Passo a passo para o planejamento de uma piscina
Ter uma área de lazer com piscina em casa, é um sonho que muita gente tem, não à toa já que oferece bem estar e diversão para a toda a família e amigos.
Muitas pessoas acreditam que esse sonho é quase impossível, por conta dos custos de manutenção e construção da tão querida piscina.
Mas, a questão é que o investimento vale bastante a pena, se você souber exatamente quais os passos para conquistar esse sonho.
Como começar o planejamento antes da obra?
Primeiro, é importante saber que existem diversos materiais e tipos de piscinas que podem ser utilizados.
Por isso, o mais correto é que se tenha em mãos todas as medidas da área em que a piscina será instalada e do espaço que será utilizado.
Dito isso, o passo mais importante para construir sua piscina é o planejamento, que contribuirá para resolver quase todas as questões da instalação do objeto. Sem um bom planejamento tudo pode dar errado.
Feito o planejamento e a escolha da piscina, é hora de saber se será preciso fazer uma escavação, que é quando a obra realmente começa.
A importância da escavação
A escavação é a abertura do solo para receber a piscina, junto com essa parte, é feito também a drenagem e escoramento.
Essas etapas, vão garantir uma boa estrutura e segurança para as paredes da piscina. Caso não haja a possibilidade de fazer escavação, é possível optar pelos modelos de piscina elevada.
Esta que também podem ser feitas com a piscina de fibra. Existem muito modelos e inspirações para esse tipo de piscina, que acabam se tornando um elemento de destaque na arquitetura e decoração da casa.
Caso seja mesmo preciso a escavação, é necessário unir essa etapa junto com as instalações hidráulica e elétrica, que devem ser feitas antes da construção das paredes da piscina.
Essa é umas das partes mais importantes, pois a parte hidráulica é o coração da piscina e, se for feita de forma errada, pode acabar gerando dores de cabeça no futuro.
Depois da estrutura do solo e da água preparados, é hora de começar a construção das paredes e do piso.
Ainda que utilize a piscina de fibra é preciso fazer essa preparação, pois a pressão e os efeitos naturais da terra podem causar danos nas estruturas da fibra.
A partir daí é feita a impermeabilização, que irá proteger a piscina das ações da água, interna e externa.
O que utilizar no acabamento?
O acabamento, apesar de parecer o fim, é uma etapa anterior deste, em que são instalados os revestimentos da piscina, você pode escolher entre cerâmica ou pastilhas, ficando a critério de cada pessoa.
Por último é feito a montagem da bomba dos filtros e, finalmente, o enchimento da piscina, que ficará pronta para o uso.
Encerrando a etapa das obras, é preciso pensar no que fica na superfície da piscina, que apesar de trazer muito lazer, pode ser perigosa quando se tem crianças em casa.
Pensando nisso, é importante alertar para a necessidade de adquirir uma capa para piscina. Uma novidade no mercado de coberturas de piscina, é o enrolador de capa de piscina.
Automáticos ou manuais, eles auxiliam bastante na hora de cobrir as piscinas sem muito trabalho para os donos.
Existem também vários tipos de capa que podem ser encontradas.
As flutuantes ficam, cada vez mais, famosas entre os consumidores, devido a sua praticidade e segurança, feitas com um material mais resistente, podem suportar o peso de uma pessoa adulta na sua superfície sem afundar.
Podem-se encontrar capas flutuantes a venda por preços no mínimo de R$250,00, mas se for com o equipamento de enrolador, o preço pode aumentar devido às instalações.
Nesses casos, o melhor é solicitar um orçamento com a empresa ou o lojista. Um item que não pode ser esquecido é a limpeza, manter a piscina limpa é fundamental para aproveitá-la ao máximo.
Você mesmo pode providenciar a limpeza ou contratar um profissional, mas é interessante saber que existe curso para limpeza de piscina, alguns até gratuitos, oferecidos para fazer o serviço corretamente.
Se não quiser optar por um profissional, você pode se aprimorar por meio do curso e limpar sua própria piscina.
Mas lembre-se de que, muitas vezes, é necessário o uso de equipamentos que você pode não possuir. Não mais, é só aproveitar bastante esse objeto tão prazeroso que é a piscina.