Para atender demanda, construtoras investem em tecnologia
Os empreendimentos imobiliários têm crescido exponencialmente. As incorporadoras e construtoras têm trabalhado, junto com governos municipais e estaduais, para poder oferecer à população projetos que atendem a todas as classes sociais.
Isso inclui desde os moradores periféricos, que precisam sair de uma situação de risco, vivendo em barracos, nas comunidades, até parte da sociedade que pode investir em apartamentos, em condomínios residenciais, que oferecem mais do que apenas uma moradia.
Para ambos os casos, ter uma casa própria significa fugir de aluguéis, não ter que despender uma verba, que pode ser direcionada para o pagamento de algo adquirido de forma honesta, com o suor do próprio trabalho.
Com a criação de diversos bairros projetados, o crescimento de oferta de trabalho e centros comerciais têm sido um ponto positivo para a sociedade, que também cresce economicamente e aquece o mercado, em diferentes setores.
Para atender a alta demanda, a tecnologia tem sido empregada na construção de casas e apartamentos, assim como materiais que atendem, de maneira satisfatória, a criação de quartos, cozinhas, áreas de serviço, salas e banheiros, para que os moradores se sintam confortáveis e em segurança.
Menor tempo de construção com construtoras
O tempo de espera para que uma pessoa possa ter a casa própria dependerá de diversos fatores. A ajuda de custo promovida por governos, a ideia de expansão territorial, o crescimento das cidades, e o próprio investimento do comprador está entre estes fatores.
Para diminuir o tempo de entrega, as construtoras têm utilizado diferentes materiais, que substituem, de modo satisfatório, a argamassa feita de cimento, tijolo, pedra e areia.
A placa de drywall está presente em diversos empreendimentos imobiliários, por sua versatilidade e fácil modelação.
As características deste material promovem um canteiro de obras mais limpo, e que pode se adequar aos mais diferentes projetos da construção civil. Além disso, pode-se destacar outros atributos, que justificam o uso, como:
- Material resistente e de adaptação fácil;
- Aplicação de repelentes de umidade;
- Projetos reforçados de móveis e suportes;
- Divisórias internas com conforto acústico.
Este material é fabricado com uma placa de gesso acartonado, permitindo que os projetos sejam adaptados para a divisão de cômodos e, até mesmo, para a organização em espaços como quartos, criando-se closets exclusivos.
Construções que contam com um espaço maior, onde outros ambientes podem ser criados, este tipo de material pode ser instalado para a criação de escritórios, e a colocação de porta e janela é permitida.
É preciso atentar para que as áreas externas sejam protegidas contra a umidade e a água, assim como a adaptação em ambientes como banheiro, cozinha e área de serviço.
As placas verdes, como são conhecidas as placas com hidrofugantes, são protegidas contra o vapor da água do chuveiro, respingos e derramamentos.
Para garantir maior conforto dos moradores, as construtoras utilizam isopor para isolamento térmico e acústico, permitindo a estabilidade de temperatura e absorção de sons externos.
Produto para ajudar no acabamento
A criação de diferentes projetos dependerá do espaço disponível, e do capital que será investido. A criação de suportes e móveis com as placas de drywall precisam de um acabamento fino, até mesmo para que não fiquem pontas afiadas em exposição, podendo causar um acidente.
O mercado da construção civil dispõe de diferentes materiais, para serem utilizados no acabamento. Entre estes materiais, está a fita de borda, que pode ter em sua produção uma linha ecológica, fabricada com materiais reciclados, mas também é possível encontrar em PVC.
A aplicação sobre móveis serve para dar um acabamento a móveis e suportes, em uma casa ou escritório, criando um espaço delicado e aconchegante.
É possível encontrar em diferentes cores e texturas, aproximando às característica da superfície onde é aplicada, como a madeira, por exemplo. Uma solução eficaz, e que pode ser realizada de forma rápida.
Segurança para pátios e ambientes
Nas obras voltadas para grande circulação de pessoas, o uso de piso industrial de concreto é uma das melhores soluções encontradas pelas construtoras.
Por suas características de resistência e versatilidade, este tipo de piso é utilizado em espaços externos, como áreas comuns de condomínios, garagens e passeios.
As escadas de acesso a apartamentos também recebem este tipo de material, pois podem ser comercializados em placas, e adaptados adequadamente, com altura e largura ideal.
Dentro de casas e apartamentos, o piso industrial epoxi ganha destaque, pois apresenta fácil instalação, e possibilidade de aplicação de cerâmicas e outros materiais utilizados em ambientes fechados, além de garantir a segurança dos moradores.
A engenharia e arquitetura têm acompanhando a evolução na construção civil, e para que as pessoas possam viver dignamente, estão buscando novas formas de construção, que se mostram adequadas e eficientes. O progresso não para, e a sociedade precisa acompanhar.