Obra: itens e serviços necessários na construção

Quando andamos pelas cidades além de observarmos as paisagens, as ruas e outros componentes vemos com grande admiração as construções, principalmente, aquelas grandes com inúmeros tipos de equipamentos, grandes guindastes, pessoas indo e vindo constantemente na obra.

Apesar de ser uma bela vista, poucas pessoas entendem o que, realmente, está ali acontecendo, e apesar de parecer bagunçado, há muita organização em todo o processo, afinal, estão seguindo um projeto estrutural, definido, aprovado e também vistoriado por uma série de órgãos reguladores.

Neste sentido, entendemos que uma obra é composta por várias etapas e fases e todas elas são divididas, subdividas e agregadas, de modo que até mesmo os imprevistos são esperados de uma maneira ou de outra.

No presente artigo abordaremos alguns componentes e elementos que podem ser encontrados em uma obra, como produtos comprados em empresas de esquadrias de alumínio e também procedimentos burocráticos diversos.

Ferramentas e equipamentos nas obras

Uma obra é composta de muitas fases e todas elas são importantes, algumas mais, outras menos, mas uma não fica sem a outra.

Dessa maneira, para garantir que uma fase venha depois da outra de maneira completa, única e bastante adequada é preciso a utilização de equipamentos e ferramentas corretas para cada fase.

Para cada tipo de procedimento há uma técnica e uma metodologia, estas essenciais para que nada saia do lugar.

Assim, o modo como se instala uma telha sanduíche preço é diferente de como faz com uma telha de cerâmica, e por conta disso é preciso contar tanto com profissionais qualificados como ferramentas adequadas.

Muitas das ferramentas e máquinas são cara e geram grande ônus nos orçamentos, sendo uma das grandes soluções a locação dos equipamentos. Essa locação permite que as construtoras tenham equipamentos específicos, corretos e de grande qualidade.

São muitos os equipamentos que podem ser locados nessa modalidade, de um andaime de obra que favorece os trabalhos em altura até ferramentas elétricas menores como furadeiras, serracorte entre muitos outros.

Existem algumas vantagens em optar pela locação de máquinas, ferramentas e equipamentos como:

  • Aumento de produtividade;
  • Maior segurança;
  • Pronta entrega;
  • Economia nos recursos da obra.

Portanto, é imprescindível que qualquer obra se utilize de equipamentos e ferramentas compradas ou alugadas, mas sendo esta última indicada par quem precisa de equipamentos específicos por um breve tempo, para que então a ação seja feita com a maior qualidade possível e trazendo reconhecimento do seu cliente quanto a atenção dada para determinado ponto.

Um outro ponto que podemos contemplar aqui é quanto aos profissionais da obra. Alguns precisam ser qualificados em determinadas aplicações, portanto sua contratação pode ser feita por empresa facilities que facilitam esse tipo de contratação, que é terceirizada.

Os laudos técnicos em uma obra

Além de processos operacionais como a colocação de equipamentos, ferramentas e máquinas, uma obra também é composta por uma série de processos burocráticos que permitem que a obra evite ser embargada ou então sofra alguma falha fatal depois de pronta.

Esses processos burocráticos são conhecidos como laudo técnico ou laudo pericial. Assim, podemos definir esses documentos como uma forma de assistência jurídica, e elaborado por profissional certificado e qualificado, que usa dados e métodos científicos para emitir ou não um determinado parecer técnico.

Este parecer se dá por um documento conhecido como Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). O processo de laudo técnico garante que as obras sejam seguras, tanto nos processos, como nas operações como garantir que o balancim de obra tenha todas as recomendações seguidas.

Os documentos conhecidos como laudos técnicos são precisos para uma série de ações relacionadas as construções como a desapropriação de determinado local, inventário, avaliação dos aluguéis, entre muitos outros componentes e elementos.

Os laudos técnicos também são solicitados para a contratação de seguros residenciais, para que a apólice seja garantida, e verifica se tudo está de acordo com todas as normas técnicas e as legislações relacionadas.

Abaixo falaremos de dois tipos de laudos que são usados, o laudo estrutural ou o laudo de reforma. O laudo de reforma atesta a viabilidade da construção, bem como a identificação de laudos mais específicos.

Já o laudo estrutural se refere a análise de toda a estrutura da edificação sendo solicitado quando algum problema acontece como o aparecimento de trincas. Portanto, uma obra é composta por variados aspectos que se unem para garantir o sucesso do projeto.