Os equipamentos usados nas construções e obras

Os trabalhos no setor de construção civil demandam o uso de inúmeros equipamentos e máquinas, que são responsáveis por uma infinidade de atividades, como a movimentação de materiais e cargas, transporte de outros maquinários, bem como agilidade no desenvolvimento das obras.

Por esse motivo, ao executar qualquer projeto de construção, esses itens devem estar previstos, bem como as suas principais tarefas executadas.

Além disso, os equipamentos na construção civil ajudam a minimizar o tempo da obra, contribuindo para uma maior produtividade do setor.

Mais do que isso, com o uso dos itens adequados, é possível reduzir os acidentes de trabalho, já que as máquinas e equipamentos oferecem proteção aos colaboradores da obra, que não precisam executar trabalhos manuais, como o carregamento de cargas muito pesadas.

Carregamento, transporte e movimentação de cargas

Um dos principais equipamentos usados na construção civil, mas também em outros setores, é a empilhadeira.

De modo geral, ela é usada para carregar e descarregar cargas, materiais e mercadorias em operações logísticas, em especial, nas tarefas difíceis de serem realizadas somente por operadores, pois tratam-se de cargas pesadas.

Além disso, as empilhadeiras não só ajudam na facilidade dos trabalhos, mas também na velocidade dos processos.

Elas podem ser encontradas em vários modelos, como:

  • A empilhadeira manual;
  • A empilhadeira elétrica;
  • A empilhadeira a combustão;
  • A empilhadeira a gás;
  • A empilhadeira a diesel.

O modelo do equipamento irá depender muito do tipo de trabalho a ser realizado. Em todo o caso, as empilhadeiras com funcionamento por combustível (gás, diesel e combustão) são recomendadas para ambientes abertos, para evitar a intoxicação dos colaboradores dentro do espaço de trabalho.

Fora as empilhadeiras, outro equipamento comum na indústria e na construção civil é a paleteira manual.

Ela é muito popular em pequenos e médios estoques de empresas, pois, ao contrário das empilhadeiras motorizadas, o equipamento não necessita de um operador de empilhadeira devidamente especializado.

Com operação simples, as paleteiras também são responsáveis pelo carregamento e descarregamento em operações logísticas.

Para trabalhos mais pesados, até mesmo para as empilhadeiras, recomenda-se o caminhão munck.

Também chamado de guindauto, a máquina é utilizada na movimentação de grandes cargas, como containers e outros elementos que auxiliam na construção civil.

Outra vantagem dos muncks é a possibilidade de transporte em longas distâncias, por isso, também é usado no transporte de máquinas industriais.

O aluguel de equipamentos para construção civil

Embora todas as vantagens de operar as atividades da construção civil e da indústria com as máquinas e equipamentos citados anteriormente, a aquisição desses itens é dispendiosa, justamente por conta da complexidade do maquinário e o tamanho.

Por esse motivo, uma alternativa extremamente vantajosa para quem deseja economizar é optar pela locação de máquinas e equipamentos para movimentação de cargas.

Além da economia em relação à compra, a locação traz muitos outros benefícios, como a possibilidade de uso somente por tempo determinado.

Quer dizer, ao realizar o aluguel de guindaste para uma obra, o locatário poderá usar o equipamento somente durante a execução da obra e, quando finalizada, poderá devolver o guindaste para a empresa responsável pela locação.

Desse modo, não há preocupação com o posterior armazenamento das máquinas e equipamentos.

Vale ressaltar que, ao optar pelo aluguel, o locatário também conta com a vantagem de ter em mãos um equipamento totalmente revisado, com manutenção em dia.

Além disso, é possível escolher entre os diversos tipos de máquinas disponíveis. Ou seja, ao fazer a locação de guindaste, o locatário pode escolher a capacidade do equipamento, o modelo e a finalidade da máquina.

Outro ponto bastante vantajoso diz respeito à assistência técnica desses equipamentos. Em geral, as empresas responsáveis pelo aluguel fornecem todo o tipo de atendimento aos seus clientes, incluindo a manutenção corretiva em casos de falhas, problemas ou, até mesmo, a substituição completa da máquina/equipamento.

Dessa forma, o cliente tem um respaldo do seu negócio, tendo a segurança contra erros e possíveis dificuldades.

Finalmente, as empresas responsáveis pela locação de máquinas, equipamentos e outros itens para a construção civil e indústria têm uma boa experiência de negociação com os clientes.

Sendo assim, é possível discutir a questão dos preços e das especificações em contrato, para que haja vantagens para o cliente e para as locadoras.