O que devo observar antes de alugar um flat?

O sonho da casa própria sempre esteve presente na cabeça dos brasileiros. Por décadas, nós escutamos comerciais da televisão falando sobre a realização de ter nosso próprio cantinho no mundo, mas as coisas mudaram.

Com a crise econômica, está cada vez mais difícil juntar capital suficiente para comprar uma residência, mesmo que ela esteja mal localizada ou em péssimas condições.

E não corra o risco de ficar extremamente surpreso(a), olhando os preços de apartamento novos em lugares nobres da cidade.

A não ser que você tenha um bom dinheiro guardado, vai ser difícil comprar um apartamento no meio da Avenida Paulista, por exemplo.

Por causa destas condições econômicas e outras, até mesmo possivelmente a escolha de se mudar para uma cidade grande como São Paulo.

Seja melhor forma de se conseguir uma vida melhor, as pessoas encontram a alternativa de apartamentos para alugar como uma ótima opção.

Por que alugar um apartamento?

Ao alugar um apartamento, você pode até perder algumas oportunidades de negócio no futuro e certa estabilidade, porém é difícil contestar a liberdade e facilidade de se lidar com a vida quando se aluga um apartamento.

É claro que isso tudo depende da escolha de qual apartamento alugar e como interagir com seus vizinhos e locatário.

Uma das coisas mais importantes para se considerar quando se vai procurar um flat para alugar SP, é pensar na localização em que o apartamento se encontra.

E, principalmente, todos os estabelecimentos, comércios e serviços que se encontram em sua proximidade. Exemplos que são pontos positivos, quando o assunto é localização, são:

  • Transporte Público – São Paulo é uma cidade grande e um veículo particular pode não ser a melhor escolha para certas atividades. Portanto, alugar um flat que se encontra próximo de um ponto de ônibus ou uma estação de metrô, pode facilitar muito sua vida;
  • Ciclovias – Caso exista o interesse de se locomover de forma mais barata e mais saudável e, coincidentemente, seu destino for próximo de onde você mora, é possível juntar o útil ao agradável e se locomover pela cidade em duas rodas, utilizando a bicicleta;
  • Proximidade ao local de trabalho ou estudo – Quando se é preciso ir para algum lugar todos os dias, os custos com passagens ou combustível podem se acumular rapidamente. E como viver na cidade não é barato, é melhor guardar o máximo de dinheiro possível para a sua dieta e o teto que te protege do frio a noite;
  • Farmácia e Hospital – Nunca se sabe, como diz o ditado: “é melhor prevenir do que remediar”, literalmente;
  • Mercado, padaria e feira de rua – Além do aluguel, a outra forma gastar a maior parte do seu dinheiro, vai ser em compras. E não no tipo de compras divertidas – de roupas e presentes – mas sim, em compras de suprimentos para sua sobrevivência, como a alimentação;
  • Segurança – Infelizmente os centros urbanos podem ser perigosos e, mesmo com a queda da criminalidade, muitos bairros se encontram repetidamente em noticiários, sobre crimes cometidos na região, portanto é um ponto a considerar.

O que envolve o aluguel de um flat?

Ao alugar um apartamento, você obviamente se responsabiliza com o locatário por meio de um contrato legal. Alugar um apartamento não é um processo complicado.

Existem empresas e pessoas que trabalham com isso, como corretores, na procura de apartamentos para pessoas e locatários para proprietários de imóveis.

Estes profissionais disponibilizam apartamentos para alugar de diversas formas, a fim de atender as necessidades do proprietário e locatário.

Porém, realizar esta tarefa não é tão simples, quanto decidir se é necessário instalar uma tela anti pássaro nas janelas, pois existem cuidados que devem ser tomados ao alugar um apartamento, com o auxílio de terceiros.

Nós sabemos que estas pessoas, no final do dia, não estão realmente interessadas em te oferecer o melhor apartamento para você morar.

É um exagero, mas se no final do mês isso significar lucro para elas, estas pessoas podem chegar ao ponto de te vender um apartamento, que foi construído sem consultar empresas de extintores e protocolos de segurança, por exemplo.

Claro que raramente isso acontecerá. Por isso, é sempre bom checar as garantias de segurança e os extintores no andar do seu novo apartamento. Além de outros itens de segurança.