Processos importantes para uma construção
Toda construção que será iniciada precisa passar por um longo processo de estudo e análise, planejamento construtivo, escolha das empresas envolvidas e contratação dos profissionais que trabalharão nas diversas etapas da obra.
Sempre que uma empresa escolhe por iniciar uma obra construtiva, seja essa obra um comércio, uma residência, uma indústria ou um simples monumento em uma praça, é preciso que todas as etapas sejam compridas às riscas.
Análise dos tipos de solo da construção
Primeiramente, é fundamental que seja realizada a análise do solo do terreno em que ocorrerá a obra. Esse estudo visa entender quais são as condições do solo, se ele pode receber aquele tipo de obra sem ser prejudicado, se aguenta as estruturas que serão montadas e entre outros.
Essa etapa é o primeiro passo para que a construção seja liberada para início. A análise deve ser elaborada por uma empresa do ramo, que entenda como realizar um levantamento topográfico.
Dentro do levantamento topográfico, temos 3 principais ramificações: levantamento planimétrico, que é a medição dos planos horizontais do terreno, o levantamento altimétrico que é em relação às alturas do local, e o levantamento planialtimétrico, que engloba os outros dois tipos de levantamento topográfico.
Esses estudos são fundamentais para que os próximos passos sejam liberados. Muitas vezes essas análises conseguem determinar alguns problemas na composição do solo do terreno, e dificultam o restante da obra.
Entre algumas situações problemáticas que podem ocorrer, as empresas podem encontrar, por exemplo, um terreno com aclive, que é uma leve diferença entre as camadas de terra de uma altura para a outra.
Quando a empresa identifica esse tipo de problema, é necessário a realização de terraplanagem terreno aclive, que é o ato de aplanar essas diferenças de tamanho do solo, possibilitando que a construção encontre um terreno uniforme e de qualidade.
Escavação do solo
Ainda restam alguns procedimentos para serem feitos em relação ao trato com o solo do terreno, pois é preciso deixá-lo totalmente pronto para receber as estruturas para que o solo suporte o peso dos materiais postos sobre ele.
Entre esses procedimentos, a escavação é uma das mais importantes. Muitos terrenos possuem uma grande quantidade de terra, tanto na superfície, como nas partes subterrâneas.
Para posicionar as estruturas de fixação e sustentação da construção, é preciso retirar esse excesso de terra, e para isso serve a escavação.
A escavação pode escavação manual, ou seja, é o processo onde diversos trabalhadores pegam seus materiais construtivos, como pás, aparadores de solo e perfuradores, e realizam a retirada do excesso da terra posta no solo do terreno.
Esse é um procedimento mais demorado, pois o trabalho manual acaba sendo mais difícil e lento, principalmente em grandes terrenos.
Outra opção, que é a mais recomendada, é a escavação mecânica. A escavação mecânica se utiliza de grandes máquinas para a retirada das terras e no trato do solo.
Essa opção otimiza o tempo da operação, mas naturalmente requer recursos financeiros maiores, visto que as máquinas utilizadas têm um custo mais elevado do que os equipamentos de controle manual.
Conheça algumas dessas máquinas utilizadas em procedimentos de escavação:
- Retroescavadeira;
- Caminhões pipa;
- Escavadeiras;
- Tratores.
Montagem das estruturas dos edifícios
Análises e essas etapas de trato do solo são importantes para que as estruturas possam ser posicionadas de maneira segura.
Entre essas estruturas temos, principalmente, as paredes, que são fixadas graças a barras de ferro que fixam o concreto, os pisos, que são montados com camadas de concreto e outros elementos, e os tetos, que são as estruturas superiores de uma edificação.
Os telhados são indispensáveis em qualquer tipo de edificação, pois além da sustentação que ele dá para o resto das composições, ele é um aparato que impede que elementos, como a chuva, atinjam o interior das construções.
O material que é utilizado para a construção do telhado varia de acordo com o tipo da obra. Mas, para dar maior sustentação e fixação para esse aparato, um perfilado para forro de PVC é uma excelente ideia.
Perfilados, como o perfil T para forro de isopor, são barras de PVC ou ferro, que fixam melhor os forros, dando maior sustentação para a composição dos telhados, impedindo que eles se rompam e caiam em cima das pessoas que se movimentam pelos espaços das edificações.