Reaproveitamento de água em diferentes áreas

A crise hídrica vem se agravando ao longo dos anos, em diversas partes do mundo, e atingem também o Brasil, e por isso mesmo, diferentes planejamentos têm se mostrado eficientes, principalmente para aqueles que dependem da água para a sobrevivência. Ou seja, todo mundo.

O escasseamento de água, em períodos específicos do ano, já demonstrava a necessidade por buscas alternativas, para poder realizar a limpeza de áreas de lazer e regagem de jardins, e até mesmo para empreendimentos comerciais.

Como lava jatos, destinados a veículos, e serviços voltados à lavagem de roupas, que atendem uma variedade crescente de clientes, que precisam dos serviços para lavar desde roupas íntimas, até lençóis, cobertores e edredons.

Busca por alternativas sustentáveis

Bares, restaurantes e lanchonetes também sofrem com este tipo de recessão, principalmente por serem responsáveis pela alimentação dos clientes.

A limpeza dos alimentos, dos pratos, dos copos e dos talheres deve ser feita regularmente. O mesmo vale para o salão, onde recepcionam centenas de pessoas, diariamente, refletindo até mesmo na saúde pública, em geral.

Apesar da redução no consumo de água ser visto com bons olhos pelas agências reguladoras, e por organizações não governamentais que realizam estudos no campo de alterações climáticas, este tipo de comportamento tem apresentado um retorno abaixo do esperado.

Mas, há soluções eficientes, que dependem de certas adequações, principalmente quando se trata do aproveitamento de água de chuva, quando ela chega.

Para isso, é preciso ter um sistema instalado, que pode ser adaptado, conforme o espaço disponível. O tratamento deve ser feito de maneira adequada, e a água só pode ser disponibilizada para uso de lavagem ou rega, e não para o consumo humano.

Entre os diversos modelos disponíveis, é preciso verificar qual o que melhor atende ao local, com um sistema para reaproveitar agua da chuva, respeitando os seguintes passos:

  • Captação da água da chuva;
  • Filtragem e estocagem de água coletada;
  • Disponibilidade da água em sistema exclusivo;
  • Tubulações separadas do fornecimento de concessionária.

Como os sistemas se alternam, a captação da água de chuva deve ser escoada para um local devidamente identificado, para que não seja misturado com água tratada.

A instalação de um reservatório de água em fibra de vidro, com o funcionamento exclusivo de uma cisterna, pode criar um ambiente ideal para que a água não seja utilizada como fonte de doenças comuns, como dengue e febre amarela.

Enterrado no solo, todo o sistema de captação, tratamento, armazenamento e disponibilização da água de reuso pode trabalhar de forma independente, com a facilidade não precisar de grandes reformas em todo o sistema hidráulico do empreendimento imobiliário.

Ao mesmo tempo, é possível ter à disposição um reservatorio fibra para abastecer as residências com água tratada, disponibilizada pela concessionária responsável. O importante é trabalhar a consciência dos consumidores, e valorizar o uso dela.

Reaproveitamento da água com ajuda profissional

Muitos condomínios residenciais e empresariais buscaram ajuda profissional para poder utilizar a água de forma consciente. As fábricas e indústrias também encontraram soluções eficientes, com a ajuda de profissionais do setor de reciclagem e sustentabilidade.

A contratação de uma assessoria ambiental se torna primordial, para uma reeducação quanto ao uso consciente dela.

Desde o tempo gasto com a torneira aberta para a escovação dos dentes, no período da manhã, ou após as refeições, quanto ao momento de relaxamento, sob o chuveiro, precisaram ser repensados por todos.

Além da economia na energia elétrica, o tempo gasto com um banho pode desperdiçar a água não só para a lavagem do corpo, como também as águas que abastecem as hidrelétricas, que trabalham com a capacidade prejudicada, pela escassez desse precioso líquido para a vida de todos.

Como as indústrias utilizam ela no resfriamento de equipamentos, e na limpeza de peças, da área onde está instalada, e dos veículos que trabalham no transporte dos produtos, foi preciso repensar o seu uso, de forma consciente.

Desta forma, a instalação de estações de tratamento próprias, voltadas para o uso interno das fábricas e indústrias, se tornou necessária.

A captação de água para reuso é realizada internamente, e seguindo os modelos apresentados no campo industrial, os condomínios residenciais e empresariais empregaram, em escala menor, adaptado à realidade civil, este tipo de tratamento.

Nesta seara, é válido salientar a importância da sociedade quanto à economia e consumo consciente da água. Com planejamento adequado, e participação geral, todos se beneficiam.