Processos e equipamentos para investimento em construção

Grandes obras, como a construção de um edifício, além de bons equipamentos, necessitam que os trabalhadores estejam em segurança. Assim, para garantir o sucesso da construção aposte em boas técnicas.

Terraplenagem

Quando um terreno é escolhido para receber uma construção, ele precisa estar em boas condições.

Desta maneira, é preciso apostar na técnica de terraplenagem em SP, preparando o terreno de barragens, edifícios, canais, entre outros.

Mas, de que modo isto é feito? Bem, o primeiro passo é contratar uma equipe especializada que irá fazer a avaliação deste terreno. O intuito da análise é de aplicar a melhor técnica para o tipo de solo, em questão.

Desta forma, grandes partes da superfície da terra são movidas. Além da terra, as rochas, também podem ser retiradas, dependendo do local em que estejam.

Um equipamento muito importante para desempenhar esse papel é a retroescavadeira. Essa máquina é um trator, que possui uma pá dianteira, responsável por transportar diversos tipos de materiais na obra.

Já a parte traseira tem o objetivo de cavar buracos e valas. Assim, o papel da escavadeira na terraplenagem é de escavar, removendo terras e rochas, e ainda, carregar os caminhões com materiais que não serão mais utilizados.

Durante o processo de terraplenagem, um método comum é a escavação, rebaixando a topografia local.

Há ainda a escavação com remoção de terra, quando é necessário encaminhar a terra para aterros. Já quando não é necessária a remoção de terra, esta é apenas realocada para partes mais baixas do terreno.

Pode ser que haja também, a necessidade de aterro, elevando o terreno. Quando há necessidade de aterro, geralmente há também, a necessidade de fazer a compactação do solo.

Assim, é utilizado um rolo compactador, que com seu peso e vibração comprimem o solo, deixando-o resistente e firme para receber o projeto.

Outro procedimento é a troca de solo, muito utilizado quando a terra local não é boa para a construção, não sendo firme o suficiente para suportar a obra que será desenvolvida.

Existem também, os terrenos com muita umidade, sendo necessário realizar a drenagem do solo, criando valas, em pontos específicos, para escoar a água.

​A segurança do local da obra

Quem está na fase da construção, sabe a importância que tem a segurança de uma obra, quando em local urbano, por exemplo, esses cuidados devem ser redobrados, evitando, por exemplo, que objetos caiam e machuque alguém que passa pelo local.

Por isso, o uso de tela alambrado é muito recomendado. Além disso, com a compra de tantos materiais, é preciso protegê-los contra furtos.

E mais uma vez, a tela alambrado auxilia neste ponto, sendo utilizada para fechar grandes áreas externas. Essas telas são usadas também para:

  • Agropecuária;
  • Indústria;
  • Residências;
  • Para proteger hortas.

Embora criado há mais de um século, por um fazendeiro nos Estados Unidos para cercar propriedades, o arame farpado, ainda é muito utilizado.

Servindo para delimitar espaço, possui muita leveza, capaz de cobrir muitas distâncias. No caso de uma obra, por exemplo, ao ser colocado, impede a invasão de pessoas, pois, é quase impossível passar por ele sem ferir-se.

Proteção do trabalhador

Agora, falando sobre a segurança do trabalhador, um importante instrumento é a linha de vida para trabalho em altura.

A linha de vida é a instalação de fitas ou cordas, que ligam-se ao cinto de segurança e ancoragens. Desta maneira, permite que o trabalhador atue de forma totalmente segura, sem correr riscos.

A linha de vida é indicada para trabalhos em altura, em que não há outro meio de proteção, sendo muita utilizadas em processos de manutenção de fachadas, telhados e a arremate.

Os produtos atuais, permitem que vários trabalhadores sejam ancorados a ela ao mesmo tempo, pois, podem suportar várias pessoas.

No mercado, há dois tipos de linhas de vida, de acordo com o uso. Há as temporárias, que podem ser montadas e desmontadas, dependendo da etapa da obra. E existe também, a que é fixa, permanecendo por todo o período da obra.

Para a total segurança do trabalhador, a linha de vida precisa ter a certificação do fabricante e também de instalação.

Muitas vezes é o próprio fabricante quem autoriza a instalação do equipamento. A equipe que instala deve estar totalmente capacitada para a ação e ter experiência com trabalho em altura.

Com os procedimentos corretos e pessoas especializadas, você garante a vida dos trabalhadores. Além disso, ao utilizar os equipamentos certos na obra, é possível agilizar todo o processo e assim evitar desperdícios.