Dicas para montar a cozinha dos sonhos
Renovar sua cozinha não é uma tarefa fácil. Mas, realizar um sonho vai além de qualquer esforço físico.
Você deve ficar atento aos detalhes, são eles que separam grandes obras das melhores construções, não é só pensar em luxo e sofisticação, mas sim em praticidade e elegância.
O primeiro passo é o planejamento. Neste caso, é válido contratar um arquiteto, que fará um layout profissional para sua cozinha planejada.
Um benefício desse tipo de contratação é que o profissional já tem contato com empresas de referência para a execução do projeto.
Projetando a cozinha dos sonhos
O primeiro detalhe para levar em consideração no projeto é incidência solar da sua região, garantindo assim maior economia de energia elétrica e a claridade natural, ressaltando o ambiente.
A luz é o fator essencial quando falamos de trabalho, pois é na cozinha que a mágica acontece. Investir em iluminação é diminuir o esforço físico da sua visão, afinal não podemos mostrar nossos dotes culinários no escuro.
Uma dica bacana é pensar nas sancas de gesso com spots de LED embutida, elas são pequenos detalhes que adicionam sofisticação e modernidade ao seu ambiente.
Você também pode usar pendentes que combinem com os móveis de sua cozinha. Para isso, escolha um que, além de iluminar bem, contribui para um ambiente mais moderno e agradável.
A fita de LED é uma boa opção para os móveis, geralmente situada no interior da mobília. De maneira geral, evita o acionamento do interruptor geral para pegarmos um simples copo no meio da noite, por exemplo.
A maior parte do orçamento destinado à reforma será dedicado aos seus gabinetes, o que faz todo o sentido. Afinal, é onde a ficam a maioria dos utensílios domésticos.
Não hesite em adquirir bons móveis planejados para cozinha, eles maximizam o espaço do ambiente.
Uma dica simples é começar o acabamento pelos móveis com medidas e outras informações, isso porque geralmente levam um tempo para serem concluídos.
Questione seu próprio projeto para chegar a um consenso, leve em consideração as cores e materiais de seus móveis, como também a quantidade de utensílios necessários, piso, o tipo e outros detalhes do ambiente.
Algumas dicas para móveis planejados
A primeira lei da cozinha é não usar portas na parte de baixo dos seus armários, porque para pegar os objetos é necessário abaixar. Portanto, recomendam-se a utilização de gavetas.
Na parte superior, as medidas e proporções são mais importantes que acessórios. A profundidade perfeita da bancada é 80 cm.
No Brasil, se trabalha com 60 cm, o que faz com que sua cabeça fique muito próxima ao armário.
Para resumir, quanto mais distante você estiver, mais baixo poderá colocar o armário e melhor aproveitará o utensílio.
Aproveite melhor os espaços vagos, como o vão entre a bancada de cozinha inferior e superior. Não encha com itens desnecessários, porque é o espaço de mais acesso para quem está cozinhando.
E os revestimentos?
Muitas opções de revestimentos em pouco tempo para escolha. Mais uma vez, um designer de interiores pode ser o melhor profissional para te auxiliar nessa hora de indecisão.
Entre os itens de acabamento, a madeira tem uma grande vantagem, principalmente quando comparada com outros materiais. Ela aquece, traz aconchego e um clima mais gostoso para os ambientes.
Porém, é preciso tomar cuidado, pois com o passar do tempo, ela pode umedecer e apodrecer ou mudar de cor conforme a má manutenção.
O mármore e o granito são os artigos preferidos para a construção de bancadas, sua baixa porosidade faz com que a limpeza seja prática e rápida.
Se optar, por exemplo, por uma bancada de marmore saiba que é um material duradouro para sua cozinha.
O vidro é uma boa opção para você que quer dar um ar futurístico para seu ambiente. De modo geral, ele não muda suas características, tanto no frio quanto no calor, e não desbota como a maioria dos materiais.
É uma boa escolha para separar a cozinha da sala de jantar, já que não impede a entrada de luz e ainda agrega mais requinte ao seu cômodo.
Por fim, na hora de escolher seu eletrodoméstico não leve em consideração apenas o material e o tamanho, opte por aparelhos inteligentes.
Lembre-se de que a cozinha é um dos cômodos onde mais se consome energia, o uso de eletrodomésticos inteligentes pode gerar uma economia de até 20% ao mês.
As pessoas hesitam em incorporar aparelhos engenhosos na cozinha em razão do custo de manutenção das máquinas que utilizam componentes caros.
Portanto, quando for escolher, se informe do tempo de garantia e escolha aparelhos que têm a manutenção baixa ou quase nula, o conserto geladeira Brastemp frost free raramente é contratado, por exemplo.