Quais as vantagens de fazer portabilidade de financiamento imobiliário?

Neste conteúdo você verá qual o passo a passo para se fazer portabilidade, além das vantagens da portabilidade de financiamento imobiliário.

Passo a passo para a portabilidade

Para quem está cogitando solicitar uma portabilidade financeira para dar entrada em um apartamento no Bairro Alto, é necessário levar em consideração algumas informações e seguir o passo a passo abaixo para chegar a uma conclusão viável para você e sua realidade financeira.

Afinal, um financiamento imobiliário é bastante burocrático e exige tempo e paciência para realizá-lo, principalmente em casos de portabilidade.

1. Saber os dados do seu empréstimo

A primeira coisa que o cliente precisa saber são os principais detalhes de seu empréstimo. O cliente deve entrar em contato com o banco para verificar quantas parcelas estão faltando e quanto resta a ser pago (o saldo devedor).

Além disso, ele deve examinar o contrato para descobrir a CET desse empréstimo. Estes dados são expressos como uma taxa percentual anual.

É baseado na taxa de juros (como a anunciada pela Caixa), mas também inclui outros custos relacionados ao empréstimo, como impostos, taxas, seguros e outras despesas.

O CET é importante porque mostra realmente quanto você está pagando por esse empréstimo.

2. Comparar com as demais instituições

Após avaliar essa portabilidade na instituição em que o cliente possui seu financiamento ativo, ele deve procurar outras instituições financeiras para ver se elas oferecem condições mais vantajosas.

Se a nova instituição bancária oferecer melhores condições, ele terá duas possibilidades: solicitar portabilidade ou levar as condições ao seu banco atual ou negociar se ele pode cobrir essa oferta.

3. Atente-se

Uma coisa importante que deve ser levada em conta são os custos de troca do banco, que geralmente ficam entre R $3.000 e R $3.500.

Isso ocorre porque a nova instituição financeira pode cobrar uma taxa pela abertura do crédito ou pela preparação do registro.

Além disso, há os custos de avaliar esse imóvel, para verificar se ele está em boas condições, pois é a garantia de crédito.

A lei diz que a unidade deve ser avaliada pela instituição bancária que concede o financiamento antes de fechar o contrato. Até 2018, os bancos costumam usar especialistas para este tipo de operação.

No entanto, no final de setembro, o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou uma regra para deixar claro que as instituições financeiras poderão usar modelos estatísticos para avaliar o valor de uma propriedade.

No entanto, como cada banco pode escolher suas ferramentas para realizar essa investigação, o custo pode não cair tanto.

É importante que o cliente saiba que o valor e o prazo da transação em seu novo banco não podem exceder o saldo pendente e o prazo restante. Em outras palavras, não é possível aumentar ou aumentar a dívida.

Além disso, essa nova instituição não pode obrigar o cliente a contratar outros serviços, como cheque especial, cartão de crédito ou segunda residência, pois seria a chamada “venda casada”.

4. Se planeje financeiramente

Para tornar a portabilidade do financiamento imobiliário realmente vantajosa, é importante calcular o saldo que pertencerá quando o banco contratado for substituído.

Isso significa saber exatamente quanto você pode economizar a cada mês e quanto tempo vai durar. Um exemplo simples: em um contrato de 25 anos, se você reduzir R$200 em prestações mensais, deixará de pagar R$60.000 ao final do financiamento. Isso é muito dinheiro, não é?

5. Compare

É possível fazer uma comparação com as taxas mínimas praticadas em cada um dos cinco principais bancos do país e basear-se no limite do valor dos imóveis em Curitiba que essa instituição permite que seja financiado.

6. Estabeleça prazos

As instituições financeiras que entram em contato com o credor devem solicitar uma série de documentos relacionados às taxas dos credores atuais.

O provedor de recursos anterior tinha em média dois dias úteis para fornecer todos os documentos necessários e encaminhá-lo aos futuros devedores.

Em seguida, o credor original terá cinco dias para registrar uma contraproposta para manter a dívida do cliente com você.

No entanto, mesmo com essas consultas, o provedor de recursos não pode impedir ou dificultar o processo sob nenhuma circunstância.

Documentação necessária

Para complementar os requisitos de portabilidade para financiamento imobiliário, os documentos necessários e informações a serem enviadas são:

  • CPF e RG;
  • Telefone;
  • O endereço da nova instituição financeira;
  • Número do contrato original;
  • Três  datas relativas para o cálculo do saldo do devedor;
  • A base salarial ou o índice de saldos utilizado;
  • A solicitação de crédito da nova instituição financeira deve incluir o período da transação, taxa de juros (taxa de juros efetiva, taxa de juros anual e taxa de juros nominal), CET, o valor do pagamento parcelado e o método de pagamento.

Por fim, cabe a você decidir se realizará o financiamento imobiliário, mas lembre-se de calcular todos os fatores para fazer a melhor escolha para comprar casas em Santa Felicidade.

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