Prevenção de acidentes em uma construção

Para construir e reformar é preciso, antes de mais nada, planejamento e certeza do que vai ser construído. Após isso, é de suma importância estar dentro do canteiro de obras para averiguar as etapas da construção. Isso é importante para outros serviços também, como a manutenção predial que precisa de objetividade e planejamento.

Mas, quando falamos de construção, falamos especificamente de trazer a segurança para esses ambientes, com o objetivo de que os trabalhadores estejam cientes da importância de trabalhar com equipamentos de segurança.

Esse artigo tratará de algumas questões relacionadas a segurança do trabalho dentro das construções civis, como a adesão a um sistema de proteção e combate a incêndio e também aos equipamentos de proteção individual.

Evitando acidentes dentro da construção

Como todo trabalho que é feito em grande escala ou que demanda certa expertise, é notável que muitos colaboradores deixam de lado a segurança, criando os chamados vícios.

Esses vícios, infelizmente, podem acarretar em acidentes na obra, por isso que falaremos sobre algumas dicas de como evitar esse tipo de problema.

Manter a obra sempre organizada

Um dos primeiros passos para que os acidentes sejam evitados é manter o ambiente da obra sempre organizado. Assim, com o canteiro organizado evita-se acidentes com materiais e objetos cortantes.

Por isso, que é imprescindível passar a mensagem a todos os participantes da obra, para que eles sempre deixem o canteiro organizado para o próximo dia.

Esteja atento às normas regulamentadoras

O segundo passo para que sua obra seja eficiente e segura, é estar atento às chamadas normas regulamentadoras. As normas regulamentadoras, popularmente chamadas de NR, servem obrigatoriamente para listar procedimentos acerca da medicina e da segurança do trabalho.

Assim, para cada procedimento há uma norma específica, no caso da manutenção eletrica, há a chamada Norma Regulamentadora 10, que trata da Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.

Já se for na movimentação de máquinas e equipamentos, é preciso verificar a Normas Regulamentadora 12. Portanto, cada etapa da obra tem uma norma que estipula como deverá ser feito tal serviço e de que forma apresentará melhor qualidade.

Tenha uma CIPA dentro da construção

A chamada Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é descrita na Norma Regulamentadora de número 5 e visa prevenir acidentes e também doenças do trabalho.

A CIPA é obrigatória e é composta por pessoas dentro da obra, principalmente empregados e empregador. Há algumas atribuições da CIPA como:

  • Identificar riscos nos processos produtivos;
  • Inspecionar situações do trabalho;
  • Divulgar informações sobre segurança e saúde do trabalho;
  • Verificar condições do ambiente.

Assim, a CIPA permite identificar se será necessário fazer a instalação de placa fotoluminescente rota de fuga, ajudará a verificar a validade dos extintores de incêndio e dentre outras contribuições.

Outras dicas para garantir a segurança da obra

Além das dicas acima, existem outras que são de suma importância para que a construção tenha a segurança necessária para ser desenvolvida, como:

Faça os colaboradores usarem os EPI’s na construção

EPI é o termo para designar os chamados equipamentos de proteção individual, e são obrigatórios por lei. Existem diversos tipos de equipamentos, cada um adequado para um tipo de serviço.

São equipamentos de proteção individual:

  • Botinas;
  • Capacetes;
  • Luvas;
  • Óculos de proteção;
  • Protetores auriculares;
  • Entre outros.

Para que a obra não venha a ter riscos, é imprescindível que o supervisor esteja atento quanto ao uso desses equipamentos pelos seus encarregados.

Em alguns casos, será necessário a adesão a palestras que explicam o uso necessário do EPI e como utilizar cada um dos equipamentos.

Treine os colaboradores

Outro ponto bastante importante para que acidentes sejam evitados dentro do canteiro de obras é o investimento em capacitação dos colaboradores.

Quanto mais qualificado for um colaborador, como técnico em iluminação, técnico em construção ou técnico em projeto de incendio, menor será o risco de acidentes, além de fazer com que a obra seja muito mais eficiente.

Faça o DDS (Diálogo Diário de Segurança)

O DDS não é obrigatório, mas é uma forma que ajuda os colaboradores a encontrarem o problema que pode causar riscos na construção.

É nada mais que um diálogo sobre as condições atuais do trabalho. Quase sempre são realizados por profissionais do chamado SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho).

Dessa forma, vimos que a construção dentro de uma obra é de suma importância, desde a aplicação de uma pintura intumescente até o levantamento de muro, tudo para garantir segurança e qualidade aos processos.