Projetos faz crescer setor imobiliário

Os projetos imobiliários são múltiplos e variados, podendo ser personalizados quando estão em um estágio avançado de acabamento.

Com a chegada dos moradores, é possível empregar objetos de decoração que tornam cada ambiente exclusivo e particular para cada morador ou família.

O inchaço provocado pela migração da população de áreas remotas para os grandes centros urbanos obrigou aos poderes públicos se preparar para a chegada de pessoas nas mais variadas regiões do país.

Por isso, muitas construtoras e incorporadoras enxergaram a oportunidade em oferecer conjuntos habitacionais populares, trabalhando com os poderes públicos a nível municipal, estadual e federal.

No mesmo caminho, desenvolvem empreendimentos imobiliários para condomínios residenciais de valor mais elevado, com equipamentos e acessórios que encarecem os projetos imobiliários, como:

  • Salões de festa;
  • Espaço de piscinas;
  • Playground;
  • Quadras poliesportivas.

Os projetos envolvem plantas arquitetônicas que podem ser denominadas populares e outras que são exclusivas.

Ainda assim, a preocupação dos investidores imobiliários está em atender a alta demanda da população, construindo empreendimentos para todo tipo de público.

Isso significa que há apartamentos pequenos e aconchegantes que recebem um ou dois moradores, como estudantes que formam uma república, até casas em condomínios que comportam grandes famílias.

Serviços terceirizados promovem eficiência geral dos projetos

O ponto em comum em todos esses estabelecimentos residenciais é a preocupação com segurança e conforto dos usuários.

A contratação de empresas terceirizadas é comum para cuidar da administração do condomínio, assim como a eleição de uma pessoa que se torna a síndica do local.

As demandas do dia a dia é centralizada em um único responsável, e compartilhada em reuniões condominiais, apresentando soluções que sejam eficientes para todos os moradores.

Um exemplo está na necessidade da pintura de estrutura metálica que compõe o portão social e a entrada do estacionamento.

É preciso que uma empresa especializada seja contratada para realizar o serviço, pois a mão de obra tem que ser específica para esse tipo de serviço, assim como a compra dos produtos que serão utilizados e os equipamentos necessários para um acabamento ideal.

A pessoa que se torna síndica precisa fazer o levantamento de orçamento para a realização do serviço, apresentar as propostas em uma reunião de condomínio, fazer a contratação e acompanhar a obra, até o término, verificando se está tudo em ordem.

Dois trabalhos que são terceirizados e são importantes para quem vive em condomínio são os serviços de portaria e limpeza de áreas comuns do empreendimento imobiliário.

Ambos precisam contam com mão de obra especializada e ferramentas apropriadas para a rotina do dia a dia.

A permissão para entrada de pessoas que não moram em um condomínio deve ser realizada após a verificação com os moradores.

Esse cuidado reforça a segurança de todos, com um custo baixo quando compartilhado dentro das regras estabelecidas dentro de um mesmo local.

A limpeza de áreas comuns também precisa ser terceirizada, para que corredores, elevadores, pátios e estacionamentos não fiquem sujos e com aspecto de abandono.

Esse cuidado é necessário até mesmo para que a saúde dos moradores não seja prejudicada, como o acúmulo de poeira, que pode desencadear doenças pulmonares e alergias.

Ambientes úmidos com equipamentos apropriados

A presença de uma população aglomerada nos centros urbanos permitiu a verticalização dos municípios, com muitos prédios e edifícios fazendo parte da paisagem.

Para garantir o abastecimento de água, muitos condomínios possuem a bomba d água centrífuga para transferência da captação e distribuição apropriada entre os apartamentos.

Ligado à energia elétrica, essa bomba mantém a uniformidade no abastecimento, com estabilidade compatível com o reservatório presente nas estruturas imobiliárias.

Os serviços realizados em uma residência não ficam comprometidos, como a lavagem de roupas ou mesmo o asseio pessoal.

Aliás, em um banheiro organizado, as torneiras da pia sob o armario de banheiro planejado e os vasos sanitários não ficam desabastecidos.

Cobertura externa aproveita iluminação natural

A área externa de condomínios residenciais e conjuntos habitacionais costumam dedicar um espaço para a área de lazer e outra para o estacionamento de veículos, como motos, carros e bicicletas.

Para garantir a proteção da pintura automotiva contra ações da luz solar, vento e reduzir o acúmulo de poeira, muitos contam com um telhado de acrilico sobre a vaga, podendo ser construído de forma particular ou coletiva.

Os imóveis que formam conjuntos habitacionais e condomínios de casas e sobrados costumam dedicar uma área do terreno, logo na entrada, para a garagem.

Muitos proprietários investem em coberturas diferenciadas para que possam aproveitar a iluminação natural em situações específicas.

Dessa forma, as estruturas contam com um telhado abre e fecha, que podem ser manuais ou automatizadas, modernizando o imóvel com elementos de tecnologia que tem se difundido na construção civil.