Portas e portões: as vantagens do aço
Grande parte da nossa rotina seria impensável sem o papel do ferro e do aço. Isso se torna ainda mais verdadeiro quando o assunto é segurança e acesso, pois esses materiais são imprescindíveis ao ramo de portas e portões.
Antes de falar um pouco mais sobre a área da serralheria, soldagem e marcenaria em geral, é preciso entender a diferença entre as propriedades químicas do ferro e do aço.
Principais diferenças entre aço e ferro
Aço é o nome dado a um grupo de ligas que contêm principalmente ferro e um máximo de 2,5% de carbono. Ademais, essa liga chamada de aço pode conter quantidades elevadas de muitos outros elementos, cujos principais são:
- O níquel;
- O cromo;
- O manganês;
- O molibdênio.
O fato é que os elementos de liga têm um alto impacto nas propriedades do aço, pois são eles que configurarão a pureza, a resistência e as demais propriedades do produto final.
De fato, hoje, já existem milhares de tipos diferentes de aço, cujas ligas variam amplamente em várias propriedades. Geralmente essa variedade é atingida na fase do endurecimento, do temperamento ou da normalização.
O resultado final é que o aço é sempre bem mais forte e resistente que o ferro, independentemente da liga que se faz nesse último. E por isso mesmo, o aço tende a ser indispensável em algumas aplicações.
Quando se fala em um portão de aço, ou em uma simples porta de correr feita em aço, de cara se entende tratar-se de uma demanda específica.
Como a da porta de aço manual, que substitui aquelas soluções de enrolar automatizadas, às vezes por questão de economia, outras por questão de aplicação, conforme ficará claro adiante.
As várias aplicações do aço
Como dito, a maioria dos ferros comerciais contêm várias “impurezas”, as quais acabam se combinando com o ferro durante o processo de produção. Entre elas está a do carbono, que forma de 2% a 4% do ferro.
Lembrando que o ferro puro é bastante macio e enferruja rapidamente, razão por que não costuma ser aplicado em alguns setores.
O aço, por sua vez, é uma liga eficiente de ferro e carbono. Graças à sua alta tenacidade e resistência ao desgaste, costuma ser usado na aplicação de ferramentas.
Quando apresenta baixa liga, é principalmente utilizado como barras de reforço em concreto armado e aplicações semelhantes na construção civil.
Quando se fala em baixa fricção e alta tenacidade, ele é ideal para aços de apoio na indústria, bem como para aços de mola e até suspensões automotivas. Quando se fala em aço inoxidável, trata-se de um material que apresenta propriedade de alta resistência à corrosão.
Assim, existem inúmeros subgrupos de aços, abaixo seguem apenas alguns exemplos mais práticos:
- Ferramentas: laminadores, forjadores, moldes de fundição;
- Construção: barras de reforço, vigas, caibros e sapatas;
- Indústria: rolamentos, retentores, molas e suspensões;
- Aços inoxidáveis: talheres, corrimões de escadas; etc.
O setor dos portões de enrolar
A aplicação de ferro ou aço tem tudo a ver com a resistência que se espera do material, bem como com o tipo de exposição que ele sofrerá, a qual pode ir das intempéries da natureza até reações químico-industriais.
Mas também pode ter a ver com o tipo de manipulação pela qual um equipamento ou acessório passará durante sua vida útil, como no caso dos talheres, que exigem o aço inoxidável devido à exposição do material a líquidos e meios úmidos.
Na área da serralheria, uma das pesquisas mais comuns diz respeito ao portão de enrolar automático preço e demais condições. A maior vantagem desses portões está na praticidade e até na parte estética, aspecto que o afasta de aplicações mais industriais e rústicas.
De fato, o portão de enrolar é indicado para as seguintes aplicações:
- Empresas;
- Garagens;
- Restaurantes;
- Lojas de rua;
- Lojas de shopping;
- Oficinas, etc.
Geralmente, ele é feito em alumínio, que é uma liga que garante beleza e leveza física, o que não compromete, por exemplo, o funcionamento do motor que faz o portão enrolar automaticamente.
Não à toa, outra pesquisa bastante comum na área remete a manutenção de porta de aço de enrolar. Por tratar-se de um produto feito em matéria-prima bem acabada, é natural que a manutenção precise ser bem feita.
Nesse caso, o que se indica é a prática da manutenção preventiva, que visa a evitar que os problemas ocorram. Em vez de se recorrer apenas à chamada manutenção corretiva, que é aquela operada sobre um defeito já apresentado.