![](https://www.casadaqualidade.com.br/wp-content/uploads/2018/09/porta-automatica.jpg)
Conheça os motores automáticos de portas
Muito utilizado em prédios e condomínios, especialmente, devido à crescente onda de violência, o portão automático também tem sido utilizado em casas.
Além de todas as questões de segurança, o uso do portão automático causa muito mais conforto e comodidade, poupando seu tempo em descer do carro, sem correr o risco de invasão da residência e também assaltos.
Ainda, os portões manuais costumam ser muito pesados. Enquanto que com o portão automático basta acionar um botão no controle remoto, não tendo necessidade de descer do veículo.
Ademais, o mecanismo garante o controle de acesso, uma vez que apenas quem tiver o controle consegue entrar na residência ou edifício.
Mas, para que tudo funcione corretamente, você precisa escolher o motor ideal para o portão que você quer instalar, pois é o motor que fará com que seu portão faça o ciclo de abertura e fechamento da maneira correta.
Assim, você precisa considerar a potência do motor para portão automático de acordo com o tipo de abertura, peso desse portão, a média de fechamento e abertura, sendo compatível com o uso de uma residência ou condomínio.
Outro fator que não pode ser esquecido, é a agilidade do motor desse portão, pois se for lento pode facilitar assaltos e ainda formar filas.
E caso haja uso maior do que a capacidade, o equipamento terá sua vida útil reduzida e você muitas dores de cabeça e gastos com reparação.
Portões e seus modelos
Os portões basculantes, muito utilizados em portão de garagem, precisam utilizar motores mais pesados, devido à elevação do portão durante a passagem de veículos e pessoas.
Assim, esse motor necessita ser mais resistente e durável, para evitar que carros e pessoas sejam atingidas pelo equipamento.
Dessa maneira, o ideal é optar por um motor que tenha o máximo de potência, uma vez que ele precisará de resistência para abrir e fechar durante todo o dia.
Já o portão deslizante, utilizado em casas, não vai precisar de um motor automático tão potente, uma vez que terá pouca utilização e não necessitará fazer tanta força.
No entanto, esses modelos que ficam em ambientes abertos, precisam ter motores resistentes a chuva, para que assim, não enferrujem, comprometendo o bom funcionamento e vida útil do equipamento ao longo dos anos.
No caso da escolha ideal de motor para portão industrial, é necessário levar em consideração que ele precisa ser resistente e aguentar muito peso, e um ciclo de abertura e fechamento por hora, assim, não terá sua durabilidade reduzida.
Mas se o seu portão é o estilo pivotante, saiba que o motor precisa ser ao mesmo tempo resistente e delicado com o contato ao solo, evitando travamentos.
Esse modelo requer bastante cuidado, pois, o travamento de apenas um dos motores, impossibilita a abertura deste.
Esse tipo também precisa ser resistente à chuva para que não estrague e comprometa o funcionamento do equipamento.
Já quem tem comércio, pode contar com a facilidade do motor para porta de enrolar, pois antigamente o trabalho de abrir e fechar desse modelo de porta era feito de forma totalmente manual, utilizando força física.
O problema é que essas portas são bem pesadas, por isso o uso de motor veio para revolucionar o segmento.
Dessa maneira, para você escolher o modelo ideal de motor para porta de aço é necessário levar em consideração o tamanho e peso dessa porta.
Como saber a potência do motor?
Talvez você não saiba, mas os motores de portão são medidos em HP, ou seja, em cavalos. Essas medidas, geralmente, dividem-se em 4. A mais potente é a 1/2 HP, podendo aguentar até 700 kg de peso do portão.
Em seguida vem a de 1/3 HP, aguentando até 500 kg. Já portões que não precisam de muita força, podem utilizar motores de 1/4 ou 1/5 HP, que suportam 400 kg e 300 kg, respectivamente.
Manutenção
Para que o motor tenha o desempenho correto, algumas iniciativas podem ajudar. São elas:
- Realizar lubrificação das engrenagens;
- Verificar se a abertura e fechamento estão no tempo normal;
- Averiguar se há algum barulho;
- Manter os trilhos do portão sempre limpos.
Assim, ao verificar qualquer anormalidade, uma equipe especializada deve ser chamada para evitar mais transtornos. Agora que você já sabe tudo sobre motores de portão, basta escolher o que melhor se adequa ao seu uso.