Pontos importantes para uma construção
Uma construção é composta de muitas etapas que vão desde o georreferenciamento de imóveis urbanos até planejamento arquitetônico fundamental para o desenvolvimento do orçamento e das etapas que se seguirão.
Deste modo é muito necessário prestar atenção nesses detalhes. Para que uma obra tenha sucesso é preciso sempre identificar o que será utilizado e o que não será.
Assim, é possível construir um projeto que será bem executado e que traga os resultados esperados, tornando possível também saber se será preciso recorrer ao aluguel de rolo compactador pequeno ou de betoneiras.
Neste artigo abordaremos os mais diversos componentes presentes em uma indústria bem como o que é preciso para que o projeto seja elaborado. Conhecer esses aspectos é muito importante para a compreensão de como uma obra funciona.
Os materiais para a construção
Para que uma obra comece a ser executada, ela precisa ter os elementos certos para isto. Esses componentes são conhecidos por materiais de construção.
Esses materiais são insumos utilizados para todas as etapas da obra e da construção de muitos tipos de projetos como:
- Pontes;
- Reformas de casas;
- Estradas;
- Prédios.
Os materiais de construção são diversos e são tanto naturais como a areia, a pedra e a água como obtidos por processos industriais tanto físico como químico, como no caso dos cimentos, tábuas, portas, tubos, argamassa de regularização de piso e conexões hidráulicas.
Por conta disso os materiais de construção são divididos em funções. Os de primeiro tipo são aqueles utilizados para vedar e fechar os ambientes, como as portas, janelas, tijolos.
Os do segundo tipo tem o objetivo de proteger, aumentar a durabilidade da obra e trazer beleza ao espaço, estão incluídos aqui os pisos, revestimentos e tintas.
Os de terceiro tipo são aqueles responsáveis pela parte mais “bruta” da obra e são responsáveis pelo suporte de cargas da edificação e da transferência de cargas para o solo.
São chamados de materiais estruturais e possuem alguns tipos de materiais como armações de aço, concreto, estruturas metálicas e blocos estruturais.
Falaremos de dois tipos de materiais que são bastante encontrados nos canteiros de obras.
O primeiro deles é o cimento que consiste em um tipo de aglomerante ativo e hidráulico que é resultante do cozimento de variados tipos de calcários, tanto naturais como artificiais. O cimento foi desenvolvido por Joseph Aspdin em Portland em 1824.
É um dos materiais mais usados nas construções civis e são de fundamental importância para a construção das fundações e estruturas, além de ajudar no assentamento de blocos e revestimentos.
Já o concreto é um material muito usado e obtido por meio de uma mistura, por isso é chamada popularmente de massa.
A mistura é feita com cimento, água, areia, pedra brita e outros aditivos. Esse material, geralmente, é preparado dentro do canteiro de obras em uma betoneira ou comprado pronto.
É usado para a fabricação de calçadas e também para grandes estruturas, seja de saneamento básico, seja de prédios, casas ou pontes.
Por isso, vimos que os materiais de construção são muito usados e muito necessários para o desenvolvimento de qualquer projeto.
Os projetos arquitetônicos
Para que os materiais sejam usados de forma correta e adequada é preciso desenvolver projetos arquitetônicos. Os projetos arquitetônicos são feitos por profissionais qualificados e que estão preparados para analisar o seu desejo e buscar referências para que quer construir.
O escritório de arquitetura ou engenharia que realizará seu projeto levará em consideração vários aspectos como o tamanho do terreno o orçamento depreendido, entre muitos outros pontos. Com isto ele fará esboços sobre o projeto e apresentará ao cliente.
Aprovado os esboços os profissionais então desenvolvem vários tipos de produtos como planta baixa, planta humanizada, imagens em 3D e também ambientes internos.
Com isto em mãos é hora de fazer os projetos complementares como os hidráulicos, os elétricos, os de internet, entre muitos outros.
Saber como será a obra é fundamental para que as etapas sejam bem supervisionadas e estruturadas.
Assim, vimos que é muito preciso que uma obra esteja atenta aos tipos de materiais de construção que serão utilizados bem como o uso de um projeto arquitetônico que levará em consideração muitos pontos. Esses pontos são necessários e fundamentais para o desenvolvimento de uma construção segura.