Saiba o por que realizar um projeto de interiores da sua casa
É sempre um prazer renovar a aparência e a decoração de casa. Melhor ainda, é poder projetá-la desde o início, de forma que todos os pequenos detalhes foram pensados a seu gosto.
O design de interiores surgiu justamente para te ajudar.
Ele é uma técnica que tem como objetivo fazer projetos, que consistam em planejamento e organização dos interiores das residência de forma harmoniosa.
Inserir um designer de interiores na sua obra pode ser bastante vantajoso, pois ele irá:
Aproveitar melhor os espaços;
Entender as maneiras de usar a luz natural;
Tornar os ambientes agradáveis;
Criar novos ambientes;
Te ajudar a economizar.
Isso porque os projetos de casas feitos pelos designers de interiores, conseguem entender melhor o espaço que você tem disponível e a melhor maneira de utilizá-los.
Às vezes é possível criar novos ambientes, de forma que aquela sala gigantesca pode ser dividida em duas, ao invés de simplesmente colocar móveis que ocupam seu espaço.
Além disso, o profissional faz um estudo sobre a incidência de luz, onde ela bate e em quais horários.
A partir daí, ele consegue pensar em projetos para interiores de casas, que consigam utilizar ao máximo a iluminação natural do sol.
Isso faz com que você gaste menos com o uso de lâmpadas no começo da manhã e no final da tarde. A criação de novos ambientes, somada com um bom uso da luz natural, acaba deixando o ambiente muito mais agradável.
Isso não se refere apenas do ponto de vista estético, mas também é sobre a maneira que você se sente naquele lugar.
O aconchego e o conforto são essenciais, para garantir que sua casa se torne, de verdade, o seu lar. Por fim, o designer de interiores consegue entender que valor é diferente de qualidade.
O profissional vai conseguir te auxiliar na hora de comprar novos móveis e itens de decoração, pois ele sabe onde encontrar produtos que são ao mesmo tempo de um preço acessível, de acordo com o seu orçamento, e de excelente qualidade.
Quem é o designer de interiores?
Embora muitos pensem que para exercer esta profissão é necessário, primeiro, ser formado em arquitetura, a verdade é que não é bem assim.
Ainda que existam muitos arquitetos que migram para esta área, há um curso superior e técnico específico para o design de interiores.
Este termo começou a ser popularizado nos anos 90, uma vez que naquela época este trabalho era somente chamado de decoração.
Ao se mostrar como uma profissão que necessitava alto conhecimento técnico, os designers cada vez mais conseguiram ganhar seu espaço no mercado de trabalho e dentro das instituições de ensino superior.
Por que aplicar esta técnica?
Além das vantagens já listadas, ela é extremamente importante, quando se pensa em design de interiores para apartamentos pequenos.
Ela garante que você conseguirá ter uma casa harmoniosa e espaçosa, mesmo que, em teoria, ela seja minúscula.
A organização de uma residência pequena é sempre um desafio porque, muitas vezes, as pessoas abrem mão de pequenos itens de decoração, para conseguir ter um espaço mais amplo de circulação.
A arquitetura de ambientes pequenos foi pensada simplesmente no necessário, para que uma pessoa viver:
- na sala cabe um sofá, um suporte para TV e uma mesa;
- no quarto podemos colocar uma cama e um guarda-roupas;
- no outro quarto, já é possível pensar em uma cama maior e algumas estantes;
- a cozinha suporta fogão, geladeira, pia e microondas;
- o banheiro, por último, cabe um vaso sanitário, uma pia e um chuveiro.
Se você parar para pensar, sim, este é o suficiente e, em teoria, não se precisa de outras coisas, pois o essencial está aí.
A questão é que, muitas vezes, não basta apenas comprar estes itens deliberadamente e colocá-los “como der” nos cômodos da casa.
O designer de interiores consegue enxergar qual é a melhor disposição de móveis, para garantir que você ainda consiga adicionar alguns artigos de decoração, sem prejudicar o espaço de movimentação que você tem livre.
Os projetos para interiores de casas vão muito além de adquirir um lugar e mobiliar a seu gosto.
Vale a pena investir em um profissional de design de interiores, para garantir que a sua residência, mesmo pequena, ofereça todo o conforto e aconchego que você merece.