Opções para decorar a janela da sua casa
Uma das principais preocupações que temos quando nos mudamos para uma nova residência, seja ela uma casa ou um apartamento, é em relação a como decorar os espaços.
Não basta escolher os móveis, os acabamentos para as estruturas e os demais componentes apenas por uma questão de gosto na hora de decorar, devemos estar atentos também com as suas funcionalidades e com a combinação, para que os componentes escolhidos criem um ambiente ordenado, organizado e vistoso.
É natural que os cômodos tenham, por exemplo, janelas. As janelas têm função importante em qualquer espaço, permitindo que o ambiente seja arejado, e possibilitando a entrada de iluminação natural nos cômodos.
Dessa forma, a escolha para os aparatos da composição de uma janela é importantíssima e esse será o foco do nosso texto.
Funcionalidade dos itens decorativos
Existem diferentes tipos, tamanhos e formatos de janelas, sendo que cada uma é instalada de acordo com o cômodo em que está inserida. Dessa forma, a compra de uma cortina ou uma persiana para sala se torna imprescindível.
Esses itens são fundamentais para que possibilitem que as janelas se mantenham abertas, arejando e ventilado o espaço, mas fazendo com que a iluminação natural vinda do sol seja atenuada.
Em outros cômodos, como os quartos, essa instalação também pode ser importante, para fazer com que o ambiente se mantenha confortável sem que haja uma forte iluminação invadindo o espaço.
A seguir, passaremos a apontar alguns exemplos e daremos dicas sobre tipos de cortinas e persianas que podem ser úteis de acordo com cada cômodo.
Tipos de cortinas para decorar
Como são os principais cômodos das residências, o foco dos nossos apontamentos será a escolha de cortina para sala grande. As salas costumam ser ambientes bastante espaçosos, naturalmente, às janelas acompanham essa extensão.
Por isso, é normal que a iluminação natural entre no espaço de forma abundante. Dependendo da quantidade de luz solar, ela pode atrapalhar as atividades e aumentar excessivamente a temperatura do ambiente, por isso é importante escolher as cortinas e persianas adequadas.
A diferença básica entre esses dois componentes, é que a persiana garante maior controle da luminosidade, já que são fabricadas de itens como alumínio, madeira ou PVC, recomendada para o uso, principalmente, nas salas.
Enquanto a cortina também pode ser utilizada para controlar a iluminação com menor potência, mas em contrapartida é bastante versátil e com ampla variedade de tecidos, podendo ser usadas nas salas, banheiros, quartos, cozinhas e quaisquer cômodos.
Conheça alguns modelos de cortinas muito usuais e que podem ser aplicadas nos cômodos da sua residência:
- Cortina Rolo;
- Cortina Blackout;
- Cortina Romana;
- Cortina Painel;
- Cortina de Sarja.
Vantagens o uso de persiana
Como explicamos, a variedade de tipos e tecidos de cortina são maiores do que os de persianas. Podemos encontrar os tipos mencionados na lista que podem ser confeccionados por diferentes tecidos como sarja, linho, voil, seda e outros.
Além disso, as cortinas podem ser aplicadas de maneira vertical e horizontal, enquanto você encontra apenas persiana vertical tecido, com tipos bastante reduzido.
Essa diferença grande nos tipos de tecidos se dá, principalmente, pelo material que ambos são confeccionados e pelas suas funcionalidades. As persianas têm função mais determinada, que é o controle da luminosidade do espaço.
Dessa forma, uma escolha bastante importante que você pode fazer para o uso nas janelas da sala, por exemplo, é escolher uma persiana sob medida, facilitando a decoração do ambiente.
Decorar usando telas
Outra aplicação que pode ser feita em espaços como as janelas, e é uma ideia bastante comum e inclusive obrigatória em alguns espaços, como prédios, é a instalação de telas para janelas.
Esse equipamento serve para impedir, por exemplo, que as pessoas, principalmente, crianças pequenas, e também de animais de estimação, se penduram e caiam das janelas enquanto elas estiverem abertas.
Existe, também, a tela de mosquiteiro para janelas, que é montada com a função de impedir que insetos, como os mosquitos, entrem nos espaços e incomodem os moradores.
Aplicações tecnológicas
O foco do nosso texto foi abordar, principalmente, os itens que podemos instalar nas janelas. A função primordial desses itens, como as cortinas e persianas, é controlar a luminosidade externa, atenuando a entrada de luz natural nos espaços.
No entanto, em horários noturnos, as residências devem ter uma composição adequada de iluminação artificial, para que as pessoas possam executar suas atividades de maneira segura.
Uma dica que damos para o controle dessa luminosidade artificial e também de outras ações que envolvem tecnologias e equipamentos eletrônicos, é criar um sistema de automação residencial.
Esse sistema serve para conectar o controle de todos os equipamentos eletrônicos, por exemplo a iluminação do ambiente, a partir de comandos inteligentes.
Essa é uma aplicação que vem sendo bastante usada, pois facilita as ações dos moradores, torna a vida mais prática e pode aumentar a segurança da residência.