Qual a melhor escolha de piso para indústria?
Se nas residências a escolha de piso já exige uma série de cuidados, na indústria, a cautela é muito maior. Nesse cenário, o piso não é apenas um acessório de acabamento, mas também um item de segurança.
O Piso industrial de alta resistência, por exemplo, é ideal para áreas que recebem um alto volume de carga e descarga e como o próprio nome diz, é preparado para resistir aos impactos.
Mas, o que deve ser considerado para escolher o piso certo para cada ambiente? Há pisos específicos para cada indústria? De que forma a escolha do piso pode prevenir ou evitar acidentes? Essas e outras dúvidas são comuns nesse meio e para esclarecer o assunto, pensamos nesse artigo.
Piso industrial de alta resistência
Com uma densidade elevada e bastante resistência a impactos, o Piso Industrial de alta resistência é indicado para lugares como oficinas, depósitos, terminais de cargas e indústrias em geral.
Entre as principais características desse produto, vale destacar que:
O piso suporta temperaturas extremas (de -30ºC a 150ºC);
É um piso impermeável;
Não acumula sujeiras e poeira;
Tem baixo custo de manutenção;
Não tem elementos tóxicos.
Piso de concreto polido
Usado tanto no chão das indústrias como em espaços comerciais e estacionamentos, o Piso de concreto polido é composto por uma série de reagentes combinados ao concreto.
Além de funcional, esse tipo de revestimento se adapta aos mais diversos estilos de decoração e também é muito resistente ao impacto.
A composição do material é feita de elementos como silicato de sódio (uma espécie de água e vidro, resistente ao fogo) e endurecedores de superfície a base de nanosílica (substâncias que garantem resistência na superfície do piso).
Por isso, algumas características se destacam no Piso de concreto polido, como:
Vida útil longa em comparação a outros pisos;
Resistência a proliferação de bactérias, ácaros e mofos;
Manutenção prática por causa da superfície lisa;
Pode receber pinturas e é ótimo para acabamento de interiores.
Guarda corpo inox e corrimão: saiba como complementam o piso
Elementos como o Guarda corpo inox são muito importantes para complementar esse acabamento.
Esse objeto é muito usado em escadas e sacadas e é a parte que fica logo acima do piso, impedindo qualquer passagem debaixo do corrimão.
Além de ser um elemento de decoração, a peça é fundamental para garantir a segurança, sobretudo em lugares com desníveis de altura.
O inox apresenta diversas vantagens, tais como:
É resistente e dura mais;
Minimiza a chance de quedas;
É um material mais forte e suporta pressão.
A eficácia desse elemento é muito maior com um corrimão de vidro. Essa peça é fixada no guarda corpo ou na parede e reforça a segurança local de forma contínua.
Vale lembrar que os dois materiais são complementares, mas para assegurar a qualidade e eficiência, eles precisam atender as normas brasileiras de segurança, mais especificamente as NBRs 9050 e 1478, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Na prática, os dois itens precisam ser instalados de forma obrigatória tanto em varandas, residências e comércios como em hospitais, shoppings centers, cinemas e museus.
Basicamente as normas analisam fatores como:
Espessura do material;
Capacidade de resistência;
Itens de segurança;
Facilidade de manutenção.
Concreto x concreto usinado
A mistura de água, areia brita e cimento é a mais usada para dar origem ao concreto. Esse elemento é fundamental para diversas finalidades na construção civil, inclusive a base para fixar os pisos na indústria.
Há várias formas de preparar esse material, mas quando pensado para a estrutura dos pisos industriais, geralmente tem uma quantidade exata de elementos para garantir a resistência necessária.
Uma outra forma dessa matéria, mas que tem o mesmo objetivo é o concreto usinado, também conhecido como dosado em central. Além das funções anteriores, esse produto serve para:
Oferecer mais qualidade do que o concreto comum;
É específico para o transporte de obras, por meio da betoneira;
Oferece ainda mais segurança e durabilidade.
Independente do estilo, para um bom piso industrial, é preciso ter uma boa base de concreto.
É importante lembrar que outros fatores como a circulação de pessoas e o tipo de indústria também influenciam na escolha desse material.
Mas, ao considerar elementos como resistência, segurança e durabilidade na escolha de piso, você já está um passo a frente. Lembre-se que um piso industrial adequado garante uma rotina mais tranquila e evita problemas no futuro como gastos desnecessários.