Recuperando móveis antigos
Nos últimos anos, o uso de móveis vintage (ou seja, com design característico de outras épocas) tem se popularizado no universo da construção. Seja em ambientes totalmente a caráter ou como ponto de destaque em um cômodo de inspiração mais moderna, eles estão cada vez mais presentes, seja em estabelecimentos comerciais ou em residências.
A boa notícia é que isso não significa que é necessário investir em móveis novos, mas com design de outras décadas: Nada impede que você renove uma peça que já está em sua casa, ou mesmo herdada de parentes mais velhos.
Além da economia, isso permite que o item seja personalizado, ao mesmo tempo que ajuda a tarefa de decorar a casa se tornar muito mais em conta. Isso sem mencionar que é muito mais sustentável.
Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira algumas dicas para dar vida nova a móveis antigos, reaproveitando-os em sua decoração.
Tenha um local apropriado para a tarefa
Antes de tudo, é preciso ter em mente que, por mais que renovar um móvel seja algo muito mais simples do que boa parte das pessoas imagina, essa tarefa também exige cuidados.
Por conta disso, o primeiro passo deve ser encontrar um local ideal para o trabalho. Ele deve ter características como:
Ser arejado;
Possuir boa iluminação;
Ser fácil de limpar;
Ter uma estrutura que permita armazenar as ferramentas.
Vale ressaltar que isso deve ser feito antes de todo e qualquer trabalho em madeira, seja ele a montagem de um apoio para pés escritório ou a renovação de uma peça de mobília maior, como um guarda-roupas.
Deste modo, a tarefa transcorrerá de uma maneira muito mais eficiente.
Lixe a peça
Independentemente do trabalho que será realizado na peça, é fundamental que, antes de tudo, ela seja lixada. Isso vale para todos os componentes do móvel, desde gavetas e portas de armários até um puxador de madeira que eventualmente esteja presente.
O motivo por trás disso é o fato de que, antes de sair da fábrica, tais peças costumam passar por um acabamento, que, por sua vez, envolve a aplicação de produtos químicos. Como eles podem interferir no resultado final da reforma, têm de ser removidos.
Vale ressaltar que, ao contrário do que muitos pensam, uma única lixa não é o suficiente para garantir uma remoção que seja, ao mesmo tempo, eficiente e segura, mantendo o móvel preservado.
Portanto, é interessante contar com lixas das mais diversas gramaturas antes de iniciar a tarefa.
Retoque o verniz
Muitas vezes, a simples aplicação de uma nova camada de verniz é o suficiente para fazer com que ele fique com um acabamento muito melhor e, assim, valorize o restante da decoração.
Nesse caso, além das lixas, é preciso comprar um verniz de qualidade, bem como aplicá-lo da maneira correta (ou seja, com um pincel macio).
Vale ressaltar que, para que o resultado seja o melhor possível, é preciso ser atento e cobrir toda a superfície da peça. Assim, regiões menores, como os pés para móveis de madeira, merecem atenção redobrada.
Considere pintá-la com uma cor diferente
Por mais que a aplicação de uma nova camada de verniz seja a alternativa mais indicada para quem quer que um móvel mais antigo mantenha sua aparência vintage, há quem queira que a peça tenha um toque moderno.
Se for essa a situação, a melhor opção é lixá-lo e, em seguida, passar uma camada de tinta.
Para um apelo ainda mais marcante, recomenda-se tons que chamem a atenção, como o vermelho, o azul turquesa ou até mesmo o amarelo.
Nesse caso, é preciso ter em mente que, para que o resultado seja satisfatório, é preciso procurar uma distribuidora de tintas que comercialize produtos de qualidade. Isso porque, caso ela seja ruim, isso ficará visível, o que, por sua vez, vai requerer ainda mais trabalho para consertar.
Além disso, ao contrário do que muitos pensam, a pintura do móvel exige sim a aplicação de uma nova camada de verniz. A boa notícia é que ele pode ser fosco, o que, por sua vez, faz com que ele tenha um apelo estético diferenciado.
Normalmente, esse produto está disponível em uma qualquer empresa de tintas.
Aplique adesivos específicos para móveis
Por último, há uma alternativa que, apesar de pouco conhecida, é útil para dar cara nova a um móvel antigo: a aplicação de adesivos sobre a sua superfície.
Além de não requerer o lixamento da superfície nem a manipulação de químicos, tais itens podem ser comprados em lojas de acessorios para moveis planejados a um custo extremamente baixo, sendo ideal para quem tem um orçamento restrito.