O que é concreto armado?
Hoje em dia é muito comum a utilização de diversos tipos de concreto nas mais variadas construções, sendo que dentre os tipos de concreto, o que mais se destaca é o concreto armado.
O concreto armado é o tipo de concreto que dispõe em sua composição de amarrações constituídas de barras de aço.
Pode-se dizer que esse tipo de concreto é o mais comum em diversos tipos de construção, pois possui fácil acesso e também é fácil de ser aplicado.
Mesmo o concreto armado não sendo o único tipo, é o mais utilizado, devido ao fato de que foi necessário agrupar a resistência à compressão e durabilidade da pedra com as especificações do aço.
Esse agrupamento resulta em um material capaz de assumir qualquer formato, de maneira rápida e prática, além de também proteger o material contra a corrosão.
Características do concreto armado
O concreto armado, nada mais é do que o resultado da mistura de cimento, água, areia e brita, que são unidos à armação de aço.
O projeto para as estruturas de concreto armado devem ser feitos por engenheiros especialista nesse campo, também chamados de calculistas.
Nesse processo de elaboração do projeto, os calculistas precisam determinar as características que o concreto precisa ter, como sua resistência, a bitola do aço, os espaço necessário entre as barras de aço, a dimensão das peças que irão compor todo o projeto (lajes, blocos, pilares, vigas, sapatas, fundação, entre outros).
Para um bom projeto desse tipo de concreto, é necessário levar em conta todos os aspectos variáveis existentes.
Por exemplo, quando se utiliza um concreto de resistência maior, é possível diminuir o tamanho das peças, levando a uma redução do volume do concreto, da quantidade de mão de obra necessária, o tempo de desforma, entre outros pontos.
Quais as vantagens de se optar pelo concreto armado?
Existem alguns benefícios de se optar pelo concreto armado, além da praticidade e velocidade de aplicação. Confira a seguir alguns deles:
- Aderência do concreto com a armação de aço, gerando uma grande resistência;
- Os coeficientes de dilatação tanto do concreto, quanto da armação de aço são equivalentes;
- A armação de aço é protegida pelo concreto, fazendo com que este não sofra com as ações do clima, como a corrosão;
- Baixo custo de manutenção;
- Boa resistência.
Como é feita a aplicação do concreto armado?
O concreto armado é muito utilizado como componente estrutural na construção civil, em edificações, estações de tratamento de água, obras de saneamento, barragens, sistemas de esgoto, usinas hidrelétricas, prédios, viadutos, pontes, etc.
Para um bom desempenho desse concreto em questão, não basta somente fazer a combinação dos dois componentes (concreto e aço), é necessário que haja uma aderência entre ambos, isto é, a resistência às tensões deve ser um trabalho realizado de modo conjunto.