizantes diferentes?
Atualmente no mercado existem produtos como mantas asfálticas, mantas laminadas e mantas líquidas, que podem ser facilmente aplicadas e utilizadas em qualquer tipo de telhados prontos ou telhas. Esses produtos são conhecidos como subcoberturas.
Contudo, no caso das telhas de cerâmica, vale lembrar que existem impermeabilizantes específicos.
Impermeabilizantes para lajes e coberturas
Caso esteja precisando evitar problemas de exposição por corrosão das armaduras de sua cobertura ou até mesmo infiltrações, o impermeabilizante para laje é a solução mais segura.
Os transtornos causados por uma infiltração podem ser gigantes e ocasionar inúmeros prejuízos como danificar tapetes, móveis e aparelhos eletrônicos. A infiltração também pode afetar as paredes e o teto com a proliferação de bolor.
As lajes de cobertura são expostas a chuva e ao sol de forma direta, tornando o impermeabilizante para laje um produto indispensável para impedir que a superfície sofra com ações pluviais.
Em uma construção com terraço, não existe um sistema convencional de cobertura, com telhas e estrutura.
O espaço costuma ser utilizado como área de lazer, sendo uma ótima solução quando o terreno não possui espaço o suficiente para que sejam feitos na parte térrea.
As sacadas e varandas tendem a ser áreas menores, sendo possível ainda que as chuvas incidam em menor frequência e quantidade devido à disposição arquitetônica, que muitas vezes ainda faz com que não incidam diretamente no local.
Mas é importante lembrar que isso não quer dizer que não seja importante se preocupar com a impermeabilização de terraços, já que, quando mal impermeabilizado, pode vir a causar transtornos aos usuários do edifício e podem ainda representar sérios riscos à saúde estrutural de toda a construção.
Mantas e forros
O forro de PVC com sanca é constituído por meio de lâminas ou perfis de policloreto de vinila não plastificado, que fornecem ao material uma estrutura impermeável e rígida, além de resistência a fissuras e danos externos.
Para o encaixe e instalação na superfície do revestimento de sistemas hidráulicos e elétricos, utiliza-se pendurais que são constituídos por aço galvanizado e PVC.
Seu uso em habitações é mais comum em ambientes úmidos, como saunas e banheiros por se tratar de um material resistente à umidade e de fácil lavagem, o que também se torna viável em hospitais e unidades escolares.
A manta para telhado utilizada em coberturas/telhados com o intuito de garantir um maior conforto térmico, tanto no verão como no inverno.
É composta por uma ou duas faces de alumínio que possuem alta refletividade e baixa emissividade de radiação térmica, por meio de uma malha de reforço mecânico de alta durabilidade e estabilidade, que aumenta a sua vida útil.
A manta para telhado é comumente utilizada em:
- Telhados e paredes;
- Casas;
- Galpões, fábricas, armazéns, silos;
- Lojas, escritórios, edifícios;
- Hospitais, igrejas;
- Caminhões baú, containers.
Esse aparato ainda impede que as irradiações de calor cheguem ao ambiente, de modo a proporcionar um clima mais ameno.
Em temperaturas mais frias, como no inverno, impede que o calor produzido escape com facilidade, proporcionando uma temperatura mais agradável nos dias frios.
Caso a manta seja composta por uma camada de material acústico, como o plástico bolha, ajudará na redução de som transmitido para dentro do ambiente.
Uma outra vantagem a ser destacada é que a utilização da manta reduz o gasto de energia com equipamentos no caso do ar condicionado, que pode ter um gasto reduzido em até 43%.