Os modelos de porta que você pode precisar em casa

As portas de uma casa passam longe de ser apenas um item estético. Elas influenciam diretamente no conforto e, sobretudo, na segurança da casa. Por isso, devem ser escolhidas com cuidado, pensando no conjunto de suas características.

Para facilitar esse processo, este artigo reúne informações sobre modelos de porta que podem fazer toda a diferença na sua casa.

Material e modelo

O material mais tradicional para portas é a madeira, que domina esse mercado. Entretanto, existem outras opções muito interessantes para a sua casa. Além disso, inovar nesse sentido pode fazer toda a diferença.

Um ótimo exemplo disso é a Porta de madeira de demolição. Ainda que seja feita com esse material tradicional, a sua estética é completamente diferente.

Como a madeira é reciclada de demolições, então, seus tipos variam de acordo com a madeira da construção. O tipo mais popular é a peroba rosa, oriunda da região Sul do país, onde era amplamente usada na construção de residências.

Com a mudança para a alvenaria, as demolições das casas de peroba rosa são frequentes.

Algumas madeiras de demolição possuem a aparência mais rústica, mostrando manchas causadas pelo tempo e marcas (como as de prego) na madeira. Essa opção é muito valorizada pelos amantes do estilo rústico, que procuram por uma aparência mais bruta e buscam associações com o campo, com a zona rural, com o período colonial.

Para quem deseja um estilo mais moderno e minimalista, o vidro é uma opção excelente.

Uma Porta de vidro de abrir acaba não sendo a melhor opção para a entrada da casa, sendo uma escolha mais rara. Isso por conta da transparência do vidro, conferindo pouca privacidade (embora existam vidros translúcidos e opacos).

No entanto, a opção torna-se cada vez mais popular no interior da casa.

A principal vantagem do vidro é que ele permite a passagem de luz. Isso resulta em economia de energia, sobretudo se as paredes forem pintadas de cores claras, que refletem mais a luz.

Essa é uma ótima opção para varandas e para a porta que liga a casa à área externa, permitindo que o jardim e a paisagem façam parte do ambiente.

Independente do material escolhido, existe uma série de modelos de porta que podem ser usados em uma casa.

Uma simples porta de madeira de uma única folha pode ser discreta e não influenciar tanto na decoração, mas os modelos mais ousados podem virar protagonistas. Alguns dos modelos de porta mais populares são:

  • Porta de duas folhas;
  • Porta de correr;
  • Porta camarão;
  • Porta pivotante;
  • Porta veneziana;
  • Porta saloon;
  • Porta sanfonada.

Uma Porta de vidro de abrir para sala com duas folhas pode funcionar como uma espécie de parede transparente na casa, conferindo modernidade ao local.

A porta pivotante é grande e gira em volta do próprio eixo, chamando a atenção. É perfeita para quem deseja utilizar a madeira, mas tem vontade de inovar.

Quando há necessidade de ventilação, pode-se usar uma porta veneziana, uma porta repleta de frestas, que também permite a passagem de luz, mantendo a privacidade.

Já a porta saloon é conhecida pelo ambiente country, ícone em filmes com bares do Texas. É um verdadeiro item decorativo.

Vantagens da porta anti-ruído

Uma Porta anti ruido bloqueia os sons externos e isso é especialmente valioso nas grandes cidades. Os sons do trânsito, de aviões passando, de animais, músicas, pessoas, obras que acontecem perto da casa, tudo isso pode afetar a qualidade de vida dos moradores.

É fato que adormecer em local silencioso aumenta a qualidade de sono, mostrando os benefícios na vida pessoal e profissional de estar resguardado da poluição sonora. Além disso, uma Porta acustica residencial leva mais segurança para você e para sua família, sendo mais resistente.

Tanto as janelas quanto as portas devem possuir essa característica para um ambiente interno mais agradável. As conversas serão mais tranquilas, o volume da televisão poderá ficar mais baixo, os animais de estimação ficam mais tranquilos. Tudo isso faz o Porta a prova de som preço ser considerado baixo.

Em conclusão, existem diversas opções de portas para uma casa. Para uma escolha assertiva, considere o conforto termoacústico, a necessidade de luz solar na casa, a importância de uma porta mais segura, a durabilidade em relação ao custo e, claro, a estética.

O objetivo é que a porta colabore para um ambiente mais bonito e mais confortável. A combinação de materiais e o modelo escolhido tem o poder de transmitir o conceito esperado.