Pense na manutenção dos condomínios
Viver em condomínio é estar também em comunidade. Os condomínios fechados podem variar desde casas até um conjunto de prédios. O que esses locais têm em comum é um elevado índice de pessoas convivendo junto, em um mesmo local, baseado em algumas regras.
Quem dirige um condomínio é um síndico, que pode ser um profissional a partir de uma administradora de condomínios, ou também um morador do local.
Para que o síndico saiba administrar bem o local é importante que ele tenha algumas noções de administração, contabilidade e acessos fiscais dos gastos e elementos que precisam ser gastos em um condomínio.
Para isso, o síndico pode contar também com a ajuda e apoio de um administradora de condomínios, que fica responsável por ações mais burocráticas. O síndico administra o dinheiro que entra com os valores cobrados pelo condomínio e sua manutenção.
Falando sobre manutenções, é fundamental que elas sejam feitas de forma preventiva, para evitar acidentes. Além disso, existem outras ações e melhorias que podem ser incorporadas em um condomínio para tornar o local ainda mais agradável.
Dentro desse aspecto, é importante ressaltar que é necessário realizar algumas orientações com os condôminos para verificar se todos aprovam essas medidas e mudanças a serem realizadas.
Nesse artigo, separamos alguns elementos que precisam de manutenção em um condomínio e outros elementos que podem ser incorporados. Confira!
Manutenção de condomínios
Vários elementos em uma residência necessitam de manutenção. Um deles, diz respeito às instalações hidráulicas no local, em especial, com foco no saneamento básico (que visa a chegada da água e o deslocamento do esgoto para uma estação de tratamento).
Alguns condomínios apresentam uma estação de tratamento de água e esgoto compacta. Seja como for, o ideal é verificar se essas instalações hidráulicas estão corretas, com o objetivo de tornar o local ainda mais seguro no que se refere ao serviço de saneamento.
Outro aspecto que precisa de manutenção e revisão diz respeito aos elevadores, que precisam de uma manutenção preventiva em sua cabine, botões, centrais de acionamento e cabeamentos, assim como o AVCB para condomínio horizontal.
O AVCB é um auto de vistoria emitido pelo Corpo de Bombeiros que afirma que o local conta com condições de combate a um incêndio. Esse laudo tem prazo de validade e precisa ser renovado. Os prédios são obrigados a ter esse laudo em dia.
Outro detalhe importante é pensar na manutenção gas encanado. Muitos condomínios contam com o serviço de gás encanado e por isso, é fundamental verificar se não existem vazamentos no local que possam causar danos como incêndios e até mesmo, a morte.
Outros elementos a acrescentar
Já que falamos sobre o aspecto da manutenção dos condomínios, é importante ressaltar que é necessário modernizar o local. Isso pode ser feito por meio de algumas ações como a reforma do local, principalmente, da fachada.
Para isso, é importante buscar por uma empresa que comercialize os materiais de construção, com o objetivo de tornar o local ainda mais bonito e sofisticado.
A fachada é a entrada do prédio e ela deve ser moderna, pois com o passar dos anos, os fatores externos como sol e chuva acabam atrapalhando a pintura e ocasionando desgastes.
Por isso, é fundamental realizar uma reforma, não somente da fachada e da portaria mas também pensando em reformas condominiais.
Dentre as principais reformas que podem ocorrer em um prédio, podemos destacar:
- Reforma da pintura;
- Reforma com a troca de pisos;
- Reformas hidráulicas;
- Reformas elétricas;
- Modernizando a recepção do condomínio.
Outro detalhe bastante importante diz respeito à cobertura para carros. Muitos condomínios possuem carros e estacionam em uma vaga disponível no condomínio.
É fundamental contar com uma cobertura na garagem para proteção desses veículos. Isso significa aumentar a vida útil dos automóveis e proporcionar uma proteção diante do sol e da chuva.
Por isso, é importante buscar por essa cobertura que pode ser desde lona até as coberturas em policarbonato, que são altamente versáteis, resistentes e fáceis de instalar.
Ainda falando sobre a portaria, os procedimentos de reforma devem visar também a segurança do local. O prédio precisa contar com um serviço de portaria, instalação de câmeras, assim como cerca elétrica e alarmes, para garantir um maior bem-estar.
Outro elemento importante é uma cancela para portaria que realiza o controle da entrada e saída tanto de veículos como de pessoas no local. Essa é uma forma de tornar o local mais seguro e agradável para se viver.