O aluguel de ferramentas e a gestão de resíduos
A realização de uma obra na construção civil é um processo que envolve uma série de etapas que vão desde a elaboração do projeto até o momento da limpeza dos resíduos.
Estes procedimentos fazem parte de um cronograma de planejamento dos gestores da obra, e demandam, cada um deles, estratégias e métodos que os tornem eficientes e bem executados.
Em primeiro lugar, um arquiteto ou engenheiro, devidamente capacitados e registrados no Conselho que regula as profissões para elaboração de um pré-projeto e de projetos complementares, que envolvem as redes hidráulica, elétrica, hidrosanitárias, entre outras.
As etapas que se seguem são de elaboração do orçamento previsto para a obra, bem como do planejamento desta.
Daí se segue o início da obra, com alguns ajustes preliminares, por exemplo, a organização do canteiro de obras, a terraplanagem do terreno, e a determinação dos eixos das fundações.
É realizada então a construção das estruturas e das superestruturas, das paredes, dos telhados e forros, das instalações elétricas, sanitárias, seguida dos acabamentos e ajustes necessários na estrutura, da colocação da esquadria (portas e janelas), aplicação de pintura, das louças e metais.
Ao fim, será realizada a gestão da limpeza dos resíduos provenientes de todos esses processos.
A seguir falaremos um pouco mais sobre dois momentos importantes do processo, que compreendem o Aluguel de maquinas e ferramentas para execução das tarefas, bem como do momento final de eliminação dos resíduos.
A locação de máquinas e ferramentas para uma obra
A realização de um projeto de construção civil requer o emprego de vários de maquinários, equipamentos e ferramentas que produzem, cada um, resultados próprios nos processos em que estão envolvidos.
Muitas vezes, a aquisição desses elementos não é viável financeiramente, uma vez que, além do valor de compra, o adquirente precisa custear a documentação, assim como a manutenção periódica de segurança que esses equipamentos exigem; há ainda, o custo da logística de transporte e armazenamento.
Pensando nisso, muitas empresas oferecem a opção de Aluguel de ferramentas e de máquinas, deixando sob sua responsabilidade os custos de manutenção, limpeza e estocagem.
Ainda há a vantagem do locatário em escolher entre uma variedade de produtos que contam com avanços tecnológicos e estão alinhados às necessidades específicas da etapa da construção em que são empregados.
É possível realizar o aluguel de vários equipamentos, como por exemplo:
- Locação de empilhadeira
- Locação de empilhadeira manual;
- Locação de betoneira;
- Locação de andaimes;
- Locação de instrumentos de perfuração;
- Locação de instrumentos de solda, etc.
A correta eliminação dos resíduos provenientes de uma obra
A construção civil, ao longo de todas as suas etapas de construção gera resíduos que se acumulam nos canteiros: gesso, acabamentos, concreto, tijolos, pedras, metais, entre outros, precisam ter um destino correto ao finalizar as obras.
Essa é uma exigência legal, e é regulamentada por normas específicas da administração dos municípios, sendo responsabilidade conjunta do poder público e dos particulares responsáveis pelas construções.
Para estar em dia com essa necessidade, é possível que o construtor realize o Aluguel de caçambas em empresas especializadas, de acordo com a demanda e o volume de resíduos produzidos.
No caso de valores abaixo dos 50 kg de entulhos produzidos por dia, é possível fazer a coleta domiciliar, através dos serviços oferecidos em um Disk entulho.
Portanto, planejar uma obra requer a observância de uma série de etapas, e a realização eficiente destas garante maior qualidade no serviço, além de um custo-benefício maior.