Obras e manutenções no ambiente industrial
As obras do segmento de construção civil e industrial são relevantes para a sociedade. A demanda da população por construir e reformar proporciona oportunidades de empregos neste setor, aumenta o poder de compra e vendas, movimenta a economia e o mercado imobiliário, além de contribuir positivamente para a expansão das cidades.
Desse modo, o trabalho das empresas de obra civis são fundamentais para que os indivíduos tenham uma edificação do jeito que precisam e possam suprir as suas necessidades.
Com isso, a criação de imóveis é pensada para atender demandas diversas e para finalidades comerciais, residenciais, empresariais e industriais. Tais serviços são de responsabilidade das construtoras e incorporadoras.
O segredo para o sucesso no desempenho das empresas está na elaboração de um bom projeto e um planejamento que contemple todas as etapas importantes para a execução dos serviços e obras.
A elaboração destes documentos fica a cargo dos responsáveis pelo trabalho, como arquitetos e engenheiros, que possuem o conhecimento e experiência necessária para cuidar dos detalhes, priorizando a qualidade, segurança dos colaboradores e otimizando o tempo.
Obras na área externa
A parte externa da edificação precisa de uma atenção especial. Afinal, os cuidados ajudam a criar um design de personalidade, mantém a resistência da estrutura e embeleza o ambiente. Nos casos de áreas externas mais reservadas, ainda é possível criar um ambiente que atenda necessidades de conforto, bem-estar e relaxamento.
Já para empreendimentos comerciais a criação de um design personalizado auxilia na identificação da marca, fazendo com que as pessoas reconheçam rapidamente a propriedade ao passear pelo bairro.
A superfície de circulação também é um espaço muito importante, que precisa ter um bom acabamento por questões de segurança.
Assim, utilizar a guia de concreto para calçada preço é um modo de delimitar a divisa da calçada, demarcando as extremidades da via.
Ela pode ser aplicada em meio-fio para ruas, acesso a edifícios e residências, estacionamentos, pátios, calçadas, ciclovias e passeios em geral.
A instalação deste material na área externa cria uma divisão separando a calçada da rua, facilitando o escoamento da água da chuva e serve de bate-roda para os veículos no momento de estacionar, garantindo que não ultrapassem a linha da rua, estacionando os automóveis no espaço dos pedestres ou trazendo riscos aos transeuntes.
Reformas e cuidados no ambiente industrial
Investimentos em pequenas obras para melhorar a eficiência na indústria também se mostram imprescindíveis e fazem parte do escopo dos serviços de construção.
Nesse cenário, as empresas que possuem elevadores para o transporte de pessoas e cargas podem dedicar parte do capital para melhorar este equipamento.
Uma modernização de elevadores consiste em procedimentos de troca que permitem mais conforto e segurança aos usuários.
O processo de modernizar é um modo utilizar recursos tecnológicos, trocando equipamentos que já estão no fim de sua vida útil por uma nova versão, mais moderna.
Mais ainda, é possível realizar processos de manutenção ou trocar peças que estejam apresentando mal funcionamento ou mais desgaste. Com isso, os itens trocados e manutencionados também podem ser otimizados ou substituídos por elementos mais novos e tecnológicos.
Os pontos positivos da modernização são:
- Melhora o fluxo do tráfego;
- Contribui para o conforto e segurança dos usuários;
- Ajuda na economia de energia elétrica;
- Aumenta a acessibilidade;
- Reduz a paralisação por falhas;
- Valoriza o patrimônio;
- Melhora a aparência;
- Diminui os custos de manutenção;
- Traz um controle mais moderno.
Com inúmeros benefícios, pesquisar referências de boas empresas nesta área e com ótimo custo é uma forma de ter os elevadores com alta tecnologia e segurança.
Equipamentos de movimentação
O uso de máquinas e veículos que ajudam a movimentar as cargas e materiais de um ponto a outro é algo muito comum na indústria e na construção.
Este recurso é uma forma de potencializar o setor logístico e dos transportes com qualidade e segurança.
Uma solução para ampliar a eficiência desses processos é investir no aluguel de empilhadeira, de modo a utilizar o equipamento por um preço acessível e pelo tempo necessário.
Esta modalidade de serviço é muito vantajosa para as empresas, já que permite economizar capital, elimina gastos com manutenção, tem facilidade na troca de equipamento em casos de problemas e traz auxílio técnico especializado.
Mais ainda, essa é uma alternativa interessante para as empresas que precisam da máquina para tarefas específicas.
No entanto, dependendo da frequência e necessidade, uma opção é realizar a compra de empilhadeira, pois esse pode ser um excelente investimento, já que o gasto será feito apenas uma vez.
Nesse modelo, o equipamento torna-se um bem da empresa e, assim, os funcionários podem realizar as atividades com qualidade, agilidade e segurança.
Vale destacar que o modelo de aquisição dependerá do orçamento, objetivos do empreendimento e frequência de uso dos equipamentos.
Assim, se a construtura realiza diversas obras e mantém um galpão para o armazenamento dos materiais que serão usados, ter uma empilhadeira no canteiro se torna uma excelente estratégia para a organização e otimização dos serviços.
Manutenções e obras essenciais
Com o passar do tempo, as plantas fabris devem passar por reformas e processos de manutenção.
Nesse cenário, realizar o serviço de inspeção interna em vasos de pressão, uma operação de segurança essencial e que precisa atender as exigências e regras da NR 13 (que corresponde a proteção e segurança dos trabalhadores), pode se tornar necessária.
Na prática, equipamentos como os vasos de pressão são responsáveis por armazenar substâncias de diferentes densidades, auxiliando em diversos processos industriais.
Com isso, os procedimentos de manutenção periódica e de segurança inicial devem ser feitos por técnicos especializados e sob a responsabilidade de um engenheiro industrial.
Do mesmo modo, é preciso ter atenção ao desenvolvimento dos espaços.
Assim, a elaboração de um laudo de ruído externo nbr 10151 é essencial para quantificar o nível de pressão sonora no ambiente de trabalho, garantindo o bem-estar futuro nesses ambientes.
Este procedimento deve ser feito independentemente de reclamações, pois ao ter este laudo é possível avaliar as condições e propor melhorias para tornar o espaço mais harmônico para todos e garantir a liberação de funcionamento do local.