Portas de madeiras trazem mais elegância para a casa

Seja como porta de entrada da residência ou no interior, como forma de separação entre cômodos, a porta e o batente de madeira compõem também a decoração, podendo ditar todo o estilo que irá definir o ambiente.

As opções de madeira são as mais variadas, e suas características definem para quais os tipos de portas, ambientes e condições climáticas elas devem ser usadas.

Utilize outros itens para sua porta

Para cobrir imperfeições da estrutura em que se encaixa ou da porta, o batente de madeira funciona de modo a contribuir para o bom funcionamento de toda estrutura.

Confeccionado de acordo com o estilo da porta, dá ao ambiente charme e utilidades como:

  • Amortecimento de batidas da porta direto na estrutura da casa, aumentando a vida-útil da porta e da pintura;
  • Os batentes para porta de madeira são ótimos isolantes térmicos e acústicos, bem recomendados para ambientes que possuem ar condicionado – quanto melhor as condições do ambiente, melhor o funcionamento dos equipamentos e sua durabilidade.

Qual modelo de porta utilizar?

Do modelo tradicional aos obtidos com as técnicas mais modernas, se a porta estará em ambiente com proteção contra Sol ou chuva.

Ou se o local é seguro ou se precisa de uma barreira física, com maior resistência, escolher a porta de madeira para entrada da residência, exige uma análise mais criteriosa do que apenas a estética.

Os tipos de portas possuem variedades, de acordo com o espaço disponível e com o orçamento.

Já que o modelo utilizado para as portas, devem estar de acordo com a linha de desenho inicial, evitando conflito de estilos nas peças escolhidas, no caso de reformas.

  • A porta de folha tradicional é o modelo mais comum comercializado. Apenas uma lâmina e as dobradiças ficam expostas pelo lado interior;
  • A porta duas folhas se abre em duas partes, por exigir um espaço maior, é mais usada em casas do que apartamentos;
  • A porta pivotante não possui dobradiça, e se abre através de um pivô fixado no chão e na parte superior da estrutura.

Esse modelo, permite a escolha entre abrir para fora ou para dentro do imóvel.

Na dúvida, quando o espaço é pouco, a chance de escolhê-la pode ajudar bastante. A largura mínima adotada para esse modelo de porta é de 80 cm, algumas chegam até 160 cm. Já a altura padrão, é de 210 cm, sendo adaptável conforme cada projeto.

  • A lisa de uma folha é o tipo de porta de madeira interna, com o uso mais tradicional. De madeira ou MDF, com a opção de ser oca por dentro (o que pode vir a ser econômico na hora da aquisição), e não possuir relevo decorativo.

A variação de cor que o verniz pode trazer torna essa peça de uso muito singular.

  • A porta com desenho de uma folha, como o nome diz, é a que tem trabalhos em relevo na madeira.
  • Porta camarão, mais destinada a espaços reduzidos pois, a abertura é sobre um trilho dobrável, de modo que uma folha se sobreponha à outra.

Recomendada para divisão de ambientes, pode variar em trabalhos lisos, detalhes na madeira ou com vidro – o que pode atuar também na luminosidade do ambiente.

  • Porta sanfonada é constituída de folhas pequenas e dobradas, como uma sanfona. Muito utilizada em locais onde o espaço é reduzido – encontra-se esse tipo de porta produzida em vários outros materiais.
  • A porta saloon ou também chamada de bang bang, é o estilo de porta utilizado apenas para delimitar os espaços – não possuindo fechadura. Sua utilização é maior em bares e em cozinhas.
  • A porta veneziana é a que possui entradas de ar, sua utilização acontece mais em banheiros, sacadas, despensas e, no geral, em ambientes fechados.

O estilo de sua montagem, permite que a entrada de ar seja constante, privilegiando uma melhor circulação de ar no ambiente.

  • Porta de correr, com modelo embutido na parede ou de trilhos, com uma única folha ou o de duas, é um modelo que também promove economia de espaço, contribuindo com a elegância na decoração.

As opções de modelos de portas são enormes e a dúvida sobre qual escolher sempre surge.
Estar atento às reais condições de utilidade, espaço e durabilidade, pode ajudar na hora de decidir.

Os modelos, como as portas mais altas, largas e imponentes, quando escolhidas para as entradas da residência, apresentam requinte e charme, como um toque único, além de ser uma escolha marcante para a entrada principal.

No interior da casa, as portas mais funcionais e com ocupação de menor espaço, podem vir a cair melhor e, ainda assim, serem capazes de manter todo o estilo e elegância que sua casa merece.